Todos os Cursos

Cursos

Mais de 1000 cursos e mais de 30000 alunos

TUTORIA EAD E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
O curso de Pós-Graduação em Tutoria EAD E Docência do Ensino Superior, tem como objetivo capacitar profissionais das mais diversas áreas do conhecimento para atuação com planejamento e execução de atividades de ensino superior, em conformidade com as especificidades legais exigidas para esse fim; aperfeiçoar os profissionais que já atuam na área da docência superior, propiciando-lhes a aquisição de novas metodologias de ensino, particularmente no que se refere ao ensino à distância e à capacitação para tutoria em EAD.   Campo de Atuação Em Instituições de Ensino Superior, atuando como tutor, professor, supervisor ou dirigente, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir do domínio das ferramentas de Tutoria à Distância   Público Alvo O curso de Pós-Graduação em Tutoria EAD E Docência do Ensino Superior destina-se a pessoas com curso superior concluído em qualquer campo de saber e que tenham interesse em atuar como professor universitário.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Noções de Argumentação e Progressão Discursiva 60 h 02 Estrutura e funcionamento da educação universitária no Brasil 60 h 03 Políticas públicas para o ensino superior no Brasil 60 h 04 Docência do ensino superior I e II 50 h 05 Currículo e Planejamento no Ensino Superior 50 h 06 Elaboração de Instrumentos de Média e Avaliação do Ensino Superior          60 h 07 Tecnologia Educacional: Novas Competência I 60 h 08 Tecnologia Educacional: Novas Competências II 50 h 09 Tutoria em EAD I 50 h 10 Tutoria em EAD II 50 h 11 Tutoria em EAD III 50 h 12 Docência do Ensino Superior 50 h 13 Metodologia Científica 40 h 14 Trabalho de conclusão de Curso - TCC 30 h   Carga Horária Total 720 h
Ver mais
TUTORIA EAD E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
ENSINO DA FILOSOFIA
O curso de Pós-graduação em Ensino da Filosofia, tem como objetivo levar aos profissionais da educação, principalmente da disciplina de Filosofia, Ensino Religioso e Educação para a Vida, a compreensão e o aprofundamento de tópicos, como: ética e filosofia. Afim de exercitar a prática pedagógica e contribuir para as mudanças e transformações necessárias à educação no século XXI.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Ensino da Filosofia destina-se a graduados em qualquer área do conhecimento que tenha interesse no planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das atividades pedagógicas em instituições de ensino, empresas, corporações públicas ou privadas das diversas áreas do conhecimento e segmento de mercado.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Filosofia Analítica 60 h 08 Filosofia e Linguagem 60 h 09 10 11 12 Filosofia Política Tópicos em Filosofia Gerenciamento de Projetos Educacionais no Ensino Trabalho de Conclusão de Curso 60 h 60 h 60 h 40 h Carga Horária Total 580 h
Ver mais
ENSINO DA FILOSOFIA
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Descrição O curso de pós-graduação em Ensino da Língua Portuguesa, tem como objetivo aprofundar os estudos por meio de leituras, pesquisas e produções acadêmicas sobre o processo de formação de professores, contribuindo para o avanço das análises teóricas concernentes a esses estudos. Além de favorecer a formação crítica e criativa do educador da Língua Portuguesa, destacando seu papel na formação de uma sociedade letrada.   Público Alvo A pós-graduação em Ensino da Língua Portuguesa, destina-se a professores licenciados em Pedagogia ou normal superior, Professores da Educação Básica, Diretores de Escolas, entre outros profissionais graduados em qualquer área do conhecimento.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência Do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Ensino Da Língua Portuguesa 60 h 08 Morfologia 60 h 09 Historiografia Da Língua Portuguesa 60 h 10 11 Nova Ortografia Da Língua Portuguesa Linguística Da Língua Portuguesa 60 h 60 h 12     Trabalho De Conclusão De Curso - TCC Carga Horária Total   40 h 580 h    
Ver mais
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
O curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática, tem como objetivo introduzir os professores de matemática nas principais metodologias da área. Igualmente, discutir as principais linhas pedagógicas que dão suporte ao ensino de matemática no Ensino Básico e Superior;   Público Alvo O curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática destina-se a graduados em Matemática, Informática, Física, Estatística, Química, Engenharia, Economia, Administração, Ciências Contábeis e atuários dentre outros que se proponham a trabalhar com o desenvolvimento de técnicas de ensino de conteúdos matemáticos.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Fundamentos do Ensino da Matemática 80 h 02 Didática da Matemática 80 h 03 Álgebra 80 h 04 05 06 07 08 09 Raciocínio Lógico Estatística e Probabilidade Matemática Financeira Docência Do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Total 80 h 80 h 80 h 30 h 30 h 40 h 580 h
Ver mais
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE
O curso de Pós- Graduação em Metodologia do Ensino de Arte, tem como objetivo instrumentalizar o aluno ao exercício do magistério de artes apresentando-lhe conceitos fundamentais de Teoria e História da Arte, dos diferentes gêneros e manifestações artísticas e um conjunto de métodos de ensino de artes advindos dos estudos mais atualizados possíveis acerca desse tema.   Público Alvo  O curso de Pós- Graduação em Metodologia do Ensino de Arte destina-se professores que estejam exercendo ou queiram exercer o magistério em Artes; professores de história interessados em realizar pesquisas historiográficas a partir de obras de arte; pessoas com curso superior concluído em áreas das Ciências Humanas e sociais; artistas, críticos de arte, jornalista, curadores de obras de arte, museólogos e demais interessados em Artes ou Ensino de Artes.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência Do Ensino Superior 40 h 06 07 08 09 10 11 12 13 14 Inovações Tecnológicas Teorias da Arte História Comparada da Pintura, da Música e da Literatura Panorama da Arquitetura e da Escultura no Brasil e em Minas Gerais Arte na Educação Escolar Oficina de Pintura e de Escultura O Teatro na Sala de Aula O Teatro Infantil Música, Dança e Ludicidade 40 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 13     Trabalho De Conclusão De Curso Carga Horária Total 40 h 760 h  
Ver mais
METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE
MITOLOGIA CRIATIVA, CONTOS DE FADAS E PSICOLOGIA ANALÍTICA
O curso de Pós-graduação em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica, tem como objetivo capacitar o aluno a utilizar mitos e contos de diferentes origens como recourses que podem ser associados ao trabalho terapêutico, pedagógico e institucional, enriquecendo e ampliando o alcance de sua atuação profissional, além de constituírem-se em recourses valiosos na promoção da inclusão e do respeito à diversidade.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica destina-se a graduados nas áreas da saúde, artes e educação (Psicologia, Psiquiatria, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Artística, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Enfermagem) e áreas afins.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Fundamentos da Psicologia Junguiana: Mitos de Criação e a Origem da consciência                                         60 h     08 A arte de ouvir e Contar histórias – O poder da palavra oral e escrita 60 h 09 História de vida e Mitologia pessoal 60 h 10 Poesia, Música e Narrativa: O teatro e as tradições orais 60h 11 Interpretação Simbólica dos contos de fadas: O método 60 h 12 Contos e Mitos no ensino 60 h 13 Mitologia Grega: Cosmogonia de Urano e Zeus, Zeus e seus fihos e Heróis. 60 h 14 O Feminino nos Contos de Fadas 60 h 15 Trabalho De Conclusão De Curso – TCC 60 h   Carga Horária Total 760 h
Ver mais
MITOLOGIA CRIATIVA, CONTOS DE FADAS E PSICOLOGIA ANALÍTICA
MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
O curso de Pós-graduação em Musicalização Infantil, tem como objetivo formar profissionais especializados e capacitados em lidar com a educação musical, de forma a proporcionar ao aluno vivências estético-musicais diversas e desenvolver a percepção cultural e histórico-musical.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Musicalização Infantil, destina-se a Músicos, Terapeutas, Assistentes Sociais, Pedagogos e Psicólogos.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência Do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Psicologia, Música e Educação 60 h 08 Fundamentos Metodológicos do Ensino da Música 60 h 09 Musicalização Infantil 60 h 10 11 12 13       Música Infantil e Experiência Lúdica Contação de Histórias Didática da Música Trabalho De Conclusão De Curso – TCC Carga Horária Total     60 h 60 h 60 h 40 h 640 h    
