Todos os Cursos

Cursos

Mais de 1000 cursos e mais de 30000 alunos

ADMINISTRAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR
Descrição A pós-graduação em Administração e Inspeção Escolar, tem como objetivo especializar profissionais com capacidade técnica, política e ética para atuar em escolas, tendo como referências as particularidades desse campo de atuação e as atuais tendências educacionais.Após concluir a pós graduação em Administração e Inspeção Escolar, o formando torna-se um especialista para atuar como gestor nos espaços educativos, como: Direção, Vice-Direção, Coordenação Pedagógica, Inspeção Escolar  e demais funções relacionadas à gestão escolar em escolas, em equipes técnicas de Secretarias de Educação e em consultorias no campo educacional.   Público Alvo A pós-graduação em Administração e Inspeção Escolar destina-se aos profissionais da educação que atuam ou desejam atuar como supervisores, coordenadores, diretores, professores e orientadores.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 O Inspetor Escolar: Orientador no Ensino e no Combate à Indisciplina Escolar                                              80 h     08 Políticas Públicas Educacionais 80 h 09 A Administração Escolar no Trabalho da Construção da Escola Ideal 80 h 10 Relação Interpessoal e Ética na Gestão Educacional 80 h 11 Direito Educacional Leis e Diretrizes na Educação Brasileira 60 h 12 O Conceito, Sistema e a Trajetória da Inspeção Escolar 60 h 13 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 720 h
Ver mais
ADMINISTRAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
O curso de Pós-Graduação em Administração Escolar e Orientação Educacional, tem como objetivo prover a capacitação profissional transdisciplinar nas coordenações pedagógicas dos espaços escolares e resgatar o aspecto múltiplo do gestor escolar para uma escola múltipla e democrática, promovendo-se, neste sentido, estudos e pesquisas que preocupem com as implicações pedagógicas em todos os seus âmbitos.   Público Alvo O curso de Pós-Graduação em Administração Escolar e Orientação Educacional destina-se a graduados em Pedagogia e profissionais licenciados na educação que tenham interesse em atuar na educação básica e aprofundar seus conhecimentos nas áreas de gestão, planejamento, orientação e supervisão educacional.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Administração e Gestão de Recourses Humanos 40 h 08 Administração e Planejamento Escolar 40 h 09 Educação e Diversidade 40 h 10 Legislação e Práticas da Orientação Escolar 40 h 11 Liderança e Gestão Participativa 40 h 12 Neurociência e Aprendizagem 40 h 13 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h Carga Horária Total 520 h  
Ver mais
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Descrição O curso de Pós-Graduação em AEE - Atendimento Educacional Especializado, abordará criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto do atendimento educacional especializado visando a melhoria nos processos de diagnóstico e no seu atendimento. O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.   Geral Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.   Específicos -Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. -Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.   Público Alvo O curso de Pós-Graduação em AEE - Atendimento Educacional Especializado, destina-se a profissionais com formação superior na área educacional e demais campos do conhecimento que tenham interesse em atuar como docente em curso de educação à distância, que tenham interesse em ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre a educação a distância.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Legislação e Políticas de Inclusão 60 h 08 Deficiência Auditiva e Visual 60 h 09 Deficiência Motora e AEE 60 h 10 Comunicação Alternativa ou Aumentativa 60 h 11 TGD - Transtornos Globais de Desenvolvimento 60 h 12 Tecnologias Assistivas 60 h 13 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h Carga Horária Total 640 h
Ver mais
AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
O curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento, abordará criticamente a reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento, definir alfabetização e letramento, suas diferenciações e complementaridades, trabalhar a questão da importância de se alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Abordar as diversas metodologias para a facilitação e aquisição prazerosa da leitura e da escrita por parte dos docentes. O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais acerca da aquisição da leitura e da escrita. Capacitar os profissionais para aplicarem na sala de aula a didática e as metodologias que favoreçam uma alfabetização/letramento prazerosos.     Geral  Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita.   