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DOCÊNCIA DO ENSINO RELIGIOSO
O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Religioso, tem como objetivo conceder conhecimento das ciências da religião, da teologia e da educação para habilitar profissionais para a área do ensino religioso, favorecendo o conhecimento do campo, refletindo sobre sua função nas escolas e estimulando a reflexão sobre o papel do educador para a religiosidade. Formar profissionais especialistas na docência de ensino religioso para atuar nas escolas de educação básica e demais espaços educativos.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Religioso, destina-se a Profissionais com formação superior na área educacional, especialmente filósofos, teólogos, historiadores, juristas, bem como das ciências naturais interessados na interface entre religião e ciência, religião e vida.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Fundamentos da Religião
80 h
02
Formação da Identidade Docente
80 h
03
Didática do Ensino Religioso
80 h
04
Teologia e Cidadania
80 h
05
Ética, Religião e Cultura no Ensino Religioso
80 h
06
Psicologia da Religião
80 h
07
Docência do Ensino Superior
50 h
08
Metodologia Científica
50 h
09
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
50 h
Carga Horária Total
630 h
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DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE EM SISTEMAS DE SAÚDE
O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior com Ênfase em Sistema de Saúde, tem como objetivo capacitar profissionais graduados áreas da saúde e afins a atuar como Docentes em courses de Graduação e Pós-graduação em Ciências da Saúde; Capacitar profissionais para atuação como consultores em docência na área de saúde em geral; Capacitar profissionais para atuação como Docente em diferentes courses de Graduação e Pós-graduação na área de Saúde. Os profissionais ao concluírem o curso, estarão capacitados a atuar como especialistas em Docência em Ciências da Saúde. O egresso terá condições de atuar como docente, pesquisador, professor ou especialista, em organizações públicas, privadas e ONGs.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior com Ênfase em Sistema de Saúde, destina-se a profissionais de saúde.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Educação Permanente e Continuada em Serviços de Saúde
60 h
08
Gestão de Pessoas em Organizações Hospitalares
60 h
09
Marketing em Organizações de Saúde
60 h
10
Planejamento Estratégico em Saúde
60 h
11
Saúde Coletiva
60 h
12
Saúde Preventiva e Promoção a Saúde
60 h
13
Sistema de Saúde
60 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
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DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLAR
O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior da Educação Física e Escolar, tem como objetivo desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente do século 21, do debate sobre experiências profissionais da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior e mais especificamente, na área de Educação Física Escolar.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior da Educação Física e Escolar, destina-se a profissionais graduados na área de Educação Física.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
As TIC´s Aplicadas ao Ensino Superior
60 h
08
Aspectos Históricos da Educação Física Escolar: Evolução e Teorias
40 h
09
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
40 h
10
Educação Física na Educação Infantil
40 h
11
O Lúdico na Educação Física Escolar
60 h
12
Educação Física no Ensino Fundamental
40 h
13
Avaliação Escolar e Concepções Pedagógicas de Ensino
40 h
14
Comunicação e Marketing Pessoal
40 h
15
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
640 h
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DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E EJA
O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e EJA, tem como objetivo desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente do século 21, do debate sobre experiências profissionais da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e EJA, destina-se a professores com curso superior das diferentes áreas do saber e interessados na área da docência com formação superior.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Conhecimento e Aprendizagem com Jovens e Adultos
40 h
08
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização de Jovens e Adultos
60 h
09
Alfabetização em EJA
40 h
10
Legislação e Políticas Públicas
40 h
11
Inclusão Social e Diversidade
40 h
12
Comunicação e Marketing Pessoal
40 h
13
As TIC´s Aplicadas ao Ensino Superior
40 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
580 h
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DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR
Descrição
O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar, possibilita embasamento teórico à profissionais que queiram ingressar em práticas docentes do Ensino Superior, oferecendo embasamento teórico-metodológico que lhes permitam um aprofundamento pedagógico, social e ético de sua profissão, abordando temas relacionados às práticas e metodologias aplicadas nas Universidades, de forma que possam contribuir com modelos de reflexão acadêmica e ação nos espaços Universitários.
