Todos os Cursos
Cursos
Mais de 1000 cursos e mais de 30000 alunos
ADMINISTRAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR
Descrição
A pós-graduação em Administração e Inspeção Escolar, tem como objetivo especializar profissionais com capacidade técnica, política e ética para atuar em escolas, tendo como referências as particularidades desse campo de atuação e as atuais tendências educacionais.Após concluir a pós graduação em Administração e Inspeção Escolar, o formando torna-se um especialista para atuar como gestor nos espaços educativos, como: Direção, Vice-Direção, Coordenação Pedagógica, Inspeção Escolar e demais funções relacionadas à gestão escolar em escolas, em equipes técnicas de Secretarias de Educação e em consultorias no campo educacional.
Público Alvo
A pós-graduação em Administração e Inspeção Escolar destina-se aos profissionais da educação que atuam ou desejam atuar como supervisores, coordenadores, diretores, professores e orientadores.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
O Inspetor Escolar: Orientador no Ensino e no Combate à Indisciplina Escolar
80 h
08
Políticas Públicas Educacionais
80 h
09
A Administração Escolar no Trabalho da Construção da Escola Ideal
80 h
10
Relação Interpessoal e Ética na Gestão Educacional
80 h
11
Direito Educacional Leis e Diretrizes na Educação Brasileira
60 h
12
O Conceito, Sistema e a Trajetória da Inspeção Escolar
60 h
13
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
720 h
Ver mais
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
O curso de Pós-Graduação em Administração Escolar e Orientação Educacional, tem como objetivo prover a capacitação profissional transdisciplinar nas coordenações pedagógicas dos espaços escolares e resgatar o aspecto múltiplo do gestor escolar para uma escola múltipla e democrática, promovendo-se, neste sentido, estudos e pesquisas que preocupem com as implicações pedagógicas em todos os seus âmbitos.
Público Alvo
O curso de Pós-Graduação em Administração Escolar e Orientação Educacional destina-se a graduados em Pedagogia e profissionais licenciados na educação que tenham interesse em atuar na educação básica e aprofundar seus conhecimentos nas áreas de gestão, planejamento, orientação e supervisão educacional.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Administração e Gestão de Recourses Humanos
40 h
08
Administração e Planejamento Escolar
40 h
09
Educação e Diversidade
40 h
10
Legislação e Práticas da Orientação Escolar
40 h
11
Liderança e Gestão Participativa
40 h
12
Neurociência e Aprendizagem
40 h
13
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
520 h
Ver mais
AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Descrição
O curso de Pós-Graduação em AEE - Atendimento Educacional Especializado, abordará criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto do atendimento educacional especializado visando a melhoria nos processos de diagnóstico e no seu atendimento. O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.
Geral
Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.
Específicos
-Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania.
-Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.
Público Alvo
O curso de Pós-Graduação em AEE - Atendimento Educacional Especializado, destina-se a profissionais com formação superior na área educacional e demais campos do conhecimento que tenham interesse em atuar como docente em curso de educação à distância, que tenham interesse em ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre a educação a distância.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Legislação e Políticas de Inclusão
60 h
08
Deficiência Auditiva e Visual
60 h
09
Deficiência Motora e AEE
60 h
10
Comunicação Alternativa ou Aumentativa
60 h
11
TGD - Transtornos Globais de Desenvolvimento
60 h
12
Tecnologias Assistivas
60 h
13
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
640 h
Ver mais
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
O curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento, abordará criticamente a reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento, definir alfabetização e letramento, suas diferenciações e complementaridades, trabalhar a questão da importância de se alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Abordar as diversas metodologias para a facilitação e aquisição prazerosa da leitura e da escrita por parte dos docentes.
O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais acerca da aquisição da leitura e da escrita. Capacitar os profissionais para aplicarem na sala de aula a didática e as metodologias que favoreçam uma alfabetização/letramento prazerosos.
Geral
Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita.
Específicos
a) Refletir criticamente sobre a educação no contexto sociocultural brasileiro visando práticas de leitura e da escrita dentro dos diversos contextos sociais.
b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos buscando favorecer situações contextualizadas para as práticas de leitura e escrita.
Público Alvo
O curso é dirigido a pedagogos, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, professores das redes oficiais de ensino público e privado que queiram ampliar sua formação tendo como foco os processos de alfabetização. Também voltado aos demais profissionais da educação.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Psicologia da Personalidade Infantil
60 h
08
Psicologia da Aprendizagem
60 h
09
Alfabetização e Letramento: Conteúdos e Métodos
60 h
10
Dificuldade na Aprendizagem na Alfabetização e Letramento
60 h
11
Psicogênese da escrita
60 h
12
Literatura Infantil
60 h
13
Literatura Infantil na Alfabetização e Letramento
60 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
Ver mais
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS
O curso de pós-graduação em Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais, tem como objetivo oferecer técnicas que proporcionam ao profissional competências, como: a articulação e os conhecimentos matemáticos fundamentais para a didática na educação infantil e nos anos iniciais.
Público Alvo
A pós-graduação em Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais destina-se a graduados interessados na temática do curso.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Matemática no Ensino Fundamental
80 h
02
Didática da Resolução de Problemas
80 h
03
04
05
06
07
08
Pensamento Geométrico nos Anos Iniciais
Jogos no Ensino da Matemática para os Anos Iniciais
Matemática na Educação Infantil
Docência do Ensino Superior
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso
Carga Horária Total
80 h
80 h
80 h
60 h
60 h
60 h
580 h
Ver mais
METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA
O curso de Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Geografia, tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas para a atividade docente, propiciando a formação de profissionais da área. Além de oferecer o conhecimento sobre as novas tendências de sustentabilidade, considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, tornando-os profissionais completos e preparados para as necessidades do mercado.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Geografia, destina-se a educadores das redes pública e privada, profissionais da educação graduados em Geografia, Pedagogos e demais profissionais que pretendam se aprofundar nessa área.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Introdução a Ciência Geográfica e Didática da Geografia
60 h
08
Metodologia do Ensino da Geografia
60 h
09
10
11
12
13
Cartografia e Climatologia
Metodologia da Regionalização do Brasil
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Metodologia da Geografia das Populações
Trabalho de Conclusão de Curso
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
Carga Horária Total
640 h
Ver mais
METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA
O curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Biologia e Química, tem como objetivo apresentar, discutir e propiciar a compreensão dos conceitos e processos de metodologia do ensino de Biologia e Química, visando aperfeiçoar a prática pedagógica dos professores dessas áreas; estimular a pesquisa em ensino de Química, Biologia e Ciências de forma a contribuir com o desenvolvimento e a formação do professor dessas disciplinas.
Campo de Atuação
Na atividade docente, especificamente como profissional do ensino de Química e Biologia. O curso também pode contribuir intensamente com a formação de profissionais da educação que atuem como gestores em secretarias de educação nas redes municipal, estadual ou privada de ensino.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Biologia e Química destina-se a licenciados e Bacharéis em Biologia ou Química ou professores com outra formação, mas que atuem ou desejem atuar como professores de Biologia e/ou Química.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade
60 h
08
Direito e Legislação Ambiental
60 h
09
10
11
12
13
14
15
16
Ensino de Biologia e o Cotidiano
Ensino de Química e o Cotidiano
Metodologias do Ensino de Biologia e Química I
Metodologias do Ensino de Biologia e Química II
Prevenção e Controle de Poluição das Águas
Elaboração e Gerenciamento de Projetos Ambientais
Biologia, Química e Práticas e Técnicas de Reciclagem
Trabalho de Conclusão de Curso
40 h
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
20 h
Carga Horária Total
720 h
Ver mais
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
O curso de Pós-graduação em Metodologia do Ensino de História e Geografia, tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas para a atividade docente, propiciando a formação de profissionais da área das ciências humanas, no sentido da ampliação dos seus conhecimentos em história e geografia.Além de considerar as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, socializando experiências e reconstruindo saberes para tornar educadores profissionais completos e preparados para as necessidades do mercado.
Público AlvoDestina-se a educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, graduados em Geografia e História, pedagogos e demais profissionais que pretendam se aprofundar nessa área do conhecimento.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Políticas Públicas Educacionais
60 h
08
O Ensino Metodológico para o Ensino na Sociedade Contemporânea
60 h
09
Metodologias para o Ensino da História e da Geografia
60 h
10
Tópicos para o Ensino da História Contemporânea
60 h
11
Metodologias e Técnicas para o Ensino da Geografia no Ensino da EJA
60 h
12
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
40 h
Carga Horária Total
580 h
Ver mais
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICODIAGNÓSTICO
Descrição
O curso de pós-graduação em Avaliação psicológica e psicodiagnóstico, oferece ao aluno capacitação técnica e teórica para a prática em avaliação e diagnóstico. Especialmente nos contextos clínico e trabalhista, fazendo uso das mais variadas técnicas e testes psicológicos.
Assim, o aluno será capaz de atuar no mercado de trabalho com segurança e conhecimento atualizado, bem como realizar discussões acerca da avaliação psicológica com embasamento.
Ao final do curso de pós-graduação em Avaliação psicológica e psicodiagnóstico, o aluno receberá um certificado de especialista.
Público Alvo
Profissionais de nível superior da área de Psicologia, que desejam aprofundar ou atualizar seus conhecimentos sobre avaliação, técnicas e testes psicológicos.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
As Ferramentas de Assessment na Avaliação de Tendências Comportamentais
60 h
08
Avaliação Psicológica na Atualidade e Elaboração de Documentos Psicológicos
60 h
09
Bases Neurológicas do Desenvolvimento Psicomotor
60 h
10
Bateria de Testes Psicológicos
60 h
11
Psicodiagnóstico
60 h
12
Psicopatologia
60 h
13
Trabalho de Conclusão de Curso
40 h
Carga Horária Total
640 h
Ver mais
BIBLIOTECONOMIA
Descrição
O curso de Pós-graduação em Biblioteconomia, estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação e gestão da informação e do conhecimento em diferentes ambientes de informação tais como bibliotecas e centros de documentação, centros de pesquisa. Atualmente, a área está entrelaçada com diversas outras áreas, principalmente com a Ciência da Informação e a Documentação.
A área de atuação da Biblioteconomia tem uma grande abrangência, que vai desde universidades, centros de pesquisa e documentação, bibliotecas públicas, escolares, comunitárias, especializadas como as das empresas e jurídicas, entre outras, utilizando diversos instrumentos, sejam de meio impresso ou virtual, visando disponibilizar a informação pertinente ao usuário. Informação esta, de grande relevância para o desenvolvimento de pesquisas e/ou de tecnologia, para o aumento da produtividade das empresas e, principalmente, para levar ao cidadão a possibilidade de utilizar a informação para o exercício da sua cidadania.
A relevância do curso de pós graduação em Biblioteconomia está justamente no fato de proporcionar ao aluno um conhecimento aprofundado do processo, incluindo operações administrativas, de preservação e conservação dos materiais, processamento da informação, informática aplicada à Biblioteconomia e atendimento ao usuário. Deverá apresentar uma formação direcionada tanto na orientação generalista, quanto na especialista. Porém, acima de tudo, demonstrar capacidade de aprender e de atuar nas diferentes áreas da Biblioteconomia, atualizar-se permanentemente e demonstrar senso de responsabilidade frente às pessoas e ao mundo.
Geral
Formar profissionais aptos a exercer a profissão em Biblioteconomia com competência, disciplina e ética, conscientes de seu compromisso social, cultural e educacional.
Específicos
a) Formar profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho.
b) Formar profissionais capazes de atuar nos mais diferentes e complexos campos de trabalho que envolva conhecimentos das atividades vinculadas em Biblioteconomia.
c) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em grupo de forma respeitosa e solidária.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Biblioteconomia, destina-se graduados na Área de Biblioteconomia.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Introdução à Biblioteconomia
40 h
08
Legislação e Normas do Sistema de Informação
40 h
09
Arquivologia
40 h
10
Gestão de Bibliotecas Escolares e Públicas
40 h
11
Classificação, Indexação e Catalogação de Documentos
40 h
12
Planejamento e Gestão de Qualidade
40 h
13
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
20 h
Carga Horária Total
500 h
Ver mais