Todos os Cursos
Cursos
Mais de 1000 cursos e mais de 30000 alunos
PRODUÇÃO TEXTUAL
O curso de Pós-graduação em Produção Textual, aperfeiçoar, desenvolver e especializar professores de Língua Portuguesa, Jornalistas, Escritores e demais áreas, em relação à abordagem didático-pedagógica das técnicas de leitura e escrita, além de fornecer orientações acerca do funcionamento dos mecanismos da língua no contexto dos gêneros textuais, permitindo o conhecimento das principais teorias da linguagem e o desenvolvimento de práticas de leitura e utilização de todos os recourses de coesão e coerência na utilização da gramática normativa escrita. Permitir reflexão e discussão sobre a prática pedagógica cotidiana em torno da leitura e escrita.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Produção Textual destina-se a formação de profissionais da área Letras, professores de educação infantil, formados em Comunicação, Pedagogia, História, Direito, Administração e áreas afins e profissionais da área de produção cultural.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
07
08
Inovações Tecnológicas
Análise do Discurso
Gêneros Textuais e Ensino: do Texto ao Hipertexto
40 h
60 h
60h
09
Análise Textual
60 h
10
11
12
13
14
Interpretação e Produção Textual
Variação Linguística
Novas Ortografias da Língua Portuguesa
Texto, Coerência e Coesão
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Carga Horária Total
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
700 h
Ver mais
PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO
O curso de Pós-graduação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano, visa apresentar a relevância do movimento e da ludicidade no desenvolvimento humano. Abordar no curso a importância da psicomotricidade e do brincar para a criança e seu desenvolvimento, abranger os conhecimentos sobre cada etapa do desenvolvimento infantil, as metodologias de trabalho mais adequadas para a Educação Infantil utilizando-se da psicomotricidade para promover o desenvolvimento e a aprendizagem de forma prazerosa e significativa.
O aprofundamento em estudos para a compreensão da relevância da psicomotricidade para o desenvolvimento saudável da criança e também para o seu processo de aprendizagem se justifica pela busca crescente da qualidade do trabalho pedagógico com esse seguimento devido a sua importância para toda a vida escolar presente e futura.
Geral
Compreender que a psicomotricidade não se limita ao corpo em movimento, mas se refere também ao cognitivo e ao social, ou seja, movimenta e interfere em toda a ação e atuação humana.
Específicos
a) Refletir sobre a importância da psicomotricidade e do brincar para o desenvolvimento saudável da criança.
b) Analisar a importância da conexão psicomotricidade e situações de aprendizagem significativa para a criança.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano, destina-se a graduados do Curso de Pedagogia e áreas afins. : Desenvolver práticas voltadas ao desenvolvimento humano, a partir das ferramentas da psicomotricidade.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Psicomotricidade e Desenvolvimento
80 h
02
Psicomotricidade e Psicopedagogia
80 h
03
Práticas de Ensino para Alunos de NEE
80 h
04
05
06
07
08
09
Teorias do Desenvolvimento
Diagnóstico Infantil em Psicopedagogia
Processo Diagnóstico em Psicopedagogia
Docência Do Ensino Superior
Metodologia Científica
Trabalho De Conclusão De Curso – TCC
Carga Horária Total
80 h
80 h
80 h
50 h
50 h
50 h
630 h
Ver mais
PSICOMOTRICIDADE INSTITUCIONAL, CLÍNICA E TGD
O curso de Pós-graduação em Psicomotricidade Institucional, Clínica e TGD, têm como objetivo especializar profissionais no campo lúdico-criativo, integrando aspectos teóricos e experimentais de expressões lúdicas e criativas em suas áreas originais de atuação profissional, capacitar os profissionais para o trabalho de intervenção psicomotora, oferecendo-lhes conhecimento para atuarem tanto na prevenção quanto no tratamento dos problemas de aprendizagem, nos transtornos globais do desenvolvimento, em uma abordagem psicomotora clínica, que considera o sujeito no seu meio escolar, sociocultural e familiar e viabilizar o enfoque preventivo dos Transtornos/Dificuldades de Aprendizagem na esfera institucional.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Psicomotricidade Institucional, Clínica e TGD, destina-se a Educadores, Psicólogos, Pedagogos, Fonoaudiólogos e áreas afins.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Fundamentos, Evolução e Desenvolvimento Psicomotor
60 h
08
Psicomotricidade
40 h
09
Teorias da Aprendizagem
40 h
10
Estimulação Precoce
60 h
11
Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD
60 h
12
Psicomotricidade Relacional – Teoria e Prática
60 h
13
TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
40 h
14
Deficiências Sensoriais
40 h
15
Cognição e Processos do Desenvolvimento Infantil e Adolescente
40 h
16
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
720 h
Ver mais
PSICOPEDAGOGIA - ASPECTOS TEÓRICOS
Descrição
O curso de pós-graduação em Psicopedagogia- Aspectos Teóricos, busca instrumentalizar os pós graduandos à aquisição de competências psicopedagógicas embasadas numa fundamentação teórico que lhes assegure o exercício da Psicopedagogia frente às questões e desafios da aprendizagem, treinamentos, reeducação do adulto trabalhador, testes psicocognitivos e demais obstáculos freqüentemente encontrados no cotidiano do psicopedagogo.
Público Alvo
A pós-graduação em Psicopedagogia- Aspectos Teóricos, destina-se a profissionais de diferentes áreas da educação ou de campos correlatos à educação que atuem ou desejem atuar como psicopedagogos.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Aprendizagem e Comportamento
80 h
02
Desenvolvimento Cognitivo
80 h
03
Fundamentos Históricos Conceituais e Áreas de Atuação do Profissional
80 h
04
05
Dificuldade de Aprendizagem – Reeducação no Trabalho
Fundamentos da Psicopedagogia
80 h
80 h
06
Intervenções Psicopedagógicos e Necessidades Especiais
80 h
09
10
11
Noções de Psicologia Clínica
Docência do Ensino Superior
Metodologia Científica
80 h
50 h
50 h
12
Trabalho de Conclusão de Curso
50 h
Carga Horária Total
710 h
Ver mais
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica, tem como objetivo Capacitar profissionais que possam contribuir com as construções de conhecimentos dos educandos. A especialização em Psicopedagogia Clínica possibilita que o especialista atue na prevenção, diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagens.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica destina-se aos graduados nas áreas de educação e pedagogia e demais profissionais de nível superior interessados em atuar com psicopedagogia clínica.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
02
03
04
05
06
07
Ética Geral e Profissional
Metodologia Científica
Direitos Humanos
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Fundamentos da Psicopedagogia Clínica
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
08
Psicomotricidade e Psicopedagogia
40 h
09
10
11
12
13
14
15
Práticas de Ensino para Alunos de NEE
Processo de Diagnóstico em Psicopedagogia
Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem
Educação Inclusiva e Psicopedagogia
Docência do Ensino Superior
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
40 h
50 h
60 h
40 h
630 h
Ver mais
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E EDUCAÇÃO INFANTIL
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil, tem como objetivo qualificar os profissionais a atuarem em instituição escolar, de modo a contribuir para a prevenção e intervenção dos problemas e dificuldades de aprendizagem dentro do espaço escolar, como também nos espaços clínicos. Compreende o método, as técnicas e os recourses utilizados no processo de identificação, intervenção e prevenção de dificuldades no processo de aprendizagem em diferentes abordagens e a área de Educação Infantil tem por objetivo construir e reconstruir os saberes teóricos desta modalidade de ensino bem como apresentar propostas de trabalhos práticos por meio de oficinas que possam ser utilizados no cotidiano deste profissional de modo a subsidiar melhor a sua prática pedagógica.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil, destina-se a Educadores, Psicólogos, Pedagogos e áreas afins.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita
60 h
08
Bases Neurológicas do Desenvolvimento de 0 a 10 anos
60 h
09
Ética no Trabalho Psicopedagógico
60 h
10
Desenvolvimento Psicomotor e Desenvolvimento Humano
60 h
11
Diagnósticos e Intervenções Psicopedagógicas
60 h
12
Distúrbio de Aprendizagem
60 h
13
Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no Âmbito da Aprendizagem
