Todos os Cursos
Cursos
Mais de 1000 cursos e mais de 30000 alunos
EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA
O curso de Pós-graduação em Educação à Distância, tem como objetivo capacitar profissionais de nível superior para atuar nas diversas áreas do campo teórico/prático da educação continuada, flexível e à distância. Por meio de formação interdisciplinar, reflexão crítica e participação na produção, sistematização e divulgação do saber específico.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Educação à Distância, destina-se aos professores de todas as áreas que buscam aprimoramento de conhecimentos, valor agregado à sua carreira profissional e aplicação do conhecimento ao nível superior.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Tecnologias de Informação, Comunicação Digital e Sociabilidades
60 h
02
Fundamentos da Educação à Distância
60 h
03
Teorias da Comunicação
60 h
04
Interfaces e Mediação na EaD
60 h
05
Design de Curso à Distância
60 h
06
Plataforma EaD
60 h
07
Docência do Ensino Superior
50 h
08
Metodologia Científica
50 h
09
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
40 h
Carga Horária Total
500 h
Ver mais
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: AÇÃO DOCENTE ESPECIALIZADA
Descrição
O curso de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva: Ação Docente Especializada, aborda criticamente a reflexão sobre a importância da ação docente na Educação Infantil, sobretudo junto aos alunos com necessidades especiais, entendendo o contexto sociocultural brasileiro visando a busca por mais equidade. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a esse seguimento e também com as necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento.
O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais em cada caso e viabilizarem ações de ensino mais coerentes.
Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem das crianças e sobretudo daquelas com Necessidades Especiais.
Específicos
Refletir criticamente sobre a educação de modo geral e da inserção e inclusão real daqueles com necessidades especiais.
Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos da Educação Infantil de modo geral e também àqueles com necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva: Ação Docente Especializada, destina-se a graduados do Curso de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e áreas afins. : O curso proporcionará o aperfeiçoamento profissional, visando o desenvolvimento de estratégias voltadas para gestões participativas e com senso humano de inovação.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Legislação e Políticas de Inclusão
40 h
08
Tecnologias Assistivas
40 h
09
10
11
12
13
14
Fundamentos da Educação Especial
TGD- Transtornos Globais do Desenvolvimento
Organização do Trabalho Docente em Educação Especial
Metodologia de Ensino na Educação
Altas Habilidades e Superdotação
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
20 h
540 h
Ver mais
PSICOMOTRICIDADE E ARTES
Descrição
O curso de pós-graduação em Psicomotricidade e Artes, visa formar profissionais aptos para atuar na área de Educação, desenvolvendo ações que priorizam a inter-relação entre psiquismo e motricidade do desenvolvimento humano. A pós em Psicomotricidade e Artes também tem como objetivo construir competências e habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização do sujeito e oportuniza ao participante conhecer e se atualizar sobre o ensino de Arte no âmbito educacional.
Público Alvo
O curso de pós-graduação em Psicomotricidade e Artes, destina-se a educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, pedagogos, psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
Carga Horária
N°
Disciplinas
CH
01
Artes na Educação Escolar
80 h
02
Ensino de Arte na Educação Especial
80 h
03
Fundamentos, Evolução e Desenvolvimento Psicomotor
80 h
04
Linguagem das Artes Visuais
80 h
05
06
07
Psicologia do Desenvolvimento
Docência do Ensino Superior
Metodologia Científica
80 h
60 h
60 h
08
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Carga Horária Total
60 h
580 h
Ver mais
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM ÊNFASE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
Descrição
O curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla, aborda criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento.O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.
O curso tem como objetivo refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sócio-cultural brasileiro visando sua plena cidadania.Além de, capacitar, teórica e tecnicamente, o profissional para atuar junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento, e habilitá-lo para avaliar as necessidades educativas especiais, sobretudo, desenvolver programas de atendimentos especializados.
