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VIOLÊNCIA ESCOLAR
O curso de Pós-graduação em Violência Escolar, tem como objetivo subsidiar, sobretudo, os educadores, preparando-os para enfrentar os fenômenos de conflito que podem surgir nas relações estabelecidas no ambiente escolar.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Violência Escolar destina-se a educadores públicos e privados, psicólogos e enfermeiros que trabalham em contextos educacionais.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 A Escola Contemporânea e a Violência Escolar 80 h 02 Prevenção à Violência Indisciplinar nas Escolas 80 h 03 04 05 06 07 08 Tipos, Causas e Consequências da Violência no Âmbito Escolar Violência e Sociedade Violência: O Papel da Escola e do Estado Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horaria Total 80 h 80 h 80 h 60 h 60 h 60 h 580 h
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VIOLÊNCIA ESCOLAR
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
O curso de Pós-graduação em Administração escolar, tem como objetivo capacitar profissionais das mais diversas áreas do conhecimento para atuação com planejamento e execução de atividades de ensino superior, em conformidade com as especificidades legais exigidas para esse fim; aperfeiçoar os profissionais que já atuam na área da docência superior, propiciando-lhes a aquisição de novas metodologias de ensino e aprendizado dos recourses didáticos mais atuais disponíveis no mercado.   Campo de Atuação Em Instituições de Ensino, atuando como gestor, exercendo atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão. Também poderá atuar em secretarias municipais e estaduais de ensino, orientando projetos, realizando planejamento educacional, participando de comissões e atividades de planejamento educacional estratégico.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Administração escolar, destina- se as pessoas graduadas em Pedagogia e profissionais licenciados na educação.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 A História da Educação no Brasil  60 h 08 Planejamento Educacional e Currículo 60 h 09 Legislação e Políticas Públicas na Educação 60 h 10 Gestão de Sistemas Educacionais 60 h 11 Projeto Político Pedagógico na Educação Básica 60 h 12 Avaliação Escolar e Concepções Pedagógicas de Ensino 60 h 13 Gestão de Pessoas 60 h 14 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 60 h   Carga Horária Total 720 h
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ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
O curso de Pós-graduação em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais, tem como objetivotem como objetivo  adensar os léxicos visando mai or capacitação na tradução e interpretação em diferentes contextos.Além de discutir as especificidades da atuação no campo educacional e trabalhar contextos de interpretação sinal/voz e voz/sinal.A pós-graduação em Tradutores e Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais também proporciona oficinas de interpretação durante o processo do curso e trabalha com a tradução de matérias escolares, matérias acadêmicas, matérias literários.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais, destina-sea pessoas portadoras de diploma de nível superior e fluentes em Libras (nível intermediário) que tenham interesse em atuar na tradução e interpretação de Libras e da Língua Portuguesa, em variados contextos sociais, de maneira simultânea e consecutiva.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Intérprete Educacional e Língua Portuguesa 60 h 08 09 10 11 12 13 Fundamentos da Educação de Surdos          Intérprete de Libras    Libras Avançado        Letramento em Libras            Ética na Tradução e Interpretação     Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Total 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 640 h
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TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E INSTITUCIONAIS
O curso de Pós-graduação em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Públicas e Institucionais, tem como objetivo capacitar profissionais de Biblioteconomia e Ciências da Informação para atuação em gestão e execução de atividades em Biblioteconomia, em conformidade com as especificidades legais exigidas para esse fim; aperfeiçoar os profissionais de Biblioteconomia e Ciências da Informação, propiciando-lhes a aquisição de novos saberes em Gestão de Bibliotecas Escolares e Institucionais.   Campo de Atuação O profissional com esta formação poderá atuar em bibliotecas públicas e privadas, em arquivos públicos e em acervos privados e institucionais, quer como Bibliotecário, caso possua credencial para isso, quer como Auxiliar de Biblioteca. Poderá ainda atuar como consultor ou gerente de projetos que envolva arquivo de documentos diversos.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Públicas e Institucionais, destina-se a pessoas com curso superior concluído em qualquer campo de saber e que tenham interesse em atuar no campo da Biblioteconomia.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 20 h 02 Metodologia Científica 20 h 03 Direitos Humanos 20 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 20 h 05 Docência do Ensino Superior 20 h 06 Inovações Tecnológicas 20 h 07 Introdução a Biblioteconomia 60 h 08 Biblioteconomia – Normas e Legislação 60 h 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18   Arquivologia Classificação, Indexação e Catalogação de Documentos Gestão de Arquivos Públicos e Institucionais Gestão de Bibliotecas Públicas Gestão de Bibliotecas Escolares Gestão de Bibliotecas de Instituições Privadas Inovações, Tecnologias e Gestão da Informação Processos e Rotinas em Biblioteconomia Liderança e Gestão de Equipe Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Total 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 720 h
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BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E INSTITUCIONAIS
BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
O curso de Pós-graduação em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares, tem como objetivo capacitar profissionais de Biblioteconomia e Ciências da Informação para atuação em gestão e execução de atividades em Biblioteconomia, em conformidade com as especificidades legais exigidas para esse fim; aperfeiçoar os profissionais de Biblioteconomia e Ciências da Informação, propiciando-lhes a aquisição de novos saberes em Gestão de Bibliotecas Escolares e Institucionais.   Campo de Atuação O profissional com esta formação poderá atuar em bibliotecas públicas e privadas, em arquivos públicos e em acervos privados e institucionais, quer como Bibliotecário, caso possua credencial para isso, quer como Auxiliar de Biblioteca. Poderá ainda atuar como consultor ou gerente de projetos que envolva arquivo de documentos diversos.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares, destina-se a pessoas com curso superior concluído em qualquer campo de saber e que tenham interesse em atuar no campo da Biblioteconomia.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Gestão de Bibliotecas Escolares 50 h 08 Gestão de Bibliotecas de Instituições Privadas 50 h 09 Inovações, Tecnologias e Gestão da Informação 50 h 10 Processos e Rotinas em Biblioteconomia 50 h 11 Liderança e Gestão de Equipe 50 h 12 Docência do Ensino Superior 40 h 13 Metodologia Científica 40 h 14 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40 h   Carga Horária Total 720 h
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BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
O curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, tem como objetivo capacitar profissionais das mais diversas áreas do conhecimento para atuarem com planejamento e execução de atividades de ensino superior, em conformidade com as especificidades legais exigidas para esse fim; aperfeiçoar os profissionais que já atuam na área da docência superior, propiciando-lhes a aquisição de novas metodologias de ensino e aprendizado dos recourses didáticos mais atuais disponíveis no mercado.   Campo de Atuação Em Instituições de Ensino Superior, atuando como professor, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.   Público Alvo O curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior destina-se a pessoas com curso superior concluído.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Estrutura e Funcionamento da Educação Universitária no Brasil 60 h 08 Políticas Públicas para o Ensino Superior no Brasil 60 h 09 Docência de Ensino Superior I 40 h 10 Docência de Ensino Superior II 40 h 11 Currículos e Planejamento no Ensino Superior 60 h 12 Elaboração de Instrumentos de Medida e Avaliação do Ensino Superior         60 h 13 Tecnologia Educacional: Novas Competências 60 h 14 Tecnologias de Informação, Comunicação Digital e Sociabilidades 60 h 15 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 720 h
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DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO NO CAMPO
O curso de Pós-graduação em Educação no Campo, tem como objetivo ampliar o acesso à formação continuada para profissionais com atuação na educação do campo. Visando contribuir para a oferta de uma educação contextualizada com realidade de sua população. Além disso, a pós-graduação em Educação no Campo oferece qualidade em conformidade com as Diretrizes para as Escolas do Campo, fixando-se na busca de atender as novas necessidades da sociedade, reinventando um novo modelo de docente com uma demanda de educação interdisciplinar.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Educação no Campo destina-se a licenciados de todas as áreas do conhecimento e outros profissionais com formação superior, atuantes nessa modalidade de ensino ou que possuam interesse em desempenhar funções de gestão dos processos educativos em espaços escolares e não escolares no campo. E ainda os que possuam interesse em dar continuidade aos estudos em programas de mestrado e doutorado (Stricto Sensu) nessa modalidade.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 5 0 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Biosfera e Biodiversidade 70 h 08 Didática da Educação do Campo 70 h 09 10 11 12 13 Educação Ambiental e Sustentabilidade Formação Docente para a Educação do Campo Fundamentos e Políticas da Educação do Campo Movimentos Sociais e a Questão Agrária Trabalho de Conclusão de Curso 70 h 70 h 70 h 70 h 50 h Carga Horária Total 720 h
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EDUCAÇÃO NO CAMPO
EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Descrição O curso de Pós-graduação em Educação Especial com Ênfase em Estimulação Precoce, abordará criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento. O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.   Geral Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.   Específicos -Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. -Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Educação Especial com Ênfase em Estimulação Precoce, destina-se a graduados em courses nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e afins.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Teorias do Desenvolvimento Humano 80 h 02 03 04 05 06 07 08 09 Projetos e Programas de Estimulação Precoce Princípios e Bases da Estimulação Precoce Ação Docente e Estimulação Precoce Neurociência e Estimulação Precoce Neurociência e Plasticidade Cerebral Docência do Ensino Superior Metodologia Científica Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total 80 h 80 h 80 h 80 h 80 h 60 h 50 h 50 h 640 h
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EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM ESTIMULAÇÃO PRECOCE
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO E SAÚDE
O curso de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva na Educação e Saúde, tem como objetivo preparar o profissional para lidar com várias situações e as práticas dentro do ambiente escolar, social de modo a promover a integração dos esforços entre sociedade, família e ambiente educacional.  Além disso, oferecer uma visão global sobre os processos e as políticas públicas de inclusão escolar, comunicação alternativa e suplementar, com vistas à inclusão do sujeito em seu regime de convivência. Entender as práticas lúdicas como processo de aprendizado e desenvolvimento.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva na Educação e Saúde, destina-se a professores universitários, graduados nos courses de bacharelado e licenciaturas das áreas de educação e da saúde: pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, professores de diferentes campos do conhecimento.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Legislação Brasileira: necessidades Especiais 40 h 08 Fundamentos de Psicologia: análise social da inclusão educacional 40 h 09 Desenvolvimento Cognitivo: aprendizagem e comportamento na Ed. Especial 40 h 10 Contribuição da neurociência no processo de inclusão 40 h 11 Ludoterapia: fundamentos históricos na Ed. Inclusiva 40 h 12 Mobilidade e baixa visão 40 h 13 Comunicação e Linguagens na tecnologia assistiva 40 h 14 Atendimento Educacional: sala de recourses  40 h 15 Aspectos práticos: estudos de caso 40 h 16 Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) 40 h 17 Multiculturalismo e educação 40 h 18 Trabalho De Conclusão De Curso – TCC 40 h   Carga Horária Total 720 h
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EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO E SAÚDE
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
O curso de Pós-graduação em Educação Financeira, tem como objetivo capacitar o profissional da educação no desenvolvimento e aplicação de novos conteúdos programáticos de educação financeira. Conhecimentos estes que propiciarão ferramentas adequadas na condução das práticas pedagógicas referentes ao tema. Além de relacionar os conhecimentos da educação financeira ao universo da neurociência para o entendimento de cada fase da vida, por fazer parte da ciência humana.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Educação Financeira, destina-se a profissionais de educação formados nas mais diversas áreas, bacharéis, licenciados e tecnólogos, que tenham interesse em atuar como docente em Educação Financeira.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 50 h 06 Inovações Tecnológicas 50 h 07 Análise, Planejamento, Investimento e Consultoria Financeira           60 h 08 Comunicação e Vendas 60 h 09 Gestão de Finanças Pessoais 60 h 10 Mudanças de Hábitos Financeiros para um Consumo 60 h 11 Princípios de Empreendedorismo 60 h 12 Psicologia Emocional Financeira 60 h 13 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 660 h
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA