Todos os Cursos
Cursos
Mais de 1000 cursos e mais de 30000 alunos
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
O curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física, tem como objetivo apresentar e discutir os conceitos de metodologia dos ensinos de Matemática e Física visando aperfeiçoar a prática pedagógica dos nossos pós-graduandos; estimular a pesquisa em ensino da Matemática e da Física de forma a contribuir com o desenvolvimento e a formação do pós-graduando.
Público Alvo
A pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física destina-se prioritariamente a profissionais que atuem ou queiram atuar como docentes de Matemática e Física em instituições públicas ou privadas de ensino. O curso também habilita ao Ensino Superior.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Teoria de Aprendizagem
80 h
02
Contribuições da psicologia e da neurologia para percepção de dificuldades no aprendizado da Matemática
80 h
03
Metodologia do ensino de Matemática e Física
80 h
04
A ludicidade na Matemática/Física
80 h
05
Professor pesquisador em Matemática/Física
80 h
06
07
08
09
10
Oficina de Matemática
Laboratórios de Física e Matemática
Docência de Ensino Superior
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
80 h
80 h
50 h
50 h
40 h
700 h
Ver mais
NEUROAPRENDIZAGEM
Objetivos
O curso de Pós-graduação em Neuroaprendizagem, tem como objetivo oferecer fundamentos teóricos do desenvolvimento biológico e cognitivo do ser humano. Além de possibilitar ações de avaliação compreensiva e diagnóstica das situações e fatores que produzem bloqueios imanentes, resistências e inibições intelectuais. E também proporcionar aos profissionais da educação e saúde o diálogo com a psicologia, neurociências, neurodidática, aplicáveis no trato das questões inerentes ao processo de construção do ser humano, estabelecendo um diálogo entre a psicologia e a educação. Possibilitando assim, vislumbrar a condição de profissões criativas e abertas, oferecendo vertentes de observação para novos operadores de leitura dos modos de subjetivação em contextos de educação.
A pós-graduação em Neuroaprendizagem, também realiza pesquisas técnico-científicas, com vistas à neurociência, na área da avaliação pedagógica, com objetivo de se alcançar uma avaliação extensiva, proporcionando a identificação de áreas comprometidas (cognição e linguagem).
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Neuroaprendizagem destina-se a graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, áreas da saúde e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos a neurociências e aprendizagem.
Carga Horária
N°
Disciplinas
CH
01
02
03
04
05
06
07
08
09
Avaliação Neupsicologica Infantil
Bioética na Neurociência
Distúrbio da Aquisição da Linguagem
Distúrbio da Aprendizagem
Fundamentos da Neuropsicologia
Introdução a Neuroanatomia
Docência do Ensino Superior
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Carga Horaria Total
80 h
80 h
80 h
80 h
80 h
80 h
60 h
60 h
40 h
640 h
Ver mais
NEUROPSICOPEDAGOGIA
Descrição
O curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia, abordará criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento. O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.
Geral
Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com necessidades especiais.
Específicos
a) Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania.
b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia destina-se a profissionais graduados em Pedagogia, Norma Superior, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas. Também se destina a Psicopedagogos e profissionais que tem interesse em ampliar os seus conhecimentos sobre as dificuldades de aprendizagens a partir do estudo das neurociências.
Carga Horária
N°
Disciplinas
CH
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
Inovações Tecnológicas
Fundamentos de Neurologia e Neurociência
Neurofisiologia
Neuropsicológia
Neuropsicopatologias
Neuropsicopedagogia e as Necessidades Educacionais Especiais
Teoria e Prática da Neuropsicopedagogia
Neuropsicopedagogico
Tópicos especiais em neuropsicopedagogia
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Carga Horária Total
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
40 h
40 h
720 h
Ver mais
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E PLANEJAMENTO
Descrição
O curso de Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Planejamento, apresenta o planejamento como elemento essencial à organização do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no contexto educativo. O curso proporcionará o aperfeiçoamento profissional, visando o desenvolvimento de estratégias voltadas para gestões participativas e com senso humano de inovação.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Planejamento, destina-se a graduados do Curso de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e áreas afins.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Fundamentos e Práticas do Supervisor Escolar
40 h
08
Avaliação e Planejamento Educacional
40 h
09
Fundamentos e Práticas do Orientador Escolar
40 h
10
As TICDIS - Tecnologias de Informação, Comunicação Digital e Sociabilidade
40 h
11
Gestão Escolar e Planejamento
40 h
12
Educação e Diversidade
40 h
13
Trabalho De Conclusão De Curso – TCC
20 h
Carga Horária Total
500 h
Ver mais
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
O curso de Pós-Graduação em Novas Tecnologias Aplicadas a Educação, tem como objetivo promover a formação continuada do pós-graduando em relação ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio das redes públicas e privadas, para melhoria progressiva da qualidade da Educação Básica; fundamentar conceitos de tecnologia educacional; contribuir para a formação dos profissionais da educação através da criação de situações práticas de aplicabilidade das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem; qualificar profissionais para incorporação das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano do trabalho escolar, tanto em sala de aula quanto em laboratório de informática.
Público Alvo
O curso de Pós-Graduação em Novas Tecnologias Aplicadas a Educação destina-se a profissionais da Educação que exerçam o magistério ou que atuem como gestores, orientadores ou supervisores de pessoal docente em instituições públicas ou privadas de ensino. Também interessará aos gestores de secretarias e entidades públicas do sistema educacional como um todo.
Carga Horária
N°
Disciplinas
CH
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
Introdução a Informática Aplicada a Educação
Internet e Tecnologia Google Aplicada a Educação
Softwares Educacionais
Tecnologia na Educação
Sistemas Operacionais LINUX Aplicados a Educação
Vivencias e Práticas em Novas Tecnologias Educacionais
Gestão de Sistemas Educacionais
Docência do Ensino Superior
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Carga Horária Total
80 h
80 h
80 h
80 h
80 h
80 h
80 h
50 h
50 h
40 h
700 h
Ver mais
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
O curso de Pós-graduação em Coordenação Pedagógica, tem o objetivo de especializar profissionais para que sejam capazes de promover a integração dos indivíduos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem. Estabelecendo de forma saudável as relações interpessoais entre os envolvidos, atuando entre a direção e os educadores.
Público Alvo
O curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica é destinado a graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse no planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das atividades pedagógicas em instituições de ensino, empresas, corporações públicas ou privadas das diversas áreas do conhecimento e segmento de mercado.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
02
Administração escolar
Coordenação pedagógica
80 h
80 h
03
04
05
06
07
08
09
Planejamento e Avaliação nos Ambientes Educacionais
Recourses Tecnológicos Aplicados a Educação
Estruturas Curriculares Interdisciplinares
Avaliação da Aprendizagem
Docência do Ensino Superior
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso
80 h
80 h
70 h
70 h
70 h
70 h
40 h
Carga Horária Total
640 h
Ver mais
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E SUPERVISÃO ESCOLAR
O curso de Pós-graduação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar, tem como objetivo ampliar a atuação do profissional de ensino, envolvendo-o em processos de avaliação de qualidade das atividades pedagógicas, formação profissional, desenvolvimento curricular e demais atividades educacionais. O curso é uma especialização que permite ao profissional de educação interagir com a comunidade escolar, promovendo e fortalecendo a cooperação entre os diversos atores, de forma a criar um ambiente onde é feito o planejamento e a realização de atividades curriculares.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar, destina-se principalmente, aos profissionais da educação que atuam como supervisores, coordenadores, diretores, professores e orientadores.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Gestão do PPPE
60 h
08
Ações Supervisoras e orientadoras no Ambiente Escolar
60 h
09
10
11
12
13
14
Ações e Projetos na Supervisão Escolar
Fundamentos da Orientação Escolar
Administração da Informação
Relação Interpessoal e Ética Profissional
Competências e Atribuições do Orientador Educacional
Trabalho de Conclusão de Curso
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
Carga Horária Total
700 h
Ver mais
PEDAGOGIA SOCIAL
O curso de pós graduação em Pedagogia Social, tem como objetivo propiciar uma formação humanista a pedagogos e/ou educadores sociais, através de três domínios das teorias do conhecimento: o sociocultural, sociopedagógico e sociopolítico, para uma atuação em diferentes espaços socioeducativos, na educação formal e não formal.
Público Alvo
A pós graduação em Pedagogia Social destina-se a graduados em courses nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e afins.
Carga Horária
N°
Disciplinas
CH
01
Educação Popular e Educação Comunitária
80 h
02
Pedagogia Social Histórico e Conceito
80 h
03
Conceitos de Educação Social e a Intervenção Socioeducativa
80 h
04
Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação
80 h
05
06
07
Psicologia do Desenvolvimento Contexto Socialização
Docência do Ensino Superior
Metodologia Científica
80 h
80 h
50 h
08
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Carga Horária Total
50 h
580 h
Ver mais
ORIENTAÇÃO ESCOLAR
Descrição
O curso de pós-graduação em Orientação Escolar, visa promover a especialização de profissionais que desejam atuar em diversos espaços educativos, nas esferas pública e privada, de acordo com as tendências atuais da educação, a fim de capacitá-los teórica e praticamente, para que possam atuar junto aos alunos, professores e equipe técnico-administrativa.
Público Alvo
O curso de pós-graduação em Orientação Escolar, destina-se a pedagogos, licenciados nas várias áreas do conhecimento e demais profissionais de nível superior interessados em conhecimentos relativos à Orientação Escolar.
Carga Horária
N°
Disciplinas
CH
01
Administração Escolar
80 h
02
Inclusão Escolar
80 h
03
Orientação Escolar
80 h
04
Gestão de Qualidade
80 h
05
Psicologia da Educação
80 h
06
07
08
Sociologia da Educação
Docência do Ensino Superior
Metodologia Científica
80 h
60 h
50 h
09
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Carga Horária Total
50 h
640 h
Ver mais
DIREITOS HUMANOS E RESSOCIALIZAÇÃO
O curso de Pós-graduação em Direitos Humanos e Ressocialização, tem como objetivo preparar os alunos para que atuem de forma interdisciplinar na área de Direitos Humanos, com competência e eficácia. Aprofundar os conhecimentos sobre os Direitos Humanos e as Questões Étnico-Sociais a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Direitos Humanos e Ressocialização, destina-se a que atuam em Presídios, Repartições públicas, Faculdades, Centros de assistência social de prefeituras, ONGS e outras associações, podendo ainda atuar como pesquisador.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Direitos da Criança, dos Adolescentes e Idosos
60 h
08
Ministério Público, Conselho Tutelar e Afins
60 h
09
Direito da Família
60 h
10
11
12
13
Direitos Humanos e Ressocialização
Direitos Fundamentais do Ser Humano
Políticas e Programas para Infância e Juventude
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
60 h
60 h
60 h
40 h
640 h
Ver mais