Ver mais
MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
O curso de Pós-graduação em Psicologia Escolar e Educacional,  tem como objetivo ampliar a atuação dos profissionais para o entendimento dos fatores psicológicos envolvidos nos processos de educação, ensino-aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e de relações interpessoais na escola, objetivando auxiliá-los na compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamento e tomadas de decisão junto ao aluno, professor, família e demais integrantes da escola enquanto instituição.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Psicologia Escolar e Educacional, destina-se a profissionais graduados da área de Psicologia, Pedagogia e áreas afins, bem como a interessados nesta área.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência Do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Aspectos Afetivos, Cognitivos e Sociais Envolvidos no Processo de Ensino - Aprendizagem 60 h 08 Avaliação Educacional 60 h 09 Desenvolvimento da Psicologia Escolar no Brasil 60 h 10 11 12 13 14 15 Intervenção Escolar/ Família/ Comunidade Motivação e Estratégias de Aprendizagem Pesquisa e Intervenção Psicoeducacional Psicólogo Escolar e Ética Profissional Sucesso e Fracasso Escolar Transtornos de Aprendizagem 60 h 60 h 60 h 40 h 40 h 60 h 16     Trabalho De Conclusão De Curso – TCC Carga Horária Total 40 h 780 h  
Ver mais
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
ENSINO DE BRAILE E LIBRAS
O curso de Pós-graduação em Ensino de Braile e Libras, proporciona condições de aprofundamento e atualização do conhecimento, com o objetivo de formar profissionais especialistas capazes de atuar em instituições escolares, centros especializados, noutros espaços de trabalho e nas diversas esferas sociais, promovendo a inclusão das pessoas surdas, cegos e surdocegos na escola e na sociedade.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Ensino de Braile e Libras destina-se a profissionais graduados formados em Pedagogia, Letras, Fonoaudiologia, Psicologia e demais áreas, sejam licenciados ou bacharéis,  professores, dirigentes, profissionais da saúde ou qualquer profissional que tenha interesse de atuar na inclusão.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 AEE para Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira 60 h 08 Interprete da Língua Brasileira de Sinais em Sala de Aula 60 h 09 10 11 12 Noções Básicas sobre o Soroban Orientação e Modalidade Sistema de Braile Trabalho de Conclusão de Curso 60 h 60 h 60 h 40 h Carga Horária Total 580 h
Ver mais
ENSINO DE BRAILE E LIBRAS
FILOSOFIA (PÓS GRADUAÇÃO)
O curso de Pós-graduação em Filosofia, tem como objetivo justificar um espaço para a filosofia nos currículos da educação básica apenas de modo instrumental – isto é, a filosofia a serviço de algo, como a cidadania – é essencialmente antifilosófico, portanto. Indo mais para o contexto da argumentação presente nos PCNEM. Além de ver na filosofia uma preparação abrangente do indivíduo, fazendo parte de sua introdução ao universo da cultura e das técnicas para nele habitar, prefiro apostar no ensino da filosofia como um fim em si mesmo, para além de qualquer tutela, seja ela cidadã ou moral. Quando pensamos na educação como amplo processo de formação humana e, sobretudo no Ensino Médio, como um nível propedêutico à universidade ou então como etapa final da formação de um grande número de jovens que não vão para o Ensino Superior, pode falar em três grandes áreas do conhecimento humano fundamentais, que devem estar presentes nessa formação: as ciências, as artes e as filosofias.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Filosofia, destina-se a graduados em courses nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e afins.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência Do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Didática da Filosofia 40 h 08 Filosofia Antiga 40 h 09 Filosofia Moderna e Contemporânea 40 h 10 11 12 13 Retórica e Silogismo Filosofia Política Contemporânea Filosofia Medieval Trabalho De Conclusão De Curso – TCC Carga Horária Total     40 h 40 h 40 h 20 h 500 h
Ver mais
FILOSOFIA (PÓS GRADUAÇÃO)