Todos os Cursos

Cursos

Mais de 1000 cursos e mais de 30000 alunos

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
O curso de Pós-graduação em Ciências da Religião, tem como principal objetivo instrumentalizar o pós-graduando à atividade docente do Ensino Religioso a partir de bases críticas e reflexivas, isentas de preconceitos e prontas a valorizar os saberes éticos e morais oriundos do texto bíblico, mas sem desrespeitar outros livros sagrados; despertar no pós-graduando um olhar crítico capaz de instrumentalizá-lo a realizar estudos comparados entre os livros da Bíblia; fornecer subsídios ao pós-graduando para que ele seja capaz de entender, ao menos minimamente, os eixos doutrinários e dogmáticos de alguns dos principais livros sagrados do ocidente e do oriente.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Ciências da Religião destina-se a pessoas com curso superior completo que atuem ou pretendam atuar como docentes de Ensino Religioso em escolas públicas ou privadas; profissionais ligados a igrejas, cúrias, secretarias de ensino ou entidades ligadas ao ensino de religião ou que precisem construir uma visão panorâmica a respeito do saber religioso; jornalistas, historiadores ou pesquisadores que tenham nos livros sagrados seus objetos de investigação.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Noções de Direitos Humanos e Associação desses Direitos as Religiões 50 h 08 Exegese e Hermenêutica Bíblica 50 h 09 O Velho Testamento  50 h 10 O Novo Testamento 50 h 11 Fundamentos de Ética, Moral e Ética Cristão 50 h 12 Os livros Sagrados – Mahabharata, Tanach, Alcorão, Vedas, Tanakh, Talmude, Kabballah, Codificação Espírita de Allan Kardec 50 h     13 As Religiões no Brasil 50 h 14 Sincretismo e Pluralidade Religiosa 50 h 15 Ensino Religioso 40 h 16 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40 h   Carga Horária Total 720 h
Ver mais
CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR
Descrição O curso depós-graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar, aborda estratégias para uma formação multiprofissional com habilidades e competências para atuar nas funções técnico-pedagógicas de administração, supervisão e inspeção escolar visando uma capacitação profissional para atuar no planejamento escolar e também fora do âmbito da escola, ou seja, em secretarias de educação.   Tem como objetivo diagnosticar problemas, programar e realizar atividades centradas nas inovações das práticas escolares, promovendo a qualidade das atividades curriculares. Compreender a importância de se organizar e aplicar processos de avaliação acerca da formação profissional no que tange o desenvolvimento do currículo e a qualidade das práticas educacionais. Perceber a necessidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas de gestão, planejamento, orientação e supervisão educacional.   Público Alvo O curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar destina-se a graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse no planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das atividades pedagógicas em instituições de ensino, empresas, corporações públicas ou privadas das diversas áreas do conhecimento e segmento de mercado.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 O Papel do Padagogo na Supervisão Escolar 80 h 02 Relação Interpessoal, Motivação e Ética na Liderança Escolar 80 h 03 Planejamentos e Aplicações Organizadas na Administração Escolar 80 h 04 Legislação Escolar 80 h 05 Coordenação Pedagógica: Paradigmas, Conhecimento e Desenvolvimento na Gestão           70 h     06 Ações e Projetos na Supervisão Escolar 70 h 07 Docência Do Ensino Superior 70 h 08 Metodologia Científica 70 h 09 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40 h   Carga Horária Total 640 h
Ver mais
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR
HISTÓRIA DO BRASIL
O curso de pós-graduação em História do Brasil, propõe uma reflexão sobre a história nacional, que tem como característica a construção de uma narrativa que enfatiza a dimensão cultural da experiência humana, não se restringindo somente à macro-história política e econômica ou a análise historiográfica das grandes estruturas.   Público Alvo O curso de pós-graduação em História do Brasil destina-se a graduados com licenciatura plena nas diferentes áreas do conhecimento, professores graduados em História, Geografia, Ciências Sociais, Pedagogia, com licenciatura plena nessas áreas. Além de bacharéis na grande área das Ciências Humanas, tais como Direito, Serviço Social, Economia, e demais profissionais com interesse em desenvolver pesquisa e conhecimentos mais aprofundados sobre a História do Brasil.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 História da República 80 h 02 Ideia de Império e a Fundação da Monarquia Constitucional no Brasil                                                                80 h     03 Apontamento para Pensar o Ensino de História Hoje 80 h 04 Período da Ditadura Militar 80 h 05 Tópicos Contemporâneos da História do Brasil 80 h 06 Docência do Ensino Superior 60 h 07 Metodologia Científica 60 h 08 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 60 h   Carga Horária Total 580 h
Ver mais
HISTÓRIA DO BRASIL
HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA
O curso de pós-graduação em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira, tem como objetivo proporcionar a formação continuada e aprofundamento teórico-metodológicos gerais e específicos na área educacional e da pesquisa científica, visando atualizar a formação e prática profissional. Além de compreender o papel da diversidade cultural no processo de desenvolvimento da sociedade brasileira, e atender à recomendação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e também conceder a formação crítica e criativa do aluno, ressaltando a cultura indígena e afro-brasileira, assim como sua importância como patrimônio histórico e cultural.   Público Alvo A pós-graduação em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira destina-se a graduados que atuam na Educação Básica nas seguintes áreas: Pedagogia, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Letras, Artes, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas.E ainda, graduados em outras áreas, tais como: aqueles que atuam em instituições Cooperativadas, Associativas, Sindicais, do Movimento Social ou Organizações não Governamentais.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Arqueologia Indígena 80 h 02 Arte Indígena e a Arte Afro-Brasileira 80 h 03 Bases Sócio Afrodescendentes 80 h 04 05 06 07 08 Cultura e Identidades Resistência Negra no Brasil Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso 80 h 80 h 60 h 60 h 60 h     Carga Horária Total 580 h  
Ver mais
HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA
DIREITO EDUCACIONAL E TRABALHISTA EDUCACIONAL
O curso de pós graduação em Direito Educacional e Trabalhista Educacional, tem como objetivo capacitar o aluno ao exercício eficiente e seguro das atividades jurídicas, administrativas, pedagógicas e de planejamento na área da educação; despertar no aluno a consciência da complexidade legislativa relativa aos ensinos médio e superior no Brasil, com ênfase no Ensino Superior; apresentar ao aluno um panorama histórico da legislação educacional brasileira, suas características políticas e ideológicas e os reflexos dessas características na qualidade da educação Nacional.   Campo de Atuação O profissional com esta habilitação poderá atuar em diversos segmentos ligados à educação e à gestão educacional, particularmente em áreas como planejamento escolar, administração escolar, supervisão, advocacia consultiva e contenciosa educacional (para os que forem advogados inscritos na OAB).   Público Alvo O curso de pós graduação em Direito Educacional e Trabalhista Educacional destina-se a advogados, Administradores, Professores das redes públicas e privadas de ensino, pessoal técnico de secretarias de ensino, dirigentes de escola, supervisores, orientadores, inspetores de ensino e demais profissionais que atuem ou pretendam atuar diretamente com gestão escolar.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Teoria Geral do Estado 40 h 02 Direito Constitucional 40 h 03 Fundamentos de Direito do Trabalho 40 h 04 Direito do Trabalho Aplicado às Instituições Privadas de Ensino 40 h 05 A Legislação Trabalhista Específica e os Dissídios Coletivos 40 h 06 A História das LDBs Brasileiras 40 h 07 A Lei Darcy Ribeiro (atual LDBen) 40 h 08 O Ensino Médio, os CEEs e Legislação de Autorização de Escolas de Ensino Médio                                 40 h     09 A Legislação do Ensino Superior I 40 h 10 A Legislação do Ensino Superior II 40h 11 Legislação da Pós-Graduação Latu Sensu 40 h 12  Legislação da Pós-Graduação Stricto Sensu 40 h 13 Docência do Ensino Superior 40 h 14 Metodologia Científica 40 h 15 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 20 h   Carga Horária Total 580 h
Ver mais
DIREITO EDUCACIONAL E TRABALHISTA EDUCACIONAL
INSPEÇÃO ESCOLAR
O curso de Pós-graduação em Inspeção Escolar, tem como objetivo proporcionar aos profissionais uma reflexão sobre os principais desafios que cercam a inspeção escolar, bem como apresentar elementos que permitam a compreensão da organização e do funcionamento dos sistemas de ensino de uma forma mais abrangente.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Inspeção Escolar, destina-sepedagogos e demais profissionais de nível superior interessados em conhecimentos relativos à Inspeção Escolar.Além de profissionais licenciados na área da educação que desejam abrir um leque em sua carreira profissional.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Assédio nas Instituições de Ensino   60 h 08 Avaliação Escolar e as Concepções Pedagógicas de Ensino  60 h 09 Comunicação Humana e Marketing Pessoal 60 h 10 Introdução à Inspeção Escolar          60 h 11 Competências e Atribuições da Inspeção Escolar       60 h 12 O Inspetor Escolar: Orientador no Ensino e no Combate à Indisciplina Escolar              60 h     13 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 580 h
Ver mais
INSPEÇÃO ESCOLAR
INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL
O curso de pós-graduação em Instrumentalidade do Serviço Social, tem como objetivo levar os profissionais a conhecerem as técnicas, os instrumentos de trabalho e as várias instâncias em que podem atuar. Afim de atender as demandas sociais (setor público, âmbito jurídico, terceiro setor, iniciativa privada), unindo conhecimento, ação, teoria e prática para ser crítico e buscar a transformação da realidade social. Além de conhecer as políticas públicas de saúde, educação, habitação e os programas de transferência de renda com foco na gestão e elaboração de projetos sociais.   Público Alvo A pós-graduação em Instrumentalidade do Serviço Social destina-se a Assistentes Sociais e demais profissionais com formação em nível superior.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 A Política Social Brasileira - Programas de Transferências de Renda 60 h 08 As Dimensões Profissionais do Serviço Social 60 h 09 Introdução do Sistema Único de Assistência Social 60 h 10 O Serviço Social na Iniciativa Privada e no Terceiro Setor 60 h 11 O Serviço Social no Contexto Sócio Jurídico 60 h 12 Práticas de Gestão em Serviços Sociais 60 h 13 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 640 h
Ver mais
INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA APLICADA AO ENSINO
O curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Aplicada ao Ensino, têm como objetivo propi­ciar ao aluno a Literatura com encantamento, com prazer, explorando o sentido e o signifi­cado de cada palavra, de cada verso, de cada estrofe, de cada poema, por meio do lúdico; e qualificar professores para trabalhar a língua portugue­sa aos falantes dessa língua, na concepção de que um efetivo aprendizado consiste em habilitar as pessoas a falarem, lerem e escreverem de modo eficiente, utilizando com desembara­ço e prazer seu bem pessoal mais íntimo: a língua; Oferecer subsídios ao processo de formação do professor que atua no Ensino.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Aplicada ao Ensino destina-se a profissionais graduados em Letras, Pedagogia ou em áreas relacionadas e que queiram expandir seus conhecimentos na área.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 As diretrizes do ensino de língua portuguesa educação básica 60 h 08 Lúdico e o Ensino de Literatura na Educação Básica 60 h 09 10 11 12 13     Concordância e regência da Língua Portuguesa Gêneros Textuais da Literatura Brasileira Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total   60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 640 h  
Ver mais
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA APLICADA AO ENSINO
LINGUÍSTICA APLICADA
O curso de Pós-graduação em Linguística Aplicada, tem como objetivo desenvolver competências necessárias ao domínio de interpretação e produção de textos com linguagem organizada, coerente e persuasiva. Propiciando o conhecimento conceitual e histórico do pensamento linguístico, especialmente no que se refere ao letramento e ao ensino de Língua Portuguesa na educação básica. O curso promove conhecimento abrangente e específico dos estudos relacionados à Linguística.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Graduados em Letras, Pedagogia, Comunicação Social e demais interessados no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à Linguística e ao ensino na educação básica. Servidores públicos e profissionais de áreas afins que atuem com a interpretação e produção de texto com exigência de conhecimentos linguísticos.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 08 09 10 11 12 13 14 Alfabetização e Letramento Linguística Análise do Discurso Teorias da Aprendizagem Morfologia Literatura e Interação: A Produção de Sentidos na Sala de Aula Cognição, Afetividade e Linguagem Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h   Carga Horária Total 700 h
Ver mais
LINGUÍSTICA APLICADA
LUDOTERAPIA E EDUCAÇÃO
O curso de Pós-graduação em Ludoterapia e Educação, tem como objetivo preparar o profissional para lidar com várias situações e as práticas dentro do ambiente escolar, social de modo a promover a integração dos esforços entre sociedade, família e ambiente educacional. Além disso, oferecer uma visão global sobre os processos e as políticas públicas de inclusão escolar, comunicação alternativa e suplementar, com vistas à inclusão do sujeito em seu regime de convivência. Entender as práticas lúdicas como processo de aprendizado e desenvolvimento.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Ludoterapia e Educação, destina-se aos professores universitários, graduados nos courses de bacharelado e licenciaturas das áreas de educação e da saúde: pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, professores de diferentes campos do conhecimento.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Legislação Brasileira: Necessidades Especiais 40 h 08 Fundamentos de Psicologia 40 h 09 10 11 12 13 14 15 16 17 Desenvolvimento Cognitivo: Aprendizagem e Comportamento Contribuição da Neurociência no Processo de Inclusão Ludoterapia: Fundamentos Históricos Ludoterapia Comportamental Ludoterapia Individual e em Grupo Tecnologia Assistiva Multiculturalismo e Educação Aspectos Práticos: Estudos de Caso Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total 40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 40h 40 h 680 h  
Ver mais
LUDOTERAPIA E EDUCAÇÃO