Todos os Cursos
Cursos
Mais de 1000 cursos e mais de 30000 alunos
ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E EJA
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
40 h
40 h
40 h
Ver mais
ENSINO DE GEOGRAFIA, MEIO AMBIENTE E HISTÓRIA
O curso de Pós-graduação em Ensino de Geografia, Meio Ambiente e História tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas para a atividade docente propiciando a formação de profissionais da área das ciências humanas no sentido da ampliação dos seus conhecimentos em Geografia, Meio Ambiente e História, considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, socializando experiências e reconstruindo saberes para tornar educadores profissionais completos e preparados para as necessidades do mercado.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Ensino de Geografia, Meio Ambiente e História, destina-se a graduados em courses superiores em geral, profissionais da área de Geografia, História e áreas afins.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Políticas Públicas para a Sustentabilidade
Desenvolvimento Sustentável
Educação Ambiental
Estudos Humanos
Fundamentos da Geografia
História do Brasil
História das Ciências e Ensino
Políticas de Gerenciamento de Recourses Hídricos
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
720 h
Ver mais
ETNOLOGIA INDÍGENA
O curso de Pós-graduação em Etnologia Indígena, tem como objetivo explorar as características e os principais temas que estruturaram os estudos dos aspectos etnológicos indígenas.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Etnologia Indígena, destina-se a profissionais Pedagogos, Assistentes Sociais, Professores de diferentes campos do conhecimento.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Introdução à História Indígena
Antropologia e Cultura
Os povos Indígenas na Atualidade
A História do Brasil
Fundamentos da Etnologia
História da América
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
640 h
Ver mais
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
O curso de pós-graduação em Historiografia Brasileira, tem como objetivo o estudo e reflexão sobre as matrizes da historiografia brasileira relacionando-as com as principais correntes históricas; percepção dos momentos de rupturas da historiografia nos diferentes contextos históricos; a historiografia brasileira contemporânea e as novas tendências. Análise crítica da historiografia reproduzida nos livros didáticos de História do ensino básico. Analisar o processo de construção do conhecimento histórico edificado pelos historiadores brasileiros no período que vai dos meados do século XIX até os dias atuais.
Público alvo
O curso de pós-graduação em Historiografia Brasileira é destinado a profissionais graduados em História, Geografia, Ciências Sociais, Pedagogia, com licenciatura plena nessas áreas. Além de bacharéis na grande área das Ciências Humanas, tais como Direito, Serviço Social, Economia, e demais profissionais com interesse em desenvolver pesquisa e conhecimentos mais aprofundados sobre a Historiografia Brasileira.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
História Do Brasil
60 h
02
História Cultural
60 h
03
História da África e dos Africanos – dos Primórdios ao Período Colonial
60 h
04
Apontamento para Pensar o Ensino de História Hoje
60 h
05
Introdução à História Indígena
60 h
06
História da República
60 h
07
Ideia de Império e a Fundação da Monarquia Constitucional no Brasil
60 h
08
Tópicos Contemporâneos da História do Brasil
80 h
09
Apontamento para Pensar o Ensino de História Hoje
80 h
10
Docência do Ensino Superior
40 h
11
Metodologia Científica
40 h
12
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
Ver mais
LETRAS: PORTUGUÊS E LITERATURA
Descrição
O curso de Pós-graduação em Letras: Português e Literatura, tem por objetivo atender às necessidades para atuar em letras: português e literatura por meio da formação continuada, promover a atualização dos conhecimentos em relação às diferentes ações, solidificando a confiança para atuar em diversas funções. Assim, o curso poderá contribuir com a qualificação dos conteúdos que envolvem a língua portuguesa, literatura brasileira, teorias de aprendizagem, gramática, habilidades em metalinguística, entre outras.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Letras: Português e Literatura, destina-se aos profissionais das áreas de Pedagogia, Jornalismo e demais segmentos da área da comunicação que busquem aprimorar o conhecimento literário e o conhecimento da Língua Portuguesa, com vistas às técnicas de produção de textos.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Teoria Literária
60 h
08
Texto, coerência e coesão
60 h
09
Compreensão e Produção de Textos em Língua Materna
60 h
10
Linguística e Linguagem
60 h
11
Literatura Brasileira
60 h
12
Funções da Linguagem da Literatura Brasileira
60 h
13
Gêneros Textuais da Literatura Brasileira
60 h
14
Trabalho De Conclusão De Curso – TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
Ver mais
LÍNGUA PORTUGUESA COM LITERATURA
O curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa com Literatura, tem como objetivo atualizar os conteúdos literários, linguísticos e culturais para aplicação profissional de professores, jornalistas, pedagogos e em todas as áreas de humanidades, bem como revisar e ampliar os conteúdos gramaticais da norma culta e prática de redação. Ainda, atender ao disposto na Resolução CES, n.1, de 6 de abril de 2018 do Conselho Nacional da Educação.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Língua Portuguesa com Literatura, destina-se a graduados em curso superior, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Literatura e Ensino
60 h
08
Teorias Críticas da Literatura
60 h
09
Gêneros Textuais: Reflexões e Ensino
60 h
10
Texto, Coerência e Coesão
60 h
11
Morfossintaxe e Processamento do Texto
60 h
12
Leitura, Escrita e Intertextualidade: Repertórios
60 h
13
Linguística Semântico-Funcional: Fundamentos e Aplicabilidade
40 h
14
Educação, Gêneros Digitais e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
40 h
15
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
40 h
Carga Horária Total
720 h
Ver mais
LÍNGUA INGLESA
O curso de Pós-graduação em Língua Inglesa, tem como objetivo formar especialistas em Língua Inglesa, visando à proficiência linguística, bem como propiciar ao aluno condições para atingir proficiência linguística nas habilidades de: Comunicação oral, Compreensão oral, Comunicação escrita e Compreensão do texto escrito.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Língua Inglesa, destina-se a graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação. É desejável que tenham conhecimento básico do idioma.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Introdução a Língua Inglesa
Fundamentos de Linguística
Fonologia e Fonética da Língua Inglesa
Morfossintaxe da Língua Inglesa I
Morfossintaxe da Língua Inglesa II
Semântica e Tradução
Textos Literários
Interpretação de Texto e Produção de Texto em Inglês
Educação, Ciberespaço e Cibercultura
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
40 h
40 h
40 h
720 h
Ver mais
LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
40 h
40 h
40 h
Ver mais
LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DE LEITORES
O curso de Pós-graduação em Linguística e Formação de Leitores, tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento de graduandos em Letras e áreas afins que desejam atuar no Magistério de Ensino Fundamental II, no Ensino Médio ou no Ensino Superior, atualizando seus conhecimentos e enriquecendo sua atividade docente. Permitir ao profissional: tratar o ensino da língua de forma adequada à função social da linguagem; desenvolver habilidades e competências profissionais, capacitando-o para trabalhar com novas metodologias, de acordo com os PCNs.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Linguística e Formação de Leitores, destina-se aos graduados em Letras, Pedagogia, Comunicação Social, ou áreas afins.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Morfologia
Linguística Aspectos Fonéticos, Fonológicos e Sociolinguísticos
Linguística Textual
Consciência Fonológica
Análise da Produção Textual
Literatura Brasileira
Leitura e Formação do Leitor
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
700 h
Ver mais
LUDOPEDAGOGIA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
O curso de Pós-graduação em Ludopedagogia e Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais, tem como objetivo levar o profissional para a utilização de ferramentas lúdicas, habilitando-o a criar e promover ambientes de ensino-aprendizagem que propiciem o desenvolvimento da criança, ao mesmo tempo em que facilita a abordagem do professor, podendo contribuir com a qualificação dos procedimentos que envolvem Desenvolvimento Psicomotor e Desenvolvimento Humano nos Anos Iniciais, Ludicidade e o Imaginário Infantil na Ludopedagogia, Psicologia do Desenvolvimento de 0 a 10 anos, entre outros.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Ludopedagogia e Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais, destina-se a profissionais que atuam em Educação, em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental em instituições de ensino com formação em Pedagogia, Psicologia ou outros courses superiores nas áreas humanas e sociais.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Psicomotricidade
60 h
08
Literatura e Linguagem Infantil
60 h
09
Aprendizagem e Ludopedagogia
60 h
10
Ludopedagogia na Educação Infantil
60 h
11
Psicologia do Desenvolvimento de 0 a 10 anos
60 h
12
Ludicidade Psicomotricidade e o Imaginário Infantil
60 h
13
Desenvolvimento Cognitivo de Ludicidade
40 h
14
Desenvolvimento Psicomotor e Desenvolvimento Humano nos Anos Iniciais
40 h
15
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
720 h
Ver mais