Público Alvo
O curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla destina-se a profissionais da área de educação e afins (Professores, Pedagogos, Fonoaudiólogos e Psicólogos), da rede pública ou privada, que desejam se preparar para atuar junto aos alunos que possuam alguma necessidade especial, conhecendo os fundamentos teóricos e práticos da Educação Especial.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Comunicação Alternativa e Suplementar
80 h
02
Tecnologia Assistida e Sala de Recourses
80 h
03
TGD - Transtornos Globais do Desenvolvimento
80 h
04
05
06
07
08
09
Interprete da Língua Brasileira de Sinais
Avaliação Neuropsicológicas na Educação Infantil
Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação
Deficiência Múltipla e Surdo cegueira
Docência Do Ensino Superior
Metodologia Científica
80 h
80 h
80 h
80 h
60 h
50 h
10
Trabalho De Conclusão De Curso
Carga Horária Total
50 h
720 h
Ver mais
PSICOMOTRICIDADE
O curso de Pós-graduação em Psicomotricidade, tem como objetivo apresentar e discutir os conceitos do Programa de Saúde da Família, visando aperfeiçoar a formação teoria e a atividade prática dos Enfermeiros inseridos neste sistema; estimular a pesquisa em saúde pública (em Saúde da Família) de forma a contribuir com o desenvolvimento e a formação do enfermeiro nos atendimentos individual e coletivo deste programa específico.
Público Alvo
Destina-se a profissionais da saúde ligados aos programas de Saúde da Família. Também interessa a funcionários públicos que atuem em secretarias ou órgãos ligados à Saúde; a funcionários de hospitais, clínicas e ONGs cujas atividades estejam diretamente ligadas à Saúde ou à Saúde Pública.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Fundamentos biológicos do desenvolvimento e crescimento humano
60 h
08
Psicomotricidade e aprendizagem: avanços e dificuldades
60 h
09
Fundamentos da Psicologia
60 h
10
Psicologia do desenvolvimento
60 h
11
Educação psicomotora necessidades especiais I
60 h
12
Educação psicomotora necessidades especiais II
60 h
13
Contribuições da psicanálise para psicomotricidade
60 h
14
Desenvolvimento cognitivo, aprendizagem e comportamento
60 h
15
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
40 h
Carga Horária Total
760 h
Ver mais
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E EDUCAÇÃO INFANTIL
Descrição
O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Educação Infantil, visa qualificar profissionais da área da educação e psicologia para a realização de práticas pedagógicas que respondam aos desafios do processo Educacional Infantil e Psicopedagógico.
Além de contribuir para o desenvolvimento, autonomia e aprendizagem do aluno e ainda, preparar os profissionais da educação para atuarem tanto nas salas de aula comuns das escolas regulares, quanto nos consultórios especializados, em salas de recourses multifuncionais e em centros especializados.
Público Alvo
A pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Educação Infantil, destina-se a educadores, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assim como outros profissionais que atuam em instituições de ensino.
Carga horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Área De Atuação Do Psicopedagogo
80 h
02
Educação De Alunos Com Necessidades Especiais
80 h
03
Currículo Na Formação Da Cidadania
80 h
04
Diagnóstico Psicopedagógico Clínico
80 h
05
06
07
08
09
Identidade Do Psicopedagogo Da Educação Infantil
Ludicidade, Psicomotricidade e Imaginário Infantil
Docência Do Ensino Superior
Metodologia Científica
Trabalho De Conclusão De Curso
Carga Horária Total
80 h
80 h
60 h
50 h
50 h
640 h
Ver mais
PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia com Ênfase nas Práticas Inclusivas, tem como objetivo implementar aprofundamentos teórico-metodológicos que auxiliem profissionais envolvidos no trabalho com pessoas que necessitam de práticas de ensino diferenciadas para o seu desenvolvimento global. Além de capacitar e atualizar o professor ou profissional da área de educação que atue com ensino especial e educação inclusiva, oferecendo a titulação de especialista em Psicopedagogia com Ênfase nas Práticas Inclusivas.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia com Ênfase nas Práticas Inclusivas destina-se a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e profissionais de nível superior de áreas afins que estejam envolvidos e/ou interessados em enfocar uma visão ampla sobre o processo de ensino-aprendizagem.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Avaliação Diagnóstica Psicopedagógica
60 h
08
Clínica e Institucional
60 h
09
Criança e Desenvolvimento
60 h
10
Diagnóstico em Psicopedagogia e a Criança
60 h
11
Fundamentos da Educação Inclusiva
60 h
12
Intervenção Psicopedagógica
60 h
13
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
640 h
Ver mais
PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Especial, tem como objetivo proporcionar conhecimentos teóricos especializados e suporte didático-metodológico para professores de todos os níveis de ensino, que almejam trabalhar com classes especiais e com inclusão na escola regular, articulando teoria e prática para que atuem com qualidade e sem discriminação. Além de proporcionar a implementação de aprofundamentos teórico-metodológicos que auxiliem os profissionais envolvidos no trabalho com as pessoas que necessitam de práticas de ensino diferenciadas para o seu desenvolvimento global.