Espera-se que o especialista em Docência do Ensino Superior saiba refletir sobre o significado da profissão Docente, analisando as condições técnico-pedagógicas que favoreçam o bom desempenho docente, incluindo as novas tecnologias da informação e da comunicação como elementos que contribuam para a inovação da prática pedagógica.
INSPEÇÃO ESCOLAR Formar especialistas para atuarem no campo da Inspeção Escolar. O curso destina-se a todos os profissionais licenciados que desejam especializar-se e atuarem no exercício da Inspeção Escolar, poderão contribuir e oferecer melhores subsídios teórico-metodológicos para desenvolvimento de competências administrativas, técnicas, políticas e pedagógicas para o exercício das funções de Inspetor Escolar, na implementação das políticas e diretrizes da Educação Nacional e Estadual de Educação.
À medida que as mudanças legais foram ocorrendo no sistema educacional, foram também ampliando as atribuições da inspeção escolar, enfatizando a importância do assessoramento técnico e da colaboração aos sistemas de ensino, sendo uma constante a preocupação no sentido de orientar e aperfeiçoar, muito mais do que fiscalizar.
A inspeção é a função, por excelência, que tem a incumbência e os meios legais de verificar se os parâmetros prescritos foram seguidos, como também a competência técnica para orientar e aperfeiçoar os mecanismos de funcionamento escolar, conforme as políticas definidas pelo sistema de ensino.
Geral
Especializar profissionais que queiram ingressar em práticas docentes do Ensino Superior, oferecendo embasamento teórico-metodológico que lhes permitam um aprofundamento pedagógico, social e ético de sua profissão, abordando temas relacionados às práticas e metodologias aplicadas nas Universidades, de forma que possam contribuir com modelos de reflexão acadêmica e ação nos espaços Universitários.
Específicos
-Formar profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho.
-Formar profissionais capazes de atuar nos campos de trabalho que envolva conhecimentos das atividades vinculadas à sua área de atuação.
-Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em equipe de forma respeitosa e solidária.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar, destina-se a Todos os profissionais licenciados que desejam especializar-se e atuar no exercício da Inspeção Escolar, nas funções de Inspetor Escolar e na implementação das políticas e diretrizes da Educação Nacional e Estadual.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética e Administração Pública
70 h
02
Gestão Democrática e Participativa
70 h
03
Planejamento Educacional e Currículo
60 h
04
Prática da Inspeção Escolar
60 h
05
Projeto Político e Pedagógico
60 h
06
As TICDIS Aplicada ao Ensino
60 h
07
Docência do Ensino Superior
40 h
08
Metodologia Científica
40 h
09
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
500 h
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EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLINICA
O curso de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, abordará criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento. O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.
Geral
Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.
Específicos
-Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania.
-Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, destina-se a graduados em Pedagogia, Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Professores graduados do ensino fundamental e do ensino médio de diversas áreas (Educação Física, Música, Artes, entre outras), Coordenadores, Supervisores e Orientadores Educacionais graduados
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Aprendizagem, Educação Especial e Neurociência
80 h
02
Deficiência Intelectual e Neurociência
80 h
03
Deficiência Visual e plasticidade Cerebral
80 h
04
Testes e Fundamentos da Psicopedagogia e Neurociência
80 h
05
Comunicação alternativa ou aumentativa
80 h
06
Tecnologias Assistivas
80 h
07
Formação Docente e Neurociência
80 h
08
Docência do Ensino Superior
60 h
09
Metodologia Científica
50 h
10
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
50 h
Carga Horária Total
720 h
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DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM NUTRIÇÃO
O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior em Nutrição, tem como objetivo capacitar profissionais graduados em diferentes áreas, a atuar na docência em Nutrição, em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Capacitar profissionais para atuação como consultores e peritos, em Docência da Nutrição.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior em Nutrição, destina-se a nutricionistas, Educadores físicos, médicos, enfermeiros, demais profissionais de saúde, que estejam atuando ou pretendam atuar na docência em Nutrição. O especialista nesta área poderá atuar como docente, de acordo com sua área de graduação e especificidades das empresas e instituições contratantes, no ensino superior e de pós-graduação (especialização). Uma vez que o campo da Nutrição é bastante amplo, o docente pode atuar não apenas em no ensino superior em nível de graduação e pós-graduação, mas também em organizações não governamentais, em multinacionais e na área pública e privada.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Alimentação Saudável
60 h
08
Avaliação Nutricional
60 h
09
Educação Nutricional
60 h
10
Nutrição Humana
60 h
11
As TIC`s aplicadas no Ensino Superior
60 h
12
Legislação e Políticas Públicas
60 h
13
Avaliação Escolar e Concepções Pedagógicas de Ensino
60 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
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EDUCAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE EM ENFERMAGEM
O curso de Pós-graduação em Educação Continuada e Permanente em Enfermagem, tem como objetivo formar profissionais capacitados para que possam atuar com desenvolvimento e aprimoramento constante de suas competências implementando metodologias educacionais inovadoras buscando o aperfeiçoamento das práticas de enfermagem garantindo a qualidade da assistência prestada.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Educação Continuada e Permanente em Enfermagem, destina-se a profissionais da área de Saúde.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Conceito e Considerações Gerais Sobre Educação
60 h
08
Importância do Treinamento e Desenvolvimento do Pessoal da Enfermagem nas Organizações
60 h
09
Educação Permanente e Continuada em Serviços de Saúde
60 h
10
O Enfermeiro no Processo de Educação
60h
11
Tipos de Programas de Educação Continuada
60 h
12
Planejamento do Serviço de Educação Continuada
60 h
13
Qualidade em Serviços de Saúde
60 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
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EDUCAÇÃO CORPORATIVA
O curso de Pós-graduação em Educação Corporativa, tem como objetivo especializar profissionais para a concepção e desenvolvimento de programas e projetos de educação corporativa coerentes com a complexidade do contexto corporativo, pautados pela visão estratégica da instituição, suas demandas e necessidades, de maneira a contribuir com o desenvolvimento das competências necessárias ao alcance das metas corporativas.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Educação Corporativa, destina-se a profissionais de nível superior que tenham interesse em atuar na área de Educação Corporativa.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Gestão da Complexidade: Desafios Corporativos e Gestão do Conhecimento
80 h
08
Gestão por Competências
80 h
09
Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas
80 h
10
Gestão da Educação Corporativa: Políticas, Rotinas e Ferramentas
80 h
11
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação (EAD)
80 h
12
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
680 h
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EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E QUESTÕES ÉTNICO-SOCIAIS OU RACIAIS
O curso de Pós-graduação em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-sociais ou Raciais, tem como objetivo desenvolver atividades de pesquisa, na área de Direitos Humanos e questões Étnico-Sociais, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo, além de analisar os fundamentos dos Direitos Humanos e questões Étnico-Sociais refletindo sobre o contexto sócio-histórico-econômico-cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades políticas.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-sociais ou Raciais, destina-se a profissionais que desejam atuar na Direitos Humanos e questões Étnico-Sociais, tanto no setor governamental, como não governamental, como profissional crítico sobre seu papel na preservação destes direitos, em especial no que se refere à questão étnica. O curso destina-se a quaisquer profissionais com curso superior, embora mais comumente para aqueles formados nos courses da área de Ciências Humanas, em particular Serviço Social, Sociologia, Filosofia e correlatos.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Cultura e Diversidade Étnico-Racial
60 h
08
Educação para Direitos Humanos: Fundamentos Históricos e Teóricos
60 h
09
História do Brasil e a Presença dos Afro-Brasileiros
60 h
10
Literatura, Educação e Identidade Étnico – Racial
60 h
11
Bases Sociantropológicas dos Afrodescentes
60 h
12
Direito Constitucional e Legislação Social
60 h
13
Novas Tecnologias e Questões Étnico-Sociais
60 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
Ver mais