Específicos  a) Refletir criticamente sobre a educação no contexto sociocultural brasileiro visando práticas de leitura e da escrita dentro dos diversos contextos sociais. b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos buscando favorecer situações contextualizadas para as práticas de leitura e escrita.   Público Alvo O curso é dirigido a pedagogos, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, professores das redes oficiais de ensino público e privado que queiram ampliar sua formação tendo como foco os processos de alfabetização. Também voltado aos demais profissionais da educação.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Psicologia da Personalidade Infantil 60 h 08 Psicologia da Aprendizagem 60 h 09 Alfabetização e Letramento: Conteúdos e Métodos  60 h 10 Dificuldade na Aprendizagem na Alfabetização e Letramento 60 h 11 Psicogênese da escrita 60 h 12 Literatura Infantil 60 h 13 Literatura Infantil na Alfabetização e Letramento 60 h 14 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 700 h
Ver mais
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS
O curso de pós-graduação em Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais, tem como objetivo oferecer técnicas que proporcionam ao profissional competências, como: a articulação e os conhecimentos matemáticos fundamentais para a didática na educação infantil e nos anos iniciais.   Público Alvo A pós-graduação em Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais destina-se a graduados interessados na temática do curso.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Matemática no Ensino Fundamental 80 h 02 Didática da Resolução de Problemas 80 h 03 04 05 06 07 08 Pensamento Geométrico nos Anos Iniciais Jogos no Ensino da Matemática para os Anos Iniciais Matemática na Educação Infantil Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso Carga Horária Total 80 h 80 h 80 h 60 h 60 h 60 h 580 h
Ver mais
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS
METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA
O curso de Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Geografia, tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas para a atividade docente, propiciando a formação de profissionais da área. Além de oferecer o conhecimento sobre as novas tendências de sustentabilidade, considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, tornando-os profissionais completos e preparados para as necessidades do mercado.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Geografia, destina-se a educadores das redes pública e privada, profissionais da educação graduados em Geografia, Pedagogos e demais profissionais que pretendam se aprofundar nessa área.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Introdução a Ciência Geográfica e Didática da Geografia 60 h 08 Metodologia do Ensino da Geografia 60 h 09 10 11 12 13 Cartografia e Climatologia Metodologia da Regionalização do Brasil Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Metodologia da Geografia das Populações Trabalho de Conclusão de Curso 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h Carga Horária Total 640 h
Ver mais
METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA
METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA
O curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Biologia e Química, tem como objetivo apresentar, discutir e propiciar a compreensão dos conceitos e processos de metodologia do ensino de Biologia e Química, visando aperfeiçoar a prática pedagógica dos professores dessas áreas; estimular a pesquisa em ensino de Química, Biologia e Ciências de forma a contribuir com o desenvolvimento e a formação do professor dessas disciplinas.   Campo de Atuação Na atividade docente, especificamente como profissional do ensino de Química e Biologia. O curso também pode contribuir intensamente com a formação de profissionais da educação que atuem como gestores em secretarias de educação nas redes municipal, estadual ou privada de ensino.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Biologia e Química destina-se a licenciados e Bacharéis em Biologia ou Química ou professores com outra formação, mas que atuem ou desejem atuar como professores de Biologia e/ou Química.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade 60 h 08 Direito e Legislação Ambiental 60 h 09 10 11 12 13 14 15 16 Ensino de Biologia e o Cotidiano Ensino de Química e o Cotidiano Metodologias do Ensino de Biologia e Química I Metodologias do Ensino de Biologia e Química II Prevenção e Controle de Poluição das Águas Elaboração e Gerenciamento de Projetos Ambientais Biologia, Química e Práticas e Técnicas de Reciclagem Trabalho de Conclusão de Curso 40 h 40 h 40 h 40 h 60 h 60 h 60 h 20 h Carga Horária Total 720 h
Ver mais
METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
O curso de Pós-graduação em Metodologia do Ensino de História e Geografia, tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas para a atividade docente, propiciando a formação de profissionais da área das ciências humanas, no sentido da ampliação dos seus conhecimentos em história e geografia.Além de considerar as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, socializando experiências e reconstruindo saberes para tornar educadores profissionais completos e preparados para as necessidades do mercado. Público AlvoDestina-se a educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, graduados em Geografia e História, pedagogos e demais profissionais que pretendam se aprofundar nessa área do conhecimento. Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Políticas Públicas Educacionais 60 h 08 O Ensino Metodológico para o Ensino na Sociedade Contemporânea 60 h 09 Metodologias para o Ensino da História e da Geografia 60 h 10 Tópicos para o Ensino da História Contemporânea 60 h 11 Metodologias e Técnicas para o Ensino da Geografia no Ensino da EJA 60 h 12 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40 h   Carga Horária Total 580 h
Ver mais
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICODIAGNÓSTICO
Descrição O curso de pós-graduação em Avaliação psicológica e psicodiagnóstico, oferece ao aluno capacitação técnica e teórica para a prática em avaliação e diagnóstico. Especialmente nos contextos clínico e trabalhista, fazendo uso das mais variadas técnicas e testes psicológicos. Assim, o aluno será capaz de atuar no mercado de trabalho com segurança e conhecimento atualizado, bem como realizar discussões acerca da avaliação psicológica com embasamento. Ao final do curso de pós-graduação em Avaliação psicológica e psicodiagnóstico, o aluno receberá um certificado de especialista.   Público Alvo Profissionais de nível superior da área de Psicologia, que desejam aprofundar ou atualizar seus conhecimentos sobre avaliação, técnicas e testes psicológicos.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 As Ferramentas de Assessment na Avaliação de Tendências Comportamentais 60 h 08 Avaliação Psicológica na Atualidade e Elaboração de Documentos Psicológicos 60 h 09 Bases Neurológicas do Desenvolvimento Psicomotor 60 h 10 Bateria de Testes Psicológicos 60 h 11 Psicodiagnóstico 60 h 12 Psicopatologia 60 h 13 Trabalho de Conclusão de Curso 40 h   Carga Horária Total 640 h
Ver mais
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICODIAGNÓSTICO
BIBLIOTECONOMIA
Descrição O curso de Pós-graduação em Biblioteconomia, estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação e gestão da informação e do conhecimento em diferentes ambientes de informação tais como bibliotecas e centros de documentação, centros de pesquisa. Atualmente, a área está entrelaçada com diversas outras áreas, principalmente com a Ciência da Informação e a Documentação. A área de atuação da Biblioteconomia tem uma grande abrangência, que vai desde universidades, centros de pesquisa e documentação, bibliotecas públicas, escolares, comunitárias, especializadas como as das empresas e jurídicas, entre outras, utilizando diversos instrumentos, sejam de meio impresso ou virtual, visando disponibilizar a informação pertinente ao usuário. Informação esta, de grande relevância para o desenvolvimento de pesquisas e/ou de tecnologia, para o aumento da produtividade das empresas e, principalmente, para levar ao cidadão a possibilidade de utilizar a informação para o exercício da sua cidadania. A relevância do curso de pós graduação em Biblioteconomia está justamente no fato de proporcionar ao aluno um conhecimento aprofundado do processo, incluindo operações administrativas, de preservação e conservação dos materiais, processamento da informação, informática aplicada à Biblioteconomia e atendimento ao usuário. Deverá apresentar uma formação direcionada tanto na orientação generalista, quanto na especialista. Porém, acima de tudo, demonstrar capacidade de aprender e de atuar nas diferentes áreas da Biblioteconomia, atualizar-se permanentemente e demonstrar senso de responsabilidade frente às pessoas e ao mundo.   Geral Formar profissionais aptos a exercer a profissão em Biblioteconomia com competência, disciplina e ética, conscientes de seu compromisso social, cultural e educacional.   Específicos a) Formar profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho. b) Formar profissionais capazes de atuar nos mais diferentes e complexos campos de trabalho que envolva conhecimentos das atividades vinculadas em Biblioteconomia. c) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em grupo de forma respeitosa e solidária.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Biblioteconomia, destina-se graduados na Área de Biblioteconomia.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Introdução à Biblioteconomia 40 h 08 Legislação e Normas do Sistema de Informação 40 h 09 Arquivologia 40 h 10 Gestão de Bibliotecas Escolares e Públicas 40 h 11 Classificação, Indexação e Catalogação de Documentos 40 h 12 Planejamento e Gestão de Qualidade 40 h 13 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 20 h   Carga Horária Total 500 h
Ver mais
BIBLIOTECONOMIA