60 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
Ver mais
QUÍMICA (PÓS GRADUAÇÃO)
O curso de Pós-graduação em Química, tem como objetivo viabilizar a construção de conhecimentos que promovam uma reflexão sobre as competências e habilidades a serem desenvolvidas nos alunos de química, bem como promover a especialização do educador atuante nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, a fim de capacitá-lo praticamente como mediador da aprendizagem.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Química, destina-se a professores licenciados em diversas áreas de conhecimentos, além de outros profissionais graduados interessados nas docências de ensino na área de Educação.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
A Formação no Ensino da Química
Fundamentos Gerais da Química
Tópicos de Química no Cotidiano
Didática e Avaliação no Aprendizado de Química
Filosofia no Ensino das Ciências Naturais
Fundamentos de Química aplicado ao Ensino
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
640 h
Ver mais
TGD – TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
O curso de Pós-graduação em TGD - Transtornos Globais do Desenvolvimento, tem como objetivo possibilitar melhor atendimento ao sujeito que apresenta necessidades especiais, por meio de estudos individuais e coletivos, formando conceitos entendendo a neurociência nos seus vários aspectos, ou seja nos Transtornos Globais de Desenvolvimento – TGD, bem como altas habilidades/superdotação.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação TGD - Transtornos Globais do Desenvolvimento, destina-se a profissionais das áreas de educação: professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físicos, habilitados para educação básica que desejam especializar-se nesta área.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Legislação e Políticas de Inclusão
TGD -Transtornos Globais do Desenvolvimento
Neurociência e Educação
Sala de Recourses Multifuncionais
Educação Especial Inclusiva
Novas Tecnologias Aplicadas a Educação Especial
Desenvolvimento Psicomotor e Desenvolvimento Humano
Tecnologias Assistivas
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
720 h
Ver mais
TÓPICOS ESPECIAIS EM MATEMÁTICA
O curso de Pós-graduação em Tópicos Especiais em Matemática, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento profissional de docentes da área de Matemática, desenvolvendo com o auxílio da TDIC, um objeto de aprendizagem para o ensino de conceitos da Educação Matemática; Possibilitando verificar, a partir da utilização da Educação Matemática, fatores importantes para a melhoria da compreensão geométrica.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Tópicos Especiais em Matemática, é destinado a profissionais graduados da área da Matemática, Estatística, Engenharia e áreas relacionadas, bem como interessados nessa área de atuação.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Modelagem e Funções na Resolução de Problemas
60 h
08
Didática da Matemática
60 h
09
Análise Real
60 h
10
Probabilidade e Estatística
60 h
11
Geometria Analítica
60 h
12
Etnomatemática
60 h
13
Didática da Álgebra
60 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
Ver mais
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA - ÊNFASE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
Descrição
O curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva- ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla, abordará criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento.
O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.
Geral
Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.
Específicos
-Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania.-Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.
Público Alvo
O curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla destina-se a graduados em Qualquer Área do Conhecimento – Graduação Tradicional ou Tecnológica.
Carga Horária
N°
Disciplinas
CH
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Atendimentos às Deficiências Múltiplas
40 h
08
Deficiência Auditiva e Visual
40 h
09
Deficiência Intelectual e Física
40 h
10
Fundamentos da Educação Inclusiva
40 h
11
Tecnologias Assistivas
40 h
12
Transtornos Globais do Desenvolvimento
40 h
13
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
20 h
Carga Horária Total
500 h
Ver mais