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METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
  O curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física, tem como objetivo apresentar e discutir os conceitos de metodologia dos ensinos de Matemática e Física visando aperfeiçoar a prática pedagógica dos nossos pós-graduandos; estimular a pesquisa em ensino da Matemática e da Física de forma a contribuir com o desenvolvimento e a formação do pós-graduando.   Público Alvo A pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física destina-se prioritariamente a profissionais que atuem ou queiram atuar como docentes de Matemática e Física em instituições públicas ou privadas de ensino. O curso também habilita ao Ensino Superior.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Teoria de Aprendizagem 80 h 02 Contribuições da psicologia e da neurologia para percepção de dificuldades no aprendizado da Matemática 80 h 03 Metodologia do ensino de Matemática e Física 80 h 04 A ludicidade na Matemática/Física 80 h 05 Professor pesquisador em Matemática/Física 80 h 06 07 08 09 10 Oficina de Matemática Laboratórios de Física e Matemática Docência de Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total 80 h 80 h 50 h 50 h 40 h 700 h
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METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
NEUROAPRENDIZAGEM
Objetivos O curso de Pós-graduação em Neuroaprendizagem, tem como objetivo oferecer fundamentos teóricos do desenvolvimento biológico e cognitivo do ser humano. Além de possibilitar ações de avaliação compreensiva e diagnóstica das situações e fatores que produzem bloqueios imanentes, resistências e inibições intelectuais. E também proporcionar aos profissionais da educação e saúde o diálogo com a psicologia, neurociências, neurodidática, aplicáveis no trato das questões inerentes ao processo de construção do ser humano, estabelecendo um diálogo entre a psicologia e a educação. Possibilitando assim, vislumbrar a condição de profissões criativas e abertas, oferecendo vertentes de observação para novos operadores de leitura dos modos de subjetivação em contextos de educação. A pós-graduação em Neuroaprendizagem, também realiza pesquisas técnico-científicas, com vistas à neurociência, na área da avaliação pedagógica, com objetivo de se alcançar uma avaliação extensiva, proporcionando a identificação de áreas comprometidas (cognição e linguagem).   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Neuroaprendizagem destina-se a graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, áreas da saúde e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos a neurociências e aprendizagem.   Carga Horária N° Disciplinas CH 01 02 03 04 05 06 07 08 09 Avaliação Neupsicologica Infantil Bioética na Neurociência Distúrbio da Aquisição da Linguagem Distúrbio da Aprendizagem Fundamentos da Neuropsicologia Introdução a Neuroanatomia Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horaria Total 80 h 80 h 80 h 80 h 80 h 80 h 60 h 60 h 40 h 640 h
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NEUROAPRENDIZAGEM
NEUROPSICOPEDAGOGIA
Descrição O curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia, abordará criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento. O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.   Geral Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com necessidades especiais.   Específicos a) Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia destina-se a profissionais graduados em Pedagogia, Norma Superior, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas. Também se destina a Psicopedagogos e profissionais que tem interesse em ampliar os seus conhecimentos sobre as dificuldades de aprendizagens a partir do estudo das neurociências.   Carga Horária N° Disciplinas CH 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15       Inovações Tecnológicas Fundamentos de Neurologia e Neurociência Neurofisiologia Neuropsicológia Neuropsicopatologias Neuropsicopedagogia e as Necessidades Educacionais Especiais Teoria e Prática da Neuropsicopedagogia Neuropsicopedagogico Tópicos especiais em neuropsicopedagogia Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Total     40 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 40 h 40 h 720 h    
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NEUROPSICOPEDAGOGIA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E PLANEJAMENTO
Descrição O curso de Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Planejamento, apresenta o planejamento como elemento essencial à organização do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no contexto educativo. O curso proporcionará o aperfeiçoamento profissional, visando o desenvolvimento de estratégias voltadas para gestões participativas e com senso humano de inovação.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Planejamento, destina-se a graduados do Curso de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e áreas afins.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Fundamentos e Práticas do Supervisor Escolar 40 h 08 Avaliação e Planejamento Educacional 40 h 09 Fundamentos e Práticas do Orientador Escolar 40 h 10 As TICDIS - Tecnologias de Informação, Comunicação Digital e Sociabilidade 40 h 11 Gestão Escolar e Planejamento 40 h 12 Educação e Diversidade 40 h 13 Trabalho De Conclusão De Curso – TCC 20 h   Carga Horária Total 500 h
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COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E PLANEJAMENTO
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
O curso de Pós-Graduação em Novas Tecnologias Aplicadas a Educação, tem como objetivo promover a formação continuada do pós-graduando em relação ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio das redes públicas e privadas, para melhoria progressiva da qualidade da Educação Básica; fundamentar conceitos de tecnologia educacional; contribuir para a formação dos profissionais da educação através da criação de situações práticas de aplicabilidade das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem; qualificar profissionais para incorporação das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano do trabalho escolar, tanto em sala de aula quanto em laboratório de informática.   Público Alvo O curso de Pós-Graduação em Novas Tecnologias Aplicadas a Educação destina-se a profissionais da Educação que exerçam o magistério ou que atuem como gestores, orientadores ou supervisores de pessoal docente em instituições públicas ou privadas de ensino. Também interessará aos gestores de secretarias e entidades públicas do sistema educacional como um todo.   Carga Horária N° Disciplinas CH 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Introdução a Informática Aplicada a Educação Internet e Tecnologia Google Aplicada a Educação Softwares Educacionais Tecnologia na Educação Sistemas Operacionais LINUX Aplicados a Educação Vivencias e Práticas em Novas Tecnologias Educacionais Gestão de Sistemas Educacionais Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Total 80 h 80 h 80 h 80 h 80 h 80 h 80 h 50 h 50 h 40 h 700 h
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NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
O curso de Pós-graduação em Coordenação Pedagógica, tem o objetivo de especializar profissionais para que sejam capazes de promover a integração dos indivíduos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem. Estabelecendo de forma saudável as relações interpessoais entre os envolvidos, atuando entre a direção e os educadores.   Público Alvo O curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica é destinado a graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse no planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das atividades pedagógicas em instituições de ensino, empresas, corporações públicas ou privadas das diversas áreas do conhecimento e segmento de mercado.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 02 Administração escolar Coordenação pedagógica 80 h 80 h 03 04 05 06 07 08 09 Planejamento e Avaliação nos Ambientes Educacionais Recourses Tecnológicos Aplicados a Educação Estruturas Curriculares Interdisciplinares Avaliação da Aprendizagem Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso 80 h 80 h 70 h 70 h 70 h 70 h 40 h Carga Horária Total 640 h
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COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E SUPERVISÃO ESCOLAR
O curso de Pós-graduação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar, tem como objetivo ampliar a atuação do profissional de ensino, envolvendo-o em processos de avaliação de qualidade das atividades pedagógicas, formação profissional, desenvolvimento curricular e demais atividades educacionais. O curso é uma especialização que permite ao profissional de educação interagir com a comunidade escolar, promovendo e fortalecendo a cooperação entre os diversos atores, de forma a criar um ambiente onde é feito o planejamento e a realização de atividades curriculares.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar, destina-se principalmente, aos profissionais da educação que atuam como supervisores, coordenadores, diretores, professores e orientadores.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Gestão do PPPE 60 h 08 Ações Supervisoras e orientadoras no Ambiente Escolar 60 h 09 10 11 12 13 14 Ações e Projetos na Supervisão Escolar Fundamentos da Orientação Escolar Administração da Informação Relação Interpessoal e Ética Profissional Competências e Atribuições do Orientador Educacional Trabalho de Conclusão de Curso 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h Carga Horária Total 700 h
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ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E SUPERVISÃO ESCOLAR
PEDAGOGIA SOCIAL
O curso de pós graduação em Pedagogia Social, tem como objetivo propiciar uma formação humanista a pedagogos e/ou educadores sociais, através de três domínios das teorias do conhecimento: o sociocultural, sociopedagógico e sociopolítico, para uma atuação em diferentes espaços socioeducativos, na educação formal e não formal.    Público Alvo A pós graduação em Pedagogia Social destina-se a graduados em courses nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e afins.   Carga Horária N° Disciplinas CH 01 Educação Popular e Educação Comunitária 80 h 02 Pedagogia Social Histórico e Conceito 80 h 03 Conceitos de Educação Social e a Intervenção Socioeducativa 80 h 04 Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação 80 h 05 06 07 Psicologia do Desenvolvimento Contexto Socialização Docência do Ensino Superior Metodologia Científica 80 h 80 h 50 h 08 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Total 50 h 580 h
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PEDAGOGIA SOCIAL
ORIENTAÇÃO ESCOLAR
Descrição O curso de pós-graduação em Orientação Escolar, visa promover a especialização de profissionais que desejam atuar em diversos espaços educativos, nas esferas pública e privada, de acordo com as tendências atuais da educação, a fim de capacitá-los teórica e praticamente, para que possam atuar junto aos alunos, professores e equipe técnico-administrativa.   Público Alvo O curso de pós-graduação em Orientação Escolar, destina-se a pedagogos, licenciados nas várias áreas do conhecimento e demais profissionais de nível superior interessados em conhecimentos relativos à Orientação Escolar.   Carga Horária N° Disciplinas CH 01 Administração Escolar 80 h 02 Inclusão Escolar 80 h 03 Orientação Escolar 80 h 04 Gestão de Qualidade 80 h 05 Psicologia da Educação 80 h 06 07 08 Sociologia da Educação Docência do Ensino Superior Metodologia Científica 80 h 60 h 50 h 09 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Total 50 h 640 h
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ORIENTAÇÃO ESCOLAR
DIREITOS HUMANOS E RESSOCIALIZAÇÃO
O curso de Pós-graduação em Direitos Humanos e Ressocialização, tem como objetivo preparar os alunos para que atuem de forma interdisciplinar na área de Direitos Humanos, com competência e eficácia. Aprofundar os conhecimentos sobre os Direitos Humanos e as Questões Étnico-Sociais a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Direitos Humanos e Ressocialização, destina-se a que atuam em Presídios, Repartições públicas, Faculdades, Centros de assistência social de prefeituras, ONGS e outras associações, podendo ainda atuar como pesquisador.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Direitos da Criança, dos Adolescentes e Idosos 60 h 08 Ministério Público, Conselho Tutelar e Afins 60 h 09 Direito da Família 60 h 10 11 12 13 Direitos Humanos e Ressocialização Direitos Fundamentais do Ser Humano Políticas e Programas para Infância e Juventude Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total 60 h 60 h 60 h 40 h 640 h
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