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PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA
O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, tem como objetivo levar o aluno à aquisição de competências psicopedagógicos a partir de uma fundamentação teórico-prática que lhe garanta o exercício eficiente da Psicopedagogia diante das questões mais recorrentes e dos desafios mais frequentes do processo de aprendizagem; apresentar ao aluno treinamentos psicopedagógicos atuais e eficientes; apresentar testes psico-cognitivos mais atuais e comprovadamente seguros; preparar o aluno para compreender e transpor os obstáculos frequentemente encontrados no cotidiano do psicopedagogo.   Campo De Atuação Este profissional atua em instituições educacionais e de saúde, empresas públicas ou privadas, identificando dificuldades e potencialidades cognitivas dos indivíduos, fazendo intervenções individualizadas ou em grupo que, mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovam modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal, podendo modificar positivamente o manejo instrumental da realidade.   Público Alvo O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica destina-se a pessoas com curso superior nas áreas da Saúde e/ou da Educação. Profissionais da Saúde e da Educação que atuem ou desejem atuar com Psicopedagogia Institucional e Clínica.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 02 Introdução Psicopedagogia - Bases Conceituais e Origem Psicopedagogia - Aspectos Psiconeurologico e Fonoaudiólogos 60 h 60 h 03 Psicopatologia 60 h 04 05 06 07 08 09 10 11 Aspectos do Desenvolvimento da Aprendizagem - Leitura e Escrita Dificuldades de Aprendizagem Educação Psicomotora Dinâmicas, Jogos e Simulações Psicopedagogia e Educação inclusiva Psicopedagogia e o Processo do Raciocínio Logico-Matemático Diagnostico Pedagógico Institucional Diagnostico Psicopedagógico Clinico Técnicas de Intervenção e Avaliação Institucional 60 h 60 h 50 h 50 h 40 h 40 h 40 h 40 h 12 13 14 15   Estudos de Casos Clínicos e Institucional Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso Carga Horária Total 40 h 40 h 40 h 40 h 720 h
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PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA
EDUCAÇÃO ESPECIAL E NEUROPSICOPEDAGOGIA
O curso de Pós-graduação em Educação Especial e Neuropsicopedagogia, têm como objetivo qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins. No sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórica e técnica para o exercício da Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial. Capacitando-os assim, à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação Educação Especial e Neuropsicopedagogia, destina-se a profissionais da área de educação e afins (Professores, Pedagogos, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Fisioterapeutas e outros), da rede pública ou privada, que desejam se preparar para atuar junto aos alunos que possuam alguma necessidade especial, conhecendo os fundamentos teóricos e práticos da Educação Especial.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Fundamentos da Educação especial 40 h 08 Bioética na Neurociência 40 h 09 Sala De Recourses Multifuncionais 40 h 10 Transtorno De Déficit De Atenção E Hiperatividade 40 h 11 Introdução A Neuropsicopedagogia - Conceitos Básicos E Atuação Profissional                                        40 h     12 Tecnologia E Sistemas 40 h 13 Avaliação Neuropsicológica Infantil 40 h 14 Gestão Educacional e Educação Especial 40 h 15 Comunicação Aleternativa 60 h 16 Neurociência e Aprendizagem 60 h 17 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 720 h
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EDUCAÇÃO ESPECIAL E NEUROPSICOPEDAGOGIA
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
O curso de Pós-graduação em Educação Física Adaptada, tem como objetivo formar profissionais para a Educação Física Adaptada, capazes de identificar as necessidades de alunos com deficiência, elaborar planos de atuação e propor serviços e recourses de acessibilidade ao conhecimento físico. Além de propiciar uma formação humanista e visão global, a fim de capacitar a compreensão do meio social, educativo-cultural onde estamos inseridos.   Público Alvo O curso de pós-graduação em Educação Física Adaptada destina-se os graduados em Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e áreas afins.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Didática e Metodologias de Ensino na Educação Física Adaptada 60 h 08 Lúdico na Educação Física 60 h 09 Socorro de Urgência em Atividades Físicas 60 h 10 Desenvolvimento e Aprendizagem Motora 60 h 11 Educação Física Adaptada 60 h 12 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 580 h  
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EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
PSICOPEDAGOGIA
