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EDUCAÇÃO ESPECIAL E AEE
O curso de Pós-graduação em Educação Especial e AEE, tem como objetivo Oferecer oportunidades para que os educadores se apropriem de conhecimentos, sobre o ensino inclusivo, com base em contribuições teóricas, práticas e documentos oficiais sobre o tema. Contribuir para que o profissional: - Elabore, implemente e avalie propostas educacionais sustentadas nos conceitos, princípios e valores da escola para todos. - Promova discussões acadêmicas sobre práticas do ensino inclusivo (Atendimento Educacional Especializado – AEE). - Dialogue e elabore materiais didáticos à luz das perspectivas teóricas estudadas.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação Educação Especial e AEE, destina-se a graduados que queiram se especializar no Atendimento Educacional Especializado promovido por instituições educativas inclusivas e multiculturais, buscando aprofundamento dos conhecimentos específicos nesta modalidade de ensino.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14       Língua Brasileira de Sinais – Libras Docência do Ensino Superior Inovações Tecnológicas Salas de recourses multifuncionais e o AEE TGD, altas habilidades, superdotação e AEE Tecnologia assistiva e comunicação alternativa Deficiência visual e auditiva Deficiência intelectual e Física Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total 40 h 40 h 40 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 700 h
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EDUCAÇÃO ESPECIAL E AEE
ANÁLISE ACÚSTICA VOCAL FORENSE
O curso de Pós-graduação em Análise Acústica Vocal Forense, tem como objetivo favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, bem como desenvolver atividades de pesquisa, no campo da voz, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo. Assim, contribuindo para a formação profissional compatível com o atual mercado de trabalho e com os avanços tecnológicos. Dessa maneira, aprofundando o conhecimento em anatomia e análise vocal, introduzindo as noções e terminologias jurídicas. Apresentando noções de bioética, propiciando conhecimento sobre noções de acústica, capacitando o profissional para realizar a análise do perfil comunicativo. Ainda, apresentar os fundamentos dos exames grafotécnicos. Por fim, apresentar os recourses tecnológicos para análise de imagens, áudios e mídias, e introduzir o procedimento de realização de perícia.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação Análise Acústica Vocal Forense, destina-se a fonoaudiólogos graduados.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Introdução ao Estudo do Direito 60 h 08 Exames Grafotécnicos 60 h 09 Linguística 60 h 10 Noções Jurídicas e Bioética 60 h 11 Recourses Tecnológicos e Mídia 60 h 12 Dinâmica Pericial em Análise Vocal 60 h 13 Princípios de Acústica e Acústica da Voz 40 h 14 Anatomofisiologia e Fundamentos Otorrinolaringológicos Da Voz     40 h 15 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 720 h
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ANÁLISE ACÚSTICA VOCAL FORENSE
DOCÊNCIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
O curso de Pós-graduação em Docência em Sistemas de Informações, tem como objetivo ampliar a compreensão de concepções acerca de Sistemas de Informações e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício da docência no Ensino Superior. Analisar através da formação crítica, os fundamentos dos Sistemas de Informações refletindo sobre o contexto sócio-histórico-econômico-cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Docência em Sistemas de Informações, destina-se a Bacharéis em Biblioteconomia e Arquivologia. Administradores Escolares, Supervisores Escolares, Orientadores Educacionais. Professores do Ensino Médio e Fundamental, Gestores de Conhecimento, Gestores de Qualidade, Auditores e Administradores Públicos e Privados. Peritos Forenses e Profissionais que atuam na área de TI.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Análises de Sistemas 60 h 08 Tecnologia da Informação: Conceitos e Fundamentos 60 h 09 Classificação de Informações e de Sistemas de Informação 60 h 10 Algoritmos e Programação de Computadores 60 h 11 Segurança e Auditoria de Sistemas 60 h 12 Sociedade e Informação 60 h 13 Sociedade da Educação no Brasil 60 h 14 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 700 h
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DOCÊNCIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
DOCÊNCIA JURÍDICA
O curso de Pós-graduação em Docência Jurídica, tem como objetivo instrumentalizar e preparar o profissional, por meio do estudo teórico e prático dos elementos formadores dessa área, visando aprofundar estudos pertinentes em diversas áreas de atuação do professor e gestor educacional, formar uma visão sistemática voltada para o exercício da atividade concentrada nas novas tendências do mercado e tecnologia e atuar com segurança e competência na carreira docente.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Docência Jurídica, destina-se a bacharéis em direito, priorizando aqueles que desejam tornar-se professores do Ensino Superior.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência Do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Introdução a Psicologia Jurídica 60 h 08 Introdução ao Direito da Educação 60 h 09 Poder Judiciário e Ensino do Direito - Aspectos Pedagógicos da Utilização da Jurisprudência 60 h 10 11 12 13 Competências e Habilidades para o Estudante de Direito Português Jurídico Produção do Conhecimento e Pesquisa Jurídica Trabalho De Conclusão De Curso – TCC Carga Horária Total 60 h 60 h 60 h 40 h 640 h
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DOCÊNCIA JURÍDICA
ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
O curso de Pós-graduação em Ensino de Leitura e Produção Textual, tem como objetivo aperfeiçoar, desenvolver e capacitar professores de Língua Portuguesa em relação à abordagem didático-pedagógica das técnicas de leitura e escrita, além de fornecer orientações acerca do funcionamento dos mecanismos da língua no contexto dos gêneros textuais, permitindo o conhecimento das principais teorias da linguagem e o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita em sala de aula. Permitir reflexão e discussão sobre a prática pedagógica cotidiana em torno da leitura e escrita.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação Ensino de Leitura e Produção Textual, destina-se a profissionais da área Letras, professores de educação infantil, formados em Comunicação, Pedagogia, História, Direito, Administração e áreas afins e profissionais da área de produção cultural.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Análise Contextual da Estrutura Discursiva 40 h 08 Análise Semiótica do Texto Verbal e Não-Verba 40 h 09 Educação, Gêneros Digitais e as Tecnologias da Informação e da Comunicação                                  60 h     10 Leitura e Formação de Leitor 60 h 11 Gêneros Textuais e Ensino: do Texto ao Hipertexto 60 h 12 Leitura e Literatura 60 h 13 Linguística Textual 60 h 14 Revisão Textual 60 h 15 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 720 h  
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DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO
O curso de Pós-graduação em Docência em Educação Profissional de Nível Técnico, tem como objetivo especializar docentes para atuação no ensino técnico, agregando vivência e aplicação de ações didático-pedagógicas à experiência profissional inerente a cada especialidade. A proposta é promover conhecimento com o intuito de favorecer o processo de ensino e aprendizagem de forma contextualizada com o mundo do trabalho, priorizando não somente o desenvolvimento profissional dos educandos, mas também habilidades relacionadas à construção autônoma do conhecimento, à preocupação com a sustentabilidade, à inovação e aos avanços tecnológicos, respeitando os valores e especificidades de cada profissão.   Público Alvo O curso de pós-graduação em Docência em Educação Profissional de Nível Técnico, destina-se a atender licenciados, bacharéis e tecnólogos com formação acadêmica relacionada aos Eixos Tecnológicos, constantes no Catálogo Nacional de courses Técnicos, priorizando aqueles que desejam tornar-se professores da Educação Profissional de Nível Técnico.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Avaliação Escolar e Concepções Pedagógicas de Ensino 60 h 08 Planejamento Educacional e Currículo 60 h 09 Desenvolvimento e Aprendizagem 60 h 10 Didática na Educação Profissional de Nível Técnico 60 h 11 Fundamentos da Educação Profissional de Nível Técnico 60 h 12 O Exercício do Magistério - Metodologias de Ensino 60 h 13 Planejamento Educacional e Avaliação na Educação Profissional 60 h 14 Trabalho De Conclusão De Curso – TCC 40 h   Carga Horária Total 700 h
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DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO
DOCÊNCIA ONLINE - PROCESSOS DE MEDIAÇÃO, MONITORAMENTO E INTERAÇÃO
O curso de Pós-graduação em Docência Online- Processos de Mediação Monitoramento e Interação, tem como objetivo Analisar e construir um plano de docência online; Apreender e construir formas diversificadas de organização do trabalho pedagógico; Centrar a formação nos problemas concretos de prática de ensino, com vistas à construção e concretização de competências profissionais referentes ao trabalho pedagógico. Exercitar a mediação em diferentes interfaces: e-mails, fóruns, wikis, mensageiros e chats; Identificar o modelo docente adequado aos objetivos e necessidades educacionais de cada proposta.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Docência Online- Processos de Mediação Monitoramento e Interação, destina-se a profissionais graduados de todas as áreas de conhecimento que são ou desejam se tornar docentes online no contexto corporativo, acadêmico, ou que desejam se tornar docentes independentes.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Processos de Docência Online 60 h 08 Tecnologias Educacionais em Processos de Docência 60 h 09 Planejamento da Ação Docente 60 h 10 Fundamentos da Educação Online 60 h 11 Estratégias de Acompanhamento Online (Monitoramento, Mediação, Facilitação) 60 h 12 Desenvolvimento Profissional 60 h 13 Desenho Educacional e produção de material didático 60 h 14 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 700 h
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DOCÊNCIA ONLINE - PROCESSOS DE MEDIAÇÃO, MONITORAMENTO E INTERAÇÃO
AUTISMO: ASPECTOS PEDAGÓGICOS - ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
O curso de Pós-graduação em Autismo: Aspectos Pedagógicos- Abordagem Multidisciplinar, tem como objetivo ampliar a compreensão de concepções acerca do Autismo: Aspectos Pedagógicos e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício das tarefas relacionadas aos acontecimentos cotidianos; Analisar os fundamentos da Autismo: Aspectos Pedagógicos refletindo sobre o contexto contemporâneo que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação Autismo: Aspectos Pedagógicos- Abordagem Multidisciplinar, destina-se a destina-se aos profissionais da Educação graduados em Pedagogia ou outras Licenciaturas, como: Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos e Sociólogos, que buscam reflexões teóricas e práticas para intervenções cotidianas ou no contexto educacionais.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14           Língua Brasileira de Sinais – Libras Docência do Ensino Superior Inovações Tecnológicas Aprendizagem, Autismo e Técnicas Educação Especial Inclusiva Psicopedagogia e autismo Transtorno do Espectro Autista Métodos de Intervenção Psicodiagnóstico Infantil - Etapas e Abordagens Técnicas e Análises do Comportamento Autista Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total   40 h 40 h 40 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 700 h  
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AUTISMO: ASPECTOS PEDAGÓGICOS - ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
DISLEXIA E DISTÚRBIOS DE LEITURA E ESCRITA
O curso de Pós-graduação em Dislexia e Distúrbios de Leitura e Escrita, tem como objetivo aprimorar a atuação de profissionais no estudo de dislexia os distúrbios de leitura e escrita, visando no conhecimento teórico-prático, compreender as causas e as consequências dos distúrbios de leitura e escrita no processo de ensino e aprendizagem, desenvolver o estudo em Dislexia e distúrbios de leitura e escrita, capacitando profissionais numa visão ampla e crítica, desenvolver principais técnicas e métodos como intervenção psicoterapêutica em situações de distúrbios de leitura e escrita, bem como fortalecer a atuação de profissionais na identificação dos distúrbios de leitura e escrita no meio educacional e social.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação Dislexia e Distúrbios de Leitura e Escrita, destina-se a Psicólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais ou demais interessados com nível superior.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Introdução a Dislexia e aos Distúrbios de Leitura e Escrita 40 h 08 Processos de Leitura, Escrita e a Disgrafia 60 h 09 Neuroeducação e Fundamentos da Aprendizagem 60 h 10 Dificuldades/Distúrbios da Aprendizagem e a Neuroaprendência 60 h 11 Dislexia, Transtorno do Processamento Auditivo e as Intervenções Clínicas 60 h 12 Discalculia e Atividades Práticas para Intervenções no Ambiente Educacional 60 h 13 Cognição e Processos do Desenvolvimento Infantil e Adolescente 60 h 14 Neurociência na Alfabetização 60 h 15 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 20 h   Carga Horária Total 720 h
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DISLEXIA E DISTÚRBIOS DE LEITURA E ESCRITA
DOCÊNCIA EM ENGENHARIA
O curso de Pós-graduação em Docência em Engenharia, tem como objetivo oportunizar a formação continuada de professores de courses de Engenharia, promovendo atitudes crítico-reflexivas diante de sua prática docente tendo em vista as possibilidades e os desafios do ambiente universitário no mundo contemporâneo.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação Docência em Engenharia, destina-se a profissionais com formação superior em Engenharia. E demais profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos, que sejam portadores de diploma de ensino superior.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15             Língua Brasileira de Sinais – Libras Docência do Ensino Superior Inovações Tecnológicas Métodos quantitativos aplicados a Engenharia Ensinando Engenharia no Século XX Currículo para os courses de Engenharia Políticas Públicas no Ensino Superior Gestão Educacional: desafios do ensino superior A Interdisciplinaridade no Ensino de Engenharia Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem Psicologia da Educação Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total     40 h 40 h 40 h 40 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 20 h 720 h    
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