Todos os Cursos

Cursos

Mais de 1000 cursos e mais de 30000 alunos

PRODUÇÃO TEXTUAL
O curso de Pós-graduação em Produção Textual, aperfeiçoar, desenvolver e especializar professores de Língua Portuguesa, Jornalistas, Escritores e demais áreas, em relação à abordagem didático-pedagógica das técnicas de leitura e escrita, além de fornecer orientações acerca do funcionamento dos mecanismos da língua no contexto dos gêneros textuais, permitindo o conhecimento das principais teorias da linguagem e o desenvolvimento de práticas de leitura e utilização de todos os recourses de coesão e coerência na utilização da gramática normativa escrita. Permitir reflexão e discussão sobre a prática pedagógica cotidiana em torno da leitura e escrita.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Produção Textual destina-se a formação de profissionais da área Letras, professores de educação infantil, formados em Comunicação, Pedagogia, História, Direito, Administração e áreas afins e profissionais da área de produção cultural.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 07 08 Inovações Tecnológicas Análise do Discurso Gêneros Textuais e Ensino: do Texto ao Hipertexto 40 h 60 h 60h 09 Análise Textual 60 h 10 11 12 13 14     Interpretação e Produção Textual Variação Linguística Novas Ortografias da Língua Portuguesa Texto, Coerência e Coesão Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Total   60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 700 h  
Ver mais
PRODUÇÃO TEXTUAL
PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO
O curso de Pós-graduação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano, visa apresentar a relevância do movimento e da ludicidade no desenvolvimento humano. Abordar no curso a importância da psicomotricidade e do brincar para a criança e seu desenvolvimento, abranger os conhecimentos sobre cada etapa do desenvolvimento infantil, as metodologias de trabalho mais adequadas   para a Educação Infantil utilizando-se da psicomotricidade para promover o desenvolvimento e a aprendizagem de forma prazerosa e significativa. O aprofundamento em estudos para a compreensão da relevância da psicomotricidade para o desenvolvimento saudável da criança e também para o seu processo de aprendizagem se justifica pela busca crescente da qualidade do trabalho pedagógico com esse seguimento devido a sua importância para toda a vida escolar presente e futura.    Geral Compreender que a psicomotricidade não se limita ao corpo em movimento, mas se refere também ao cognitivo e ao social, ou seja, movimenta e interfere em toda a ação e atuação humana.   Específicos a) Refletir sobre a importância da psicomotricidade e do brincar para o desenvolvimento saudável da criança. b) Analisar a importância da conexão psicomotricidade e situações de aprendizagem significativa para a criança.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano, destina-se a graduados do Curso de Pedagogia e áreas afins. : Desenvolver práticas voltadas ao desenvolvimento humano, a partir das ferramentas da psicomotricidade.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Psicomotricidade e Desenvolvimento 80 h 02 Psicomotricidade e Psicopedagogia 80 h 03 Práticas de Ensino para Alunos de NEE 80 h 04 05 06 07 08 09 Teorias do Desenvolvimento Diagnóstico Infantil em Psicopedagogia Processo Diagnóstico em Psicopedagogia Docência Do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho De Conclusão De Curso – TCC Carga Horária Total         80 h 80 h 80 h 50 h 50 h 50 h 630 h
Ver mais
PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO
PSICOMOTRICIDADE INSTITUCIONAL, CLÍNICA E TGD
O curso de Pós-graduação em Psicomotricidade Institucional, Clínica e TGD, têm como objetivo especializar profissionais no campo lúdico-criativo, integrando aspectos teóricos e experimentais de expressões lúdicas e criativas em suas áreas originais de atuação profissional, capacitar os profissionais para o trabalho de intervenção psicomotora, oferecendo-lhes conhecimento para atuarem tanto na prevenção quanto no tratamento dos problemas de aprendizagem, nos transtornos globais do desenvolvimento, em uma abordagem psicomotora clínica, que considera o sujeito no seu meio escolar, sociocultural e familiar e viabilizar o enfoque preventivo dos Transtornos/Dificuldades de Aprendizagem na esfera institucional.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Psicomotricidade Institucional, Clínica e TGD, destina-se a Educadores, Psicólogos, Pedagogos, Fonoaudiólogos e áreas afins.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Fundamentos, Evolução e Desenvolvimento Psicomotor 60 h 08 Psicomotricidade 40 h 09 Teorias da Aprendizagem 40 h 10 Estimulação Precoce 60 h 11 Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD 60 h 12 Psicomotricidade Relacional – Teoria e Prática 60 h 13 TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade 40 h 14 Deficiências Sensoriais 40 h 15 Cognição e Processos do Desenvolvimento Infantil e Adolescente 40 h 16 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 720 h
