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DOCÊNCIA DO ENSINO EM DIREITOS HUMANOS
O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino em Direitos Humanos, tem como objetivo promover, numa perspectiva multiplicadora, a aprendizagem de conhecimentos específicos, a troca de experiências, a reflexão crítica e a elaboração de projetos educativos no âmbito da Educação em Direitos Humanos.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Docência do Ensino em Direitos Humanos, destina-se a estudantes e docentes de graduação e dos programas de pós-graduação das diversas áreas, instituições superiores de formação, secretarias municipais e estadual de educação, associações e movimentos sociais.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológica
Didática I e II
Contexto Atual e Histórico dos Direitos Humanos
Direitos Humanos e Educação
Direitos Humanos e Ressocialização
Direitos Fundamentais do Ser Humano
Práticas Pedagógicas Educacionais
Direito Constitucional e Legislação Social
Planejamento e Avaliação Educacional
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
720 h
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DOCÊNCIA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
O curso de Pós-graduação em Docência em Ciência e Tecnologia da Informação, tem como objetivo favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como docente em Tecnologia da Informação, bem como, desenvolver atividades de pesquisa, na área de Tecnologia da Informação, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo, exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, artigo acadêmico, monografia, entre outros; Analisar os fundamentos da Tecnologia da Informação refletindo sobre o contexto sócio-histórico-econômico-cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais, aprofundar os conhecimentos sobre Tecnologia da Informação a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para atuarem na formação de auditores públicos, e, por último, ampliar a compreensão de concepções acerca de Tecnologia da Informação e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício da docência no Ensino Superior.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Docência em Ciência e Tecnologia da Informação, destina-se a profissionais graduados em Tecnologia da Informação, Ciências Exatas e profissionais com interesse na temática.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Gestão Estratégica e Organizacional
Introdução a Programação Web
Engenharia e Qualidade de Software
Gestão de Processos de Software
Segurança em Sistemas Web
Desenvolvimento em Aplicações Web
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
80 h
80 h
80 h
60 h
60 h
60 h
40 h
700 h
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EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ATIVIDADE DE RECREAÇÃO
O curso de Pós-graduação em Educação Física Escolar e Atividade de Recreação tem como objetivo a qualificação do professor de Educação Física Escolar e Atividades de Recreação na perspectiva democrática e da efetivação do direito à educação com qualidade social, desenvolvendo habilidades específicas para atuar como professor e pesquisador de Educação Física Escolar e Atividades de Recreação.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Educação Física Escolar e Atividade de Recreação, destina-se a Profissionais de Educação Física, Pedagogos, Psicólogos, Fisioterapeutas, Médicos, Nutricionistas, Farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde que atuam da docência.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Atividade Física e Saúde
40 h
08
Fisiologia do Exercício
40 h
09
Práticas de Educação Física Escolar
60 h
10
Teoria do Lazer – Lazer e Atividade de Recreação
60 h
11
Atletismo
60 h
12
TICs Aplicadas à Educação
60 h
13
Avaliação da Aprendizagem
60 h
14
Planejamento, Projeto Pedagógico e Organização Curricular
60 h
15
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
720 h
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PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
O curso de Pós-graduação em Pedagogia Social e Educação Especial e Inclusiva, tem como objetivo formar educadores sociais para a construção e o desenvolvimento das propostas de educação social em seus distintos âmbitos de ação e de intervenção socioeducativa, garantindo a formação integral dos indivíduos e sendo coerente com a aspiração de um protagonismo da vida cotidiana, capaz de reconhecer, valorizar e exercer seus direitos individuais e coletivos e especializa o profissional da Educação e de áreas afins em alternativas de estudo e pesquisa sobre como atender as necessidades educacionais de portadores de algum tipo de deficiência.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Pedagogia Social e Educação Especial e Inclusiva, destina-se a profissionais da área de Educação formal e não-formal, da área Social, da Saúde e da Cultura que trabalham com a reintegração social.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Adaptações Curriculares para a Educação para a Educação Inclusiva e Especial
40 h
08
Aspectos Psicológicos da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais
40 h
09
Comunicação Alternativa
60 h
10
Gestão e Elaboração de Projetos Sociais
60 h
11
Dinâmica das Relações Humanas e Liderança
60 h
12
Métodos e Técnicas de Trabalho com a Família
60 h
13
Pedagogia Social, Histórico e Conceito
60 h
14
Tecnologia Assistiva
60 h
15
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
720 h
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO
O curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão, tem como objetivo propiciar ao profissional uma leitura da diversidade existente no ambiente escolar – das individualidades de cada aluno, incluindo as dos portadores de necessidades especiais, analisando as Políticas de Inclusão e os modelos pedagógicos adotados em cada projeto social.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão, destina-se a profissionais graduados em nível superior, com interesse em atuar na área da Educação inclusiva em instituições de ensino e demais profissionais como gestores psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e outros.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Neurociência e Aprendizagem
40 h
08
Educação Especial: Fundamentos Legais, Filosóficos e Contexto Socioeconômico
60 h
09
Deficiência Visual: Estratégias Educacionais para o Trabalho de Inclusão
60 h
10
Deficiência Auditiva: Estratégias Educacionais para o Trabalho de Inclusão
60 h
11
O Contexto Socioeducacional na Perspectiva da Inclusão
60 h
12