Descrição O curso de pós-graduação em Psicopedagogia, tem como objetivo Instrumentalizar os pós graduandos à aquisição de competências psicopedagógicas embasadas numa fundamentação teórico-prática que lhes assegure o exercício da Psicopedagogia frente às questões e desafios da aprendizagem, treinamentos, reeducação do adulto trabalhador, testes psicocognitivos e demais obstáculos frequentemente encontrados no cotidiano do psicopedagogo.   Campo de Atuação Este profissional atua em instituições educacionais e de saúde, empresas públicas ou privadas, identificando dificuldades e potencialidades cognitivas dos indivíduos, fazendo intervenções individualizadas ou em gruo que, mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovam modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal, podendo modificar positivamente o manejo instrumental da realidade.   Público Alvo A pós-graduação em Psicopedagogia, destina-se a profissionais de diferentes áreas da educação ou de campos correlatos à educação que atuem ou desejem atuar como psicopedagogos ou simplesmente compreender os processos cognitivos, históricos, teóricos e práticos da área.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 02 Aprendizagem e Comportamento Desenvolvimento Cognitivo 80 h 80 h 03 Fundamentos Históricos Conceituais e Áreas de Atuação do Profissional 80 h 04 05 06 07 08 09 10 Dificuldade de Aprendizagem – Reeducação no Trabalho Intervenções Psicopedagógicos e Necessidades Especiais Contribuição da Psicanálise para a Psicopedagogia e Psicomotricidade Psicopedagogia Institucional Noções de Psicologia Clínica Docência do Ensino Superior Metodologia Científica 80 h 80 h 80 h 70 h 70 h 30 h 30 h 11 Trabalho de Conclusão de Curso 40 h Carga Horária Total 720 h
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PSICOPEDAGOGIA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ÊNFASE EM NEUROCIÊNCIA
O curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Neurociência,  tem como objetivo proporcionar conhecimento teórico referente à aprendizagem e suas interfaces. Capacitar educadores e profissionais voltados para a educação especial e inclusiva sobre as bases neurocientíficas de como o cérebro aprende e guarda saberes. Oferecer fundamentos teóricos do desenvolvimento biológico e cognitivo do ser humano. Possibilitar ações de avaliação compreensiva e diagnóstica das situações e fatores que imanentes produzem bloqueios, resistências e inibições intelectuais. Com isso, proporcionar aos profissionais da educação e saúde o diálogo com a neuropsicológica, neurociências, neurodidática e psicanálise, aplicáveis no trato das questões inerentes ao processo de construção do ser humano.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Neurociência, destina-se a profissionais das áreas de educação, saúde, clínica, empresarial. Graduados em qualquer área do conhecimento que direta ou indiretamente atuem com a educação especial.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência Do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Motricidade E Neurociência 60 h 08 O Contexto Escolar E A Acessibilidade 60 h 09 Conceitos Da Educação Especial 60 h 10 11 12 13 14 15 Introdução A Neurociência E Neuroeducação         Neuropsicologia E Aprendizagem Fundamentos Teóricos da Inclusão Neurociência Aplicada as Práticas Pedagógicas Aspectos Político-culturais da Inclusão Trabalho De Conclusão De Curso – TCC Carga Horária Total 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 760 h
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ÊNFASE EM NEUROCIÊNCIA
EDUCAÇÃO INDÍGENA
O curso de pós-graduação em Educação Indígena, tem como objetivo formar profissionais para atuar no desenvolvimento de processos e projetos alternativos de aprendizagem na educação profissional integrada à Educação Indígena. Com o curso de Educação Indígena, podemos apresentar como foco o conhecimento das teorias e práticas, que têm embasado o ensino da cultura indígena na atualidade. Bem como os referenciais que respaldam as pesquisas científicas na área. Qualificando o especialista para abordar assuntos referentes à prática pedagógica e à produção do conhecimento em consonância ao atendimento legal, a lei nº 11.645, de 2008, que tornou obrigatório o estudo da cultura indígena no ensino fundamental e médio.   Público Alvo A pós-graduação em Educação Indígena, destina-se a graduados em courses de Licenciatura e Bacharelado em História, Letras, Pedagogia, Geografia, Serviço Social, Artes Plásticas e Visuais, Turismo, Comunicação Social, entre outras áreas do conhecimento. Também é recomendado à profissionais que atuam na proteção de bens culturais, na preservação de documentos históricos, patrimoniais, na difusão do turismo sustentável e na promoção da educação intercultural.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Educação Escolar Indígena: Diversidade Sociocultural Indígena ressignificando a Escola                             80 h     02 Pedagogia da Alternância 80 h 03 Formação de Professores Indígenas: Repensando Trajetórias 80 h 04 Legislação Escolar Indígena 80 h 05 Linguística: Subsídios para a Formação de Professores Indígenas 80 h 06 Cultura Indígena Brasileira 60 h 07 Docência do Ensino Superior 40 h 08 Metodologia Científica 40 h 09 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40 h   Carga Horária Total 580h
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EDUCAÇÃO INDÍGENA
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
O curso de pós-graduação em Educação Infantil e Ensino Fundamental, tem como objetivo apropriar-se de referenciais teórico-metodológicos acerca da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Com vistas à construção de um processo educativo compatível com os desafios e necessidades reveladas pelas novas pesquisas, práticas e políticas destinadas à educação escolar infantil.   Público Alvo O curso de pós-graduação em Educação Infantil e Ensino Fundamental destina-se a profissionais da educação ou de áreas afins, da rede pública ou privada, que queiram apropriar-se dos fundamentos teóricos e práticos da Educação Infantil, para atuar junto às escolas e nelas desenvolver ações.   Carga Horária N° Disciplinas CH 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 07 08 09 10 11 12 13       Inovações Tecnológicas Psicogênese da Língua Escrita Novas Pedagogias e Novas Mediações Pedagógicas Currículo como Instrumento na Formação da Cidadania Didática como Instrumento na Formação da Cidadania A Didática no Ensino da Alfabetização Avaliação no Aprendizado Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Total     40 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 640 h    
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EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO MUSICAL
O curso de Pós-graduação em Educação Musical, tem como objetivo proporcionar aos graduados atuantes no ensino de música nos múltiplos espaços sociais, uma possibilidade de aprofundamento epistemológico em diferentes enfoques da área de Educação Musical. Tais enfoques abrangem elementos teórico-metodológicos, fundamentos da educação musical e uso do fazer musical no contexto da educação.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Educação Musical, destina-se a professores de educação básica da rede privada, estadual e municipal de ensino, professores da área de artes, músicas e áreas afins.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 02 03 04 05 História da Música Comunicação Corporal Metodologias de Educação Musical Educação Musical no Brasil Tópicos Avançados em Teoria Musical 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 06 07 08 09 10 11 12 13 14     Musicalização Infantil Noções Básicas de Educação Musical Escolar O Canto Coral no Espaço Escolar Técnica Vocal Método e Técnicas de Contação e Sonorização de Histórias Prática Instrumental Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total   60 h 60 h 60 h 40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 720 h  
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EDUCAÇÃO MUSICAL
EDUCAÇÃO, GÊNEROS E SEXUALIDADE
O curso de Pós-graduação em Educação, Gêneros e Sexualidade, tem como objetivo desenvolver atividades com foco nas temáticas de estudo de gênero e sexualidade, em articulação com outras categorias de análise, como: corpo, geração, classe, raça, etnia e religião.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Educação, Gêneros e Sexualidade, destina-se a professores da educação básica, licenciados em diferentes áreas (Normal Superior, Pedagogia, Geografia, História, Matemática, Biologia, Química, Física, Educação Física, entre outros), psicopedagogos, psicólogos ou profissionais de qualquer área do conhecimento interessados na formação continuada e/ou na atuação como especialista em sexualidade na educação.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência Do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Gêneros e Sexualidade: Diálogos Contemporâneos 60 h 08 Gênero, Sexualidade e a Epistemologia: Caminho na Educação Infantil 60 h 09 Psicologia da Educação 60 h 10 11 12 Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas de Educação Adolescência e Sexualidade: Percalços e Desafios Trabalho De Conclusão De Curso - TCC 60 h 60 h 40 h Carga Horária Total 580 h
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EDUCAÇÃO, GÊNEROS E SEXUALIDADE
SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR
O curso de Pós-Graduação em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar, tem como objetivo instrumentalizar o pós-graduando para atuar com Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar, preparando-o para planejar, implementar, acompanhar e avaliar o processo educativo em suas instâncias mais demandadas pela estrutura escolar brasileira; apresentar ao pós-graduando a característica e o modo de ser dos registros documentais da vida acadêmica de forma a prepará-lo para o cumprimento da legislação vigente no que se refere aos registros acadêmicos.   Público-alvo O curso de Pós-Graduação em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar destina-se as pessoas com formação em Pedagogia ou áreas afins.   Carga Horária N° Disciplinas CH 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Estrutura e Funcionamento da Educação Gestão Escolar e Supervisão Escolar Gestão Pedagógica – Supervisão e Orientação Escolar Inspeção Escolar Gestão de Pessoas Gestão de Recourses Escolares Novas Tecnologias para a Escola e para a Sala de Aula Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Total 80 h 80 h 80 h 80 h 80 h 80 h 80 h 50 h 50 h 40 h 700 h
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SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR