Todos os Cursos

Cursos

Mais de 1000 cursos e mais de 30000 alunos

ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
O curso de Pós-graduação em Ensino da Língua Inglesa, tem como objetivo desenvolver os conceitos de ensino de Língua Inglesa visando aperfeiçoar a prática pedagógica dos professores dessa área; estimular a pesquisa em ensino de Língua Inglesa de forma a contribuir para o desenvolvimento e a formação de um professor mais crítico e reflexivo.   Campo de Atuação Na área educacional como apoio e complemento da formação no ensino da Língua Inglesa; como professor de Língua Inglesa em escolas públicas e privadas; como professor de Língua Inglesa em courses livres, courses preparatórios para concourses vestibulares; como professor particular de Língua Inglesa; como monitor de sistemas de ensino a distância de Língua Inglesa.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Ensino da Língua Inglesa, destina-se a Licenciados e bacharéis em Letras e professores que trabalhem ou queiram trabalhar com ensino de Língua Inglesa; bacharéis em Jornalismo; tecnólogos em Tradução e Interpretação; portadores de diploma em Secretariado Bilíngue, graduados em Relações Públicas e pedagogos.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Metodologia do Ensino da Língua Inglesa 70 h 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12         O Uso das Novas Tecnologias no Ensino da Língua Inglesa Inglês como Língua Estrangeira Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira I Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira II Morfossintaxe da Língua Inglesa I Morfossintaxe da Língua Inglesa II Literaturas de Língua Inglesa I Literaturas de Língua Inglesa II Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total       70 h 70 h 70 h 70 h 70 h 60 h 60 h 60 h 40 h 40 h 40 h 720 h      
Ver mais
ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
ENSINO DE ARTES
O curso de pós-graduação em Ensino de Artes, tem o objetivo de instrumentalizar o aluno ao exercício do magistério de artes apresentando-lhe conceitos fundamentais de Teoria e História da Arte, dos diferentes gêneros e manifestações artísticas e um conjunto de métodos de ensino de artes advindos dos estudos mais atualizados possíveis acerca desse tema.   Público Alvo A pós-graduação em Ensino de Artes, destina-se a professores que estejam exercendo ou queiram exercer o magistério em Artes; professores de história interessados em realizar pesquisas historiográficas a partir de obras de arte; pessoas com curso superior concluído em áreas das Ciências Humanas e sociais; artistas, críticos de arte, jornalista, curadores de obras de arte, museólogos e demais interessados em Artes ou Ensino de Artes.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Teorias da Arte 80 h 02 História Comparada da Pintura, da Música e da Literatura 80 h 03 Panorama da Arquitetura e da Escultura no Brasil e em Minas Gerais 80 h 04 05 06 07 08 09 10 11 Arte na educação escolar Oficina de pintura e de escultura O Teatro na sala de aula O teatro infantil Música, Dança e Ludicidade Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso Carga Horária Total 80 h 80 h 80 h 80 h 80 h 30 h 30 h 20 h 720 h
Ver mais
ENSINO DE ARTES
ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS
O curso de Pós-graduação em Ensino de Biologia e Ciências, tem como objetivo capacitar profissionais para o trabalho em sala de aula em aspectos teóricos e práticos, contextualizados ao processo de ensino e aprendizagem que atendam às diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. A Pós-graduação em Ensino de Biologia e Ciências, também busca a atualização e a capacitação do docente por meio de abordagens dinâmicas e atuais. Que são trabalhadas nas várias áreas temáticas das Ciências Biológicas, especialmente com conteúdos relevantes ao ensino de ciências no Ciclo de Ensino Fundamental e ao ensino de Biologia no Ensino Médio.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Ensino de Biologia e Ciências destina-se a profissionais com formação superior (bacharéis ou licenciados) em ciências biológicas e outros profissionais que atuem nos ensinos de ciências e biologia nos níveis de ensino fundamental e médio ou que apresentem interesse na área de estudo.   Carga Horária N° Disciplinas CH 01 02 03 04 05 06 07 08 Diretrizes curriculares das ciências Ensino de Botânica na Educação Básica O ensino de Genética Práticas Docentes em Ciências Naturais Recourses Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Total 80 h 80 h 80 h 80 h 80 h 60 h 60 h 60 h 580 h
Ver mais
ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS
ENSINO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E SUSTENTABILIDADE