A Relação Família, Escola e Deficiência Intelectual
60 h
13
Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e Transtornos de Comportamento
60 h
14
Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades
60 h
15
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
20 h
Carga Horária Total
720 h
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EDUCAÇÃO INFANTIL COM ÊNFASE NA INCLUSÃO
O curso de Pós-graduação em Educação Infantil com Ênfase na Inclusão, tem como objetivo tem como objetivo formar profissionais competentes para atuarem na área da educação além da importância de mobilizar conhecimentos de outras áreas, de modo a contribuir para a sua prática na Educação Infantil com ênfase na educação especial.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Educação Infantil com Ênfase na Inclusão, destina-se a profissionais já graduados na área de Educação: Professores, Coordenadores, Psicólogos, Assistentes Sociais e etc.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
08
09
10
11
12
13
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Funções Cerebrais e Cognição: Princípios e Conceitos (Neurologia)
Altas Habilidades e Superdotação
Educação Especial Inclusiva - Bases Teóricas
Alfabetização e Letramento
Políticas Públicas da Educação Especial
Currículo, Metodologia e Didática no contexto da Inclusão
Psicologia e Projetos de Inclusão
Trabalho Docente e Educação Inclusiva
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
720 h
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EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO MUSICAL
O curso de Pós-graduação em Educação Infantil e Educação Musical, tem como objetivo a formação de profissionais comprometidos com os processos de ensino e aprendizagem da música, capazes de articular esse conteúdo ao estudo das demais linguagens artísticas e de outros conteúdos curriculares.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Educação Infantil e Educação Musical, destina-se a profissionais graduados em Pedagogia, ou em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento, interessados na área de educação musical.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Fundamentos da Educação Musical
História do Ensino de Música e da Educação Musical no Brasil
Música e Educação: processos de criação, ensino e aprendizagem
Como ensinar Música na Escola, Desafios e Diretrizes para a Ação Docente
Trabalho Docente com a música na Educação Infantil e Anos Iniciais
Musicalização Infantil
O Ensino de Música nos anos Iniciais do Ensino Fundamental
Treinamento Auditivo para o Ensino de Música na Escola
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
20 h
720 h
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EDUCAÇÃO INFANTIL E PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA
O curso de Pós-graduação em Educação Infantil e Psicomotricidade Clínica, tem como objetivo propiciar ao formando o estudo do desenvolvimento cognitivo, físico e intelectual de crianças no ambiente familiar e na escola, capacitando-o a avaliar, acompanhar e auxiliar nos processos de construção da identidade, autonomia e linguagens.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Educação Infantil e Psicomotricidade Clínica, destina-se a profissionais das áreas de saúde e educação, professores, educadores físicos, fisioterapeutas e psicólogos.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Introdução à Psicomotricidade e Diagnóstico e Avaliação Psicomotora
60 h
08
Inserção das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
60 h
09
Linguagem, Aquisição da Escrita, Aprendizagem e Desenvolvimento
60 h
10
Recourses Lúdicos nos Processos de Ensino Aprendizagem
60 h
11
Aprendizagem e Desenvolvimento
60 h
12
Construção do Conhecimento Lógico Matemático
60 h
13
Neurociência e Aprendizagem
60 h
14
Psicomotricidade Clínica e Relacional
60 h
15
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
20 h
Carga Horária Total
720 h
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HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA
Descrição
O curso de Pós-graduação em História e Antropologia, tem como objetivo capacitar profissionais graduados em courses da área de Ciências Humanas para a compreensão da Antropologia, História e suas áreas de atuação; Compreender como os quatro campos fundamentais da antropologia: arqueologia, etnologia, antropologia física e linguística se combinam com a história para proporcionar uma ampla compreensão da humanidade em si mesma. Ilustra tanto a diversidade da sociedade humana e seus padrões culturais ao redor de todo o planeta como as similitudes que fazem a todos os seres humanos fundamentalmente iguais; Fornecer informações sociohistóricas antropológicas, etnográficas e etnológicas, para o estudo e compreensão dos códigos culturais de comunicação; Revisar as consequências da industrialização e da globalização desde o ponto de vista histórico antropológico.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em História e Antropologia, destina-se a profissionais graduados em curso superior, em particular na área de ciências humanas e sociais, que atuam ou desejam atuar também nesta área específica.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Introdução à História da Antropologia
60 h
08
Introdução à Arqueologia
60 h
09
Sexualidade, História e Antropologia
60 h
10
Metodologias Para uma Definição de Didática da História
60 h
11
Historiografia Brasileira
60 h
12
História e Cultura Indígena e Afro Brasileira
60 h
13
Religião, História e Antropologia
60 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
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ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA
O curso de Pós-graduação em Ensino da Língua Espanhola, tem como objetivo disponibilizar ao aluno o conhecimento e a prática em laboratório dos programas de tradução mais avançados e exigidos pelo mercado profissional. Formar tradutores profissionais, capacitados a atender as necessidades atuais do mercado de tradução.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Ensino da Língua Espanhol , graduados em courses nas áreas de Letras, Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas e afins.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
Metodologia Científica
Direitos Humanos
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Didática do ensino de LÍNGUAS
Redação da Língua Espanhola
Consciência Fonológica
Literatura Hispânica
Estrutura Verbal da Língua Espanhola
Oralidade na Língua Espanhola
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40h
640 h
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