Ver mais
PSICOMOTRICIDADE INSTITUCIONAL, CLÍNICA E TGD
PSICOPEDAGOGIA - ASPECTOS TEÓRICOS
Descrição O curso de pós-graduação em Psicopedagogia- Aspectos Teóricos, busca instrumentalizar os pós graduandos à aquisição de competências psicopedagógicas embasadas numa fundamentação teórico que lhes assegure o exercício da Psicopedagogia frente às questões e desafios da aprendizagem, treinamentos, reeducação do adulto trabalhador, testes psicocognitivos e demais obstáculos freqüentemente encontrados no cotidiano do psicopedagogo.   Público Alvo A pós-graduação em Psicopedagogia- Aspectos Teóricos, destina-se a profissionais de diferentes áreas da educação ou de campos correlatos à educação que atuem ou desejem atuar como psicopedagogos.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Aprendizagem e Comportamento 80 h 02 Desenvolvimento Cognitivo 80 h 03 Fundamentos Históricos Conceituais e Áreas de Atuação do Profissional 80 h 04 05 Dificuldade de Aprendizagem – Reeducação no Trabalho Fundamentos da Psicopedagogia 80 h 80 h 06 Intervenções Psicopedagógicos e Necessidades Especiais 80 h 09 10 11 Noções de Psicologia Clínica Docência do Ensino Superior Metodologia Científica 80 h 50 h 50 h 12 Trabalho de Conclusão de Curso 50 h Carga Horária Total 710 h
Ver mais
PSICOPEDAGOGIA - ASPECTOS TEÓRICOS
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica, tem como objetivo Capacitar profissionais que possam contribuir com as construções de conhecimentos dos educandos. A especialização em Psicopedagogia Clínica possibilita que o especialista atue na prevenção, diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagens.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica destina-se aos graduados nas áreas de educação e pedagogia e demais profissionais de nível superior interessados em atuar com psicopedagogia clínica.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 02 03 04 05 06 07 Ética Geral e Profissional Metodologia Científica Direitos Humanos Língua Brasileira de Sinais – Libras Docência do Ensino Superior Inovações Tecnológicas Fundamentos da Psicopedagogia Clínica 40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 08 Psicomotricidade e Psicopedagogia 40 h 09 10 11 12 13 14 15     Práticas de Ensino para Alunos de NEE Processo de Diagnóstico em Psicopedagogia Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem Educação Inclusiva e Psicopedagogia Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Total   40 h 40 h 40 h 40 h 50 h 60 h 40 h 630 h  
Ver mais
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E EDUCAÇÃO INFANTIL
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil, tem como objetivo qualificar os profissionais a atuarem em instituição escolar, de modo a contribuir para a prevenção e intervenção dos problemas e dificuldades de aprendizagem dentro do espaço escolar, como também nos espaços clínicos. Compreende o método, as técnicas e os recourses utilizados no processo de identificação, intervenção e prevenção de dificuldades no processo de aprendizagem em diferentes abordagens e a área de Educação Infantil tem por objetivo construir e reconstruir os saberes teóricos desta modalidade de ensino bem como apresentar propostas de trabalhos práticos por meio de oficinas que possam ser utilizados no cotidiano deste profissional de modo a subsidiar melhor a sua prática pedagógica.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil, destina-se a Educadores, Psicólogos, Pedagogos e áreas afins.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita 60 h 08 Bases Neurológicas do Desenvolvimento de 0 a 10 anos 60 h 09 Ética no Trabalho Psicopedagógico 60 h 10 Desenvolvimento Psicomotor e Desenvolvimento Humano 60 h 11 Diagnósticos e Intervenções Psicopedagógicas 60 h 12 Distúrbio de Aprendizagem 60 h 13 Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no Âmbito da Aprendizagem          60 h     14 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 700 h  
Ver mais
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E EDUCAÇÃO INFANTIL
QUÍMICA (PÓS GRADUAÇÃO)
O curso de Pós-graduação em Química, tem como objetivo viabilizar a construção de conhecimentos que promovam uma reflexão sobre as competências e habilidades a serem desenvolvidas nos alunos de química, bem como promover a especialização do educador atuante nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, a fim de capacitá-lo praticamente como mediador da aprendizagem.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Química, destina-se a professores licenciados em diversas áreas de conhecimentos, além de outros profissionais graduados interessados nas docências de ensino na área de Educação.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13       Língua Brasileira de Sinais – Libras Docência do Ensino Superior Inovações Tecnológicas A Formação no Ensino da Química Fundamentos Gerais da Química Tópicos de Química no Cotidiano Didática e Avaliação no Aprendizado de Química Filosofia no Ensino das Ciências Naturais Fundamentos de Química aplicado ao Ensino Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total     40 h 40 h 40 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 640 h    
Ver mais
QUÍMICA (PÓS GRADUAÇÃO)
TGD – TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
O curso de Pós-graduação em TGD - Transtornos Globais do Desenvolvimento, tem como objetivo possibilitar melhor atendimento ao sujeito que apresenta necessidades especiais, por meio de estudos individuais e coletivos, formando conceitos entendendo a neurociência nos seus vários aspectos, ou seja nos Transtornos Globais de Desenvolvimento – TGD, bem como altas habilidades/superdotação.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação TGD - Transtornos Globais do Desenvolvimento, destina-se a profissionais das áreas de educação: professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físicos, habilitados para educação básica que desejam especializar-se nesta área.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15             Língua Brasileira de Sinais – Libras Docência do Ensino Superior Inovações Tecnológicas         Legislação e Políticas de Inclusão     TGD -Transtornos Globais do Desenvolvimento Neurociência e Educação Sala de Recourses Multifuncionais Educação Especial Inclusiva Novas Tecnologias Aplicadas a Educação Especial Desenvolvimento Psicomotor e Desenvolvimento Humano Tecnologias Assistivas Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total     40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 720 h    
Ver mais
TGD – TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS EM MATEMÁTICA
O curso de Pós-graduação em Tópicos Especiais em Matemática, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento profissional de docentes da área de Matemática, desenvolvendo com o auxílio da TDIC, um objeto de aprendizagem para o ensino de conceitos da Educação Matemática; Possibilitando verificar, a partir da utilização da Educação Matemática, fatores importantes para a melhoria da compreensão geométrica.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Tópicos Especiais em Matemática, é destinado a profissionais graduados da área da Matemática, Estatística, Engenharia e áreas relacionadas, bem como interessados nessa área de atuação.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Modelagem e Funções na Resolução de Problemas 60 h 08 Didática da Matemática 60 h 09 Análise Real 60 h 10 Probabilidade e Estatística 60 h 11 Geometria Analítica 60 h 12 Etnomatemática 60 h 13 Didática da Álgebra 60 h 14 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 700 h
Ver mais
TÓPICOS ESPECIAIS EM MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA - ÊNFASE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
Descrição O curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva- ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla, abordará criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento. O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.   Geral Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.   Específicos -Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania.-Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.   Público Alvo O curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla destina-se a graduados em Qualquer Área do Conhecimento – Graduação Tradicional ou Tecnológica.   Carga Horária N° Disciplinas CH 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Atendimentos às Deficiências Múltiplas 40 h 08 Deficiência Auditiva e Visual 40 h 09 Deficiência Intelectual e Física 40 h 10 Fundamentos da Educação Inclusiva 40 h 11 Tecnologias Assistivas 40 h 12 Transtornos Globais do Desenvolvimento 40 h 13 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 20 h Carga Horária Total 500 h  
Ver mais
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA - ÊNFASE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA