Todos os Cursos
Cursos
Mais de 1000 cursos e mais de 30000 alunos
EDUCAÇÃO ESPECIAL E AEE
O curso de Pós-graduação em Educação Especial e AEE, tem como objetivo Oferecer oportunidades para que os educadores se apropriem de conhecimentos, sobre o ensino inclusivo, com base em contribuições teóricas, práticas e documentos oficiais sobre o tema. Contribuir para que o profissional:
- Elabore, implemente e avalie propostas educacionais sustentadas nos conceitos, princípios e valores da escola para todos.
- Promova discussões acadêmicas sobre práticas do ensino inclusivo (Atendimento Educacional Especializado – AEE).
- Dialogue e elabore materiais didáticos à luz das perspectivas teóricas estudadas.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Educação Especial e AEE, destina-se a graduados que queiram se especializar no Atendimento Educacional Especializado promovido por instituições educativas inclusivas e multiculturais, buscando aprofundamento dos conhecimentos específicos nesta modalidade de ensino.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Salas de recourses multifuncionais e o AEE
TGD, altas habilidades, superdotação e AEE
Tecnologia assistiva e comunicação alternativa
Deficiência visual e auditiva
Deficiência intelectual e Física
Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
700 h
Ver mais
ANÁLISE ACÚSTICA VOCAL FORENSE
O curso de Pós-graduação em Análise Acústica Vocal Forense, tem como objetivo favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, bem como desenvolver atividades de pesquisa, no campo da voz, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo. Assim, contribuindo para a formação profissional compatível com o atual mercado de trabalho e com os avanços tecnológicos. Dessa maneira, aprofundando o conhecimento em anatomia e análise vocal, introduzindo as noções e terminologias jurídicas. Apresentando noções de bioética, propiciando conhecimento sobre noções de acústica, capacitando o profissional para realizar a análise do perfil comunicativo. Ainda, apresentar os fundamentos dos exames grafotécnicos. Por fim, apresentar os recourses tecnológicos para análise de imagens, áudios e mídias, e introduzir o procedimento de realização de perícia.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Análise Acústica Vocal Forense, destina-se a fonoaudiólogos graduados.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Introdução ao Estudo do Direito
60 h
08
Exames Grafotécnicos
60 h
09
Linguística
60 h
10
Noções Jurídicas e Bioética
60 h
11
Recourses Tecnológicos e Mídia
60 h
12
Dinâmica Pericial em Análise Vocal
60 h
13
Princípios de Acústica e Acústica da Voz
40 h
14
Anatomofisiologia e Fundamentos Otorrinolaringológicos Da Voz
40 h
15
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
720 h
Ver mais
DOCÊNCIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
O curso de Pós-graduação em Docência em Sistemas de Informações, tem como objetivo ampliar a compreensão de concepções acerca de Sistemas de Informações e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício da docência no Ensino Superior. Analisar através da formação crítica, os fundamentos dos Sistemas de Informações refletindo sobre o contexto sócio-histórico-econômico-cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Docência em Sistemas de Informações, destina-se a Bacharéis em Biblioteconomia e Arquivologia. Administradores Escolares, Supervisores Escolares, Orientadores Educacionais. Professores do Ensino Médio e Fundamental, Gestores de Conhecimento, Gestores de Qualidade, Auditores e Administradores Públicos e Privados. Peritos Forenses e Profissionais que atuam na área de TI.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Análises de Sistemas
60 h
08
Tecnologia da Informação: Conceitos e Fundamentos
60 h
09
Classificação de Informações e de Sistemas de Informação
60 h
10
Algoritmos e Programação de Computadores
60 h
11
Segurança e Auditoria de Sistemas
60 h
12
Sociedade e Informação
60 h
13
Sociedade da Educação no Brasil
60 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
Ver mais
DOCÊNCIA JURÍDICA
O curso de Pós-graduação em Docência Jurídica, tem como objetivo instrumentalizar e preparar o profissional, por meio do estudo teórico e prático dos elementos formadores dessa área, visando aprofundar estudos pertinentes em diversas áreas de atuação do professor e gestor educacional, formar uma visão sistemática voltada para o exercício da atividade concentrada nas novas tendências do mercado e tecnologia e atuar com segurança e competência na carreira docente.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Docência Jurídica, destina-se a bacharéis em direito, priorizando aqueles que desejam tornar-se professores do Ensino Superior.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência Do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Introdução a Psicologia Jurídica
60 h
08
Introdução ao Direito da Educação
60 h
09
Poder Judiciário e Ensino do Direito - Aspectos Pedagógicos da Utilização da Jurisprudência
60 h
10
11
12
13
Competências e Habilidades para o Estudante de Direito
Português Jurídico
Produção do Conhecimento e Pesquisa Jurídica
Trabalho De Conclusão De Curso – TCC
Carga Horária Total
60 h
60 h
60 h
40 h
640 h
Ver mais
ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
O curso de Pós-graduação em Ensino de Leitura e Produção Textual, tem como objetivo aperfeiçoar, desenvolver e capacitar professores de Língua Portuguesa em relação à abordagem didático-pedagógica das técnicas de leitura e escrita, além de fornecer orientações acerca do funcionamento dos mecanismos da língua no contexto dos gêneros textuais, permitindo o conhecimento das principais teorias da linguagem e o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita em sala de aula. Permitir reflexão e discussão sobre a prática pedagógica cotidiana em torno da leitura e escrita.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Ensino de Leitura e Produção Textual, destina-se a profissionais da área Letras, professores de educação infantil, formados em Comunicação, Pedagogia, História, Direito, Administração e áreas afins e profissionais da área de produção cultural.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Análise Contextual da Estrutura Discursiva
40 h
08
Análise Semiótica do Texto Verbal e Não-Verba
40 h
09
Educação, Gêneros Digitais e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
60 h
10
Leitura e Formação de Leitor
60 h
11
Gêneros Textuais e Ensino: do Texto ao Hipertexto
60 h
12
Leitura e Literatura
60 h
13
Linguística Textual
60 h
14
Revisão Textual
60 h
15
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
720 h
Ver mais
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO
O curso de Pós-graduação em Docência em Educação Profissional de Nível Técnico, tem como objetivo especializar docentes para atuação no ensino técnico, agregando vivência e aplicação de ações didático-pedagógicas à experiência profissional inerente a cada especialidade. A proposta é promover conhecimento com o intuito de favorecer o processo de ensino e aprendizagem de forma contextualizada com o mundo do trabalho, priorizando não somente o desenvolvimento profissional dos educandos, mas também habilidades relacionadas à construção autônoma do conhecimento, à preocupação com a sustentabilidade, à inovação e aos avanços tecnológicos, respeitando os valores e especificidades de cada profissão.
Público Alvo
O curso de pós-graduação em Docência em Educação Profissional de Nível Técnico, destina-se a atender licenciados, bacharéis e tecnólogos com formação acadêmica relacionada aos Eixos Tecnológicos, constantes no Catálogo Nacional de courses Técnicos, priorizando aqueles que desejam tornar-se professores da Educação Profissional de Nível Técnico.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Avaliação Escolar e Concepções Pedagógicas de Ensino
60 h
08
Planejamento Educacional e Currículo
60 h
09
Desenvolvimento e Aprendizagem
60 h
10
Didática na Educação Profissional de Nível Técnico
60 h
11
Fundamentos da Educação Profissional de Nível Técnico
60 h
12
O Exercício do Magistério - Metodologias de Ensino
60 h
13
Planejamento Educacional e Avaliação na Educação Profissional
60 h
14
Trabalho De Conclusão De Curso – TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
Ver mais
DOCÊNCIA ONLINE - PROCESSOS DE MEDIAÇÃO, MONITORAMENTO E INTERAÇÃO
O curso de Pós-graduação em Docência Online- Processos de Mediação Monitoramento e Interação, tem como objetivo Analisar e construir um plano de docência online; Apreender e construir formas diversificadas de organização do trabalho pedagógico; Centrar a formação nos problemas concretos de prática de ensino, com vistas à construção e concretização de competências profissionais referentes ao trabalho pedagógico. Exercitar a mediação em diferentes interfaces: e-mails, fóruns, wikis, mensageiros e chats; Identificar o modelo docente adequado aos objetivos e necessidades educacionais de cada proposta.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Docência Online- Processos de Mediação Monitoramento e Interação, destina-se a profissionais graduados de todas as áreas de conhecimento que são ou desejam se tornar docentes online no contexto corporativo, acadêmico, ou que desejam se tornar docentes independentes.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Processos de Docência Online
60 h
08
Tecnologias Educacionais em Processos de Docência
60 h
09
Planejamento da Ação Docente
60 h
10
Fundamentos da Educação Online
60 h
11
Estratégias de Acompanhamento Online (Monitoramento, Mediação, Facilitação)
60 h
12
Desenvolvimento Profissional
60 h
13
Desenho Educacional e produção de material didático
60 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
Ver mais
AUTISMO: ASPECTOS PEDAGÓGICOS - ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
O curso de Pós-graduação em Autismo: Aspectos Pedagógicos- Abordagem Multidisciplinar, tem como objetivo ampliar a compreensão de concepções acerca do Autismo: Aspectos Pedagógicos e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício das tarefas relacionadas aos acontecimentos cotidianos; Analisar os fundamentos da Autismo: Aspectos Pedagógicos refletindo sobre o contexto contemporâneo que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Autismo: Aspectos Pedagógicos- Abordagem Multidisciplinar, destina-se a destina-se aos profissionais da Educação graduados em Pedagogia ou outras Licenciaturas, como: Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos e Sociólogos, que buscam reflexões teóricas e práticas para intervenções cotidianas ou no contexto educacionais.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Aprendizagem, Autismo e Técnicas
Educação Especial Inclusiva
Psicopedagogia e autismo
Transtorno do Espectro Autista
Métodos de Intervenção
Psicodiagnóstico Infantil - Etapas e Abordagens
Técnicas e Análises do Comportamento Autista
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
700 h
Ver mais
DISLEXIA E DISTÚRBIOS DE LEITURA E ESCRITA
O curso de Pós-graduação em Dislexia e Distúrbios de Leitura e Escrita, tem como objetivo aprimorar a atuação de profissionais no estudo de dislexia os distúrbios de leitura e escrita, visando no conhecimento teórico-prático, compreender as causas e as consequências dos distúrbios de leitura e escrita no processo de ensino e aprendizagem, desenvolver o estudo em Dislexia e distúrbios de leitura e escrita, capacitando profissionais numa visão ampla e crítica, desenvolver principais técnicas e métodos como intervenção psicoterapêutica em situações de distúrbios de leitura e escrita, bem como fortalecer a atuação de profissionais na identificação dos distúrbios de leitura e escrita no meio educacional e social.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Dislexia e Distúrbios de Leitura e Escrita, destina-se a Psicólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais ou demais interessados com nível superior.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Introdução a Dislexia e aos Distúrbios de Leitura e Escrita
40 h
08
Processos de Leitura, Escrita e a Disgrafia
60 h
09
Neuroeducação e Fundamentos da Aprendizagem
60 h
10
Dificuldades/Distúrbios da Aprendizagem e a Neuroaprendência
60 h
11
Dislexia, Transtorno do Processamento Auditivo e as Intervenções Clínicas
60 h
12
Discalculia e Atividades Práticas para Intervenções no Ambiente Educacional
60 h
13
Cognição e Processos do Desenvolvimento Infantil e Adolescente
60 h
14
Neurociência na Alfabetização
60 h
15
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
20 h
Carga Horária Total
720 h
Ver mais
DOCÊNCIA EM ENGENHARIA
O curso de Pós-graduação em Docência em Engenharia, tem como objetivo oportunizar a formação continuada de professores de courses de Engenharia, promovendo atitudes crítico-reflexivas diante de sua prática docente tendo em vista as possibilidades e os desafios do ambiente universitário no mundo contemporâneo.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Docência em Engenharia, destina-se a profissionais com formação superior em Engenharia. E demais profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos, que sejam portadores de diploma de ensino superior.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Métodos quantitativos aplicados a Engenharia
Ensinando Engenharia no Século XX
Currículo para os courses de Engenharia
Políticas Públicas no Ensino Superior
Gestão Educacional: desafios do ensino superior
A Interdisciplinaridade no Ensino de Engenharia
Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem
Psicologia da Educação
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
20 h
720 h
Ver mais