O curso de Pós-graduação em Ensino de Geografia, História e Sustentabilidade, tem como objetivo atualizar as novas tecnologias, ferramentas e leis do conhecimento sustentável. Assim como as tendências geográficas e suas histórias, qualificando os profissionais dentro dos assuntos relacionados à área de geografia e sustentabilidade.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Ensino de Geografia, História e Sustentabilidade, destina-se a graduados em courses superiores em qualquer área do conhecimento, profissionais da área de Geografia, História e afins, que desejam se atualizar ou se inteirar dos assuntos relacionados à Geografia e Sustentabilidade.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Introdução ao Estudo da Informática 80 h 02 Desenvolvimento Sustentável 80 h 03 Educação Ambiental 80 h 04 05 06 07 08 09 Metodologias e Práticas de Ensino das Ciências Sociais O Ensino da Geografia na Escola do Século XXI Políticas de Gerenciamento de Recourses Hídricos Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Total 80 h 80 h 80 h 40 h 40 h 40 h 600 h
Ver mais
ENSINO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E SUSTENTABILIDADE
ENSINO DE HISTÓRIA
O curso de Pós Graduação em Ensino de História, oferece os conhecimentos básicos sobre a História Política do Brasil Republicano. Além da metodologia do ensino de História, assim como a disciplina, informação, comunicação e educação, que permitem o desenvolvimento de habilidades e competências para a docência do Ensino Superior. Essas disciplinas, proporcionam ao profissional uma formação humanística, através de tópicos em trabalho e educação, tornando-os críticos e reflexivos em sua prática, além de conceder subsídios para elaboração de trabalhos científicos.   Público Alvo O curso de Pós Graduação em Ensino de História destina-se a graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse no planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das atividades pedagógicas em instituições de ensino, empresas, corporações públicas ou privadas das diversas áreas do conhecimento e segmento de mercado.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Currículo como Instrumento de Formação da Cidadania 80 h 02 Apontamentos para o Pensar no Ensino da História de Hoje 80 h 03 O Ensino Metodológico para o Ensino na Sociedade Contemporânea 80 h 04 Metodologias para uma Definição de Didática da História 80 h 05 Ensino de História: Desafios Docentes no Desenvolvimento Curricular 80 h 06 Docência Do Ensino Superior 60 h 07 Metodologia Científica 60 h 08 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 60 h   Carga Horária Total 580 h
Ver mais
ENSINO DE HISTÓRIA
ENSINO DE MATEMÁTICA
  O curso de pós-graduação em Ensino de Matemática, tem como objetivo desenvolver saberes e fazeres necessários à prática docente em Matemática. Além de compreender o pensamento matemático como decorrente da relação entre homem, sociedade, cultura e natureza, ademais, amplia as referências metodológicas para o ensino da Matemática. A pós-graduação em Ensino da Matemática, também desencadeia mudanças na prática pedagógica em educação matemática, e incita a criticidade, a partir dos estudos da história, das novas tendências e do olhar filosófico que permeia o ensino e a educação matemática.   Público Alvo A pós-graduação em Ensino de Matemática é especialmente voltada àqueles que acreditam na integração e no diálogo da matemática com as outras ciências, portadores de diploma de curso superior nas áreas de Matemática, Física, Ciência da Computação, Ciências, professores das redes estadual e particular de ensino, bem como profissionais que atuam ou desejam atuar em Ensino de Matemática e/ou em áreas afins.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 A Matemática na Educação Infantil 80 h 02 Álgebra e as suas Funções no Ensino da Matemática 80 h 03 A Construção do Pensamento Geométrico 80 h 04 05 06 07 08 A Metodologia e a Prática no Ensino da Matemática O Currículo da Matemática Fundamentos Teóricos do Pensamento Matemático Docência do Ensino Superior Metodologia Científica 80 h 80 h 80 h 60 h 60 h 09   Trabalho de Conclusão de Curso Carga Horária Total 40 h 640 h  
Ver mais
ENSINO DE MATEMÁTICA
ENSINO DE QUÍMICA
O curso de pós-graduação em Ensino de Química, tem como objetivo qualificar profissionais graduados em Química para atuar no Ensino Médio e no Ensino Superior, utilizando de habilidades e competências específicas para que as práticas pedagógicas, o planejamento, avaliação e o domínio de conceitos, levem os seus alunos à articularem os conteúdos da química com as demais ciências. Atuando dessa forma como um profissional reflexivo, comprometido, crítico e criativo, capaz de usar metodologias adequadas à sua realidade local.   Público Alvo A pós-graduação em Ensino de Química destina-se a profissionais graduados em Química ou candidatos interessados em obter um conhecimento especifico nessa área.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Legislação Educacional 60 h 08 Didática e Avaliação no Aprendizado de Química 60 h 09 Filosofia no Ensino das Ciências Naturais 60 h 10 11 12 13     Fundamentos de  Química aplicado ao Ensino A Formação no Ensino da Química Ensino de Química e o Cotidiano Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total   40 h 40 h 40 h 40 h 580 h  
Ver mais
ENSINO DE QUÍMICA
ENSINO RELIGIOSO
O curso de pós-graduação em Ensino Religioso, tem como objetivo desenvolver conteúdos que compõem a identidade do Ensino Religioso e as estratégias didáticas necessárias à construção dos processos de ensino/aprendizagem, destinados às crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio. Além de prover conhecimentos acadêmicos sobre as principais religiões existentes no mundo atual, com destaque para os resultados da pesquisa das ciências das religiões, e discutir sobre a liberdade e a tolerância religiosa, bem como sobre o papel público das religiões na sociedade e processo pedagógico no ensino religioso escolar. A pós-graduação em Ensino Religioso, também dispõe da compreensão crítica da legislação brasileira sobre o ensino religioso e especialmente a relação entre ensino religioso e laicidade do Estado.   Público Alvo O curso de pós-graduação em Ensino Religioso destina-se a professores de Ensino Religioso na rede pública ou particular e demais profissionais interessados nas Ciências da Religião e no ensino religioso escolar.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética no Ensino Religioso e os seus Diferentes Tipos de Abordagens 80 h 02 História das Religiões I 80 h 03 04 05 06 07 08 História das Religiões II O Ensino Religioso na Escola Pública Religião, Política e Cultura Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso Carga Horária Total 80 h 80 h 80 h 60 h 60 h 60 h 580 h
Ver mais
ENSINO RELIGIOSO
LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
O curso de Pós-graduação em Libras- Língua Brasileira de Sinais, tem como objetivo capacitar o aluno à comunicação em Libras e levá-lo a refletir a respeito da Língua Brasileira de Sinais tanto no que diz respeito às circunstâncias que cercam o portador de dificuldades auditivas quanto no que tange à inserção de Libras no ensino no Brasil contemporâneo.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Libras- Língua Brasileira de Sinais destina-se ao portador de diploma de curso superior que tenha interesse em aprender LIBRAS para atuar como intérprete através da Língua Brasileira de Sinais.   Carga Horária  N° Disciplinas Ch 01 Educação Escolar Inclusiva para Pessoas com Surdez 60 h 02 Fundamentação Básica de LIBRAS 60 h 03 Deficiência Auditiva, Patologias do ouvido e Noção de diagnose 60 h 04 Libras I - oralismo, comunicação total, bilinguismo e narrativas em libras; (Coesão e coerência);    parâmetros da libras e sinais 60 h     05 Libras II - sinais de substantivos, pronomes, advérbios e adjetivos; Sinais de verbos     e revisão dos sinais em libras 60 h     06 Libras III - alfabeto manual; números; identificação pessoal; familiares; Tempo (meses; dias da semana; dias e horas); cores 60 h     07 Libras IV - Substantivo; Antônimos; Pronomes; Verbos 60 h 08 Libras V – Alimentos (verduras, frutas, legumes, sagados e doces, bebidas); Vestuário e Acessórios; Animais; Meio de Comunicação; Meios de Transporte 60 h     09 Ensino da leitura e da representação gráfica em libras 60 h 10 Libras e Leitura Labial 60 h 11 Tradutor e Intérprete de Libras 60 h 12 Docência do Ensino Superior 20 h 13 Metodologia Científica 20 h 14 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 20 h   Carga Horária Total 720 h
Ver mais
LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E SUPERVISÃO ESCOLAR
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Supervisão Escolar, tem como objetivo capacitar o especialista no estudo dos processos de aprendizagem por meio da abordagem Clínica e Institucional, diagnosticando, identificando, prevenindo e corrigindo problemas e dificuldades apresentadas pela criança.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Supervisão Escolar, destina-se a educadores, Psicólogos, Pedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, assim como outros profissionais que atuam em instituições de ensino. Este curso também é direcionado, principalmente, aos profissionais da educação que atuam como Supervisores, Coordenadores, Diretores, Professores e Orientadores.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Fundamentos da Psicopedagogia e Psicomotricidade e Recreação: Dinâmica e Jogos                                       60 h     08  Fundamentos Teórico-Metodológicos da Supervisão Educacional 60 h 09 Psicopedagogia Institucional: Avaliação Psicopedagógica 60 h 10 Teorias do Desenvolvimento Humano 60h 11 A Gestão do Ensino, da Avaliação, de Pessoas e de Processos Administrativos 60 h 12 Planejamento Pedagógico, Avaliação Institucional e Desafios Contemporâneos da Coordenação Pedagógica 60 h     13 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 640h
Ver mais
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E SUPERVISÃO ESCOLAR