Público Alvo
Destina-se a graduados em pedagogia, normal superior e demais licenciaturas, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, tecnólogo em comunicação assistiva e profissionais de áreas afins que desejam se especializar para atuar na área de inclusão escolar como apoio nas redes estaduais, municipais e privadas.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Competências e Atribuições do Psicopedagogo
70 h
02
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
70 h
03
A Diferente Abordagem sobre a Psicopedagogia Clínica e Institucional
70 h
04
TGD - Transtornos Globais do Desenvolvimento
70 h
05
Deficiência Intelectual
70 h
06
Conceito, Incidência, Epidemiologia e Caracterização das Deficiências Múltiplas
70 h
07
Educação Especial
70 h
08
Educação Inclusiva
70 h
09
Docência do Ensino Superior
60 h
10
Metodologia Científica
50h
11
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
50 h
Carga Horária Total
720 h
Ver mais
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA COM ÊNFASE NA INCLUSÃO
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase na Inclusão, tem como objetivo formar o psicopedagogo de modo a prover com competências e habilidades necessárias o exercício do trabalho em educação inclusiva e especial.Com uma perspectiva clínica e institucional, desenvolve a competência de diagnosticar e intervir nas dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, assim como com todos tipos de alunos.Com a especialização, o profissional estará habilitado a utilizar diferentes ferramentas e técnicas psicopedagógicas para planejar e avaliar o processo de aprendizagem, sendo formado a partir de conhecimentos sobre o sujeito no contexto de ensino e aprendizagem visando a diversidade e inclusão.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase na Inclusão destina-se a Pedagogos, educadores, licenciados nas áreas relacionadas à educação ou áreas afins, que atuam ou que pretendam atuar com o desenvolvimento de projetos voltados à educação especial, bem como, profissionais da área da educação com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos na área de psicopedagogia.
Carga horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Psicopedagogia e Tecnologias Educacionais
60 h
02
Fundamentos e Contextos da Educação Especial e da Educação Escolar
60 h
03
Comunicação Alternativa
60 h
04
Introdução à Psicopedagogia: Bases Conceituais e Origem
60 h
05
Educação Psicomotora: Dinâmicas, Jogos e Simulações
60 h
06
Psicopedagogia e Educação Inclusiva
60 h
07
Aspectos do Desenvolvimento da Aprendizagem: Leitura e Escrita
60 h
08
Psicopedagogia Institucional
60 h
09
Diagnóstico Psicodiagnóstico Clínico
60 h
10
Estudos de Casos Clínicos e Institucional
60h
11
Docência do Ensino Superior
40 h
12
Metodologia Científica
40 h
13
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
40 h
Carga Horária Total
720 h
Ver mais
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Descrição
O curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, têm por objetivo instrumentalizar o aluno a desenvolver programas na área da educação para pessoas que apresentem necessidades educacionais especiais decorrentes de problemáticas do desenvolvimento físico, do cognitivo ou do sócio-afetivo.
Campo de Atuação
O profissional desta área poderá desempenhar funções em Instituições de Ensino, Secretarias de Educação, ONGs, empresas ou entidades públicas que desenvolvam algum tipo de atividade educacional ligada às pessoas especiais, jornais, revistas ou outro meio de comunicação ligado à educação especial e inclusiva.
Público Alvo
O curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva destina-se a profissionais que atuem ou pretendam atuar no campo da Educação ou em atividades correlatas à Educação; interessa também a professores de todas as áreas, pedagogos, gestores, funcionários públicos ligados às secretarias de educação ou entidades de pesquisa ou fomento ligadas à Educação Especial e Inclusiva.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
20 h
02
Metodologia Científica
20 h
03
Direitos Humanos
20 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
20 h
05
Docência do Ensino Superior
20 h
06
Inovações Tecnológicas
20 h
07
Legislação brasileira relativa às necessidades especiais
20 h
08
Fundamentos de Psicologia e Psicologia da Aprendizagem
20 h
09
Desenvolvimento Cognitivo, Aprendizagem e Comportamento
20 h
10
Deficiência Mental: desafios e possibilidades
40 h
11
As Deficiências Motoras
40 h
12
Deficiência Visual e Ação Educativa/Deficiência Auditiva na Escola
40 h
13
Autismos: tipos, características e potenciais
20 h
14
Educação Psicomotora, Necessidades Especiais
40 h
15
Altas Habilidades/Superdotação e Talentos
40 h
16
Tecnologia Assistiva
40 h
17
Comunicação Alternativa
40 h
18
Trabalho de Conclusão de Curso- TCC
40 h
Carga Horária Total
520 h
Ver mais