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ORALIDADE E ESCRITA
O curso de Pós-graduação em Oralidade e Escrita, tem como objetivo aprimorar o conhecimento nos pressupostos teóricos da linguagem oral e escrita a fim de conceber os vários significados na linguagem adquirida em ambiente escolar, bem como, identificar as etapas do desenvolvimento da linguagem oral, competências linguísticas básicas de falar, escutar, ler e escrever, e de letramento.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Oralidade e Escrita, destina-se a profissionais já graduados que desejam realizar especialização em sua área de formação ou em outra área, na qual atua ou busca aprofundar seus conhecimentos para atuação, através de curso de Pós-Graduação ‘Lato Sensu` ofertado pela Instituição.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Fundamentos e Organização e o Cotidiano Escolar
Trabalho Docente e seus Aspectos Constituintes
Comunicação e Oratória
Gramática e Redação
Psicogênese da Língua Escrita
Produção de Texto
Cultura Oral e Escrita
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
80 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
720 h
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INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL
O curso de Pós-graduação em Inventário Extrajudicial, tem como objetivo formar profissionais capazes de discutir a legislação atual, que permite o inventário no tabelionato de notas, mapeando as vantagens, deficiências e a aplicabilidade da lei. O profissional será responsável, ainda, pelo gerenciamento do processo de inventário extrajudicial. Entre os diferenciais do curso está a flexibilidade oferecida pela modalidade a distância.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Inventário Extrajudicial, destina-se a tabeliães, colaboradores de serventias extrajudiciais, advogados e interessados no estudo do Direito Notarial e Registral, que pretendem trabalhar com a gestão dos inventários extrajudiciais.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Disposições sobre o Inventário Extrajudicial
Procedimento Completo do Inventário Extrajudicial
Esboço do Procedimento de Inventário Extrajudicial
Checklist de Documento do Inventário extrajudicial
Mapa Mental em Vídeo Aula
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
580 h
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EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM ÊNFASE EM NEUROCIÊNCIA
O curso de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência, tem como objetivo proporcionar conhecimentos teóricos especializados e suporte didático-metodológico para professores e profissionais que desejam trabalhar com educação inclusiva na escola regular, articulando teoria e prática, para que atuem com qualidade e sem discriminação.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência, destina-se a profissionais da área de educação, em formação ou em fase de aperfeiçoamento, de todos os níveis de ensino e de todas as disciplinas.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Motricidade e Neurociência
História da Educação Inclusiva e Especial no Brasil
O Contexto Escolar e a Acessibilidade
Conceitos da Educação Especial
Introdução a Neurociência e Neuroeducação
Neuropsicologia e Aprendizagem
Neurociência aplicada as Práticas Pedagógicas
Fundamentos Teóricos da Inclusão
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
20 h
720 h
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EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
O curso de pós-graduação em Educação Infantil e Ensino Fundamental, tem como objetivo apropriar-se de referenciais teórico-metodológicos acerca da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Com vistas à construção de um processo educativo compatível com os desafios e necessidades reveladas pelas novas pesquisas, práticas e políticas destinadas à educação escolar infantil.
Público Alvo
O curso de pós-graduação em Educação Infantil e Ensino Fundamental destina-se a profissionais da educação ou de áreas afins, da rede pública ou privada, que queiram apropriar-se dos fundamentos teóricos e práticos da Educação Infantil, para atuar junto às escolas e nelas desenvolver ações.
Carga Horária
N°
Disciplinas
CH
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
07
08
09
10
11
12
13
Inovações Tecnológicas
Psicogênese da Língua Escrita
Novas Pedagogias e Novas Mediações Pedagógicas
Currículo como Instrumento na Formação da Cidadania
Didática como Instrumento na Formação da Cidadania
A Didática no Ensino da Alfabetização
Avaliação no Aprendizado
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Carga Horária Total
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
640 h
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MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIOS E DESASTRES
O curso de Pós-graduação em Medidas de Combate a Incêndios e Desastres, tem como objetivo capacitar profissionais aprimorando o atendimento crítico nas diversas fases da fiscalização, prevenção e combate a incêndios e desastres. Bem como desenvolver habilidades de vistoria, planejamento, análise e segurança e prestação de primeiros socorros.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Medidas de Combate a Incêndios e Desastres destina-se a bombeiros militares, voluntários, brigadistas de incêndio, gestores, engenheiros, arquitetos, como também profissionais de segurança pública e de saúde, especialmente do corpo de Bombeiros, que estejam atuando ou tenha interesse de atuar na Segurança Contra Incêndio e Pânico, bem como n Gestão de Brigadas de Incêndio e na Coordenação de Corpos de Bombeiros Voluntários.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
20 h
02
Metodologia Científica
20 h
03
Direitos Humanos
20 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
20 h
05
Docência do Ensino Superior
20 h
06
Inovações Tecnológicas
20 h
07
Fundamentos de segurança: Combate a incêndios e desastre
40 h
08
Administração aplicada à segurança
40 h
09
Gerência de riscos
40 h
10
Legislação e Normas Técnicas em Segurança
40 h
11
Proteção contra Incêndios e Explosão
40 h
12
Proteção do Meio Ambiente
40 h
13
Supervisão, Prevenção, controle de Riscos em Equipamentos e Instalações
40 h
14
Análise de projetos, vistoria e fiscalização técnica de prevenção
40 h
15
Psicologia na comunicação e treinamento
40 h
16
Planejamento urbano: combate, socorro em incêndios e desastres e Controle de Pânico
40 h
17
Transporte inter-hospitalar e Incidente com múltiplas vítimas
40 h
18
Salvamento e resgate
40 h
19
Trabalho de Conclusão de Curso- TCC
20 h
Carga Horária Total
620 h
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PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E EDUCAÇÃO INFANTIL
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil, tem como objetivo qualificar os profissionais a atuarem em instituição escolar, de modo a contribuir para a prevenção e intervenção dos problemas e dificuldades de aprendizagem dentro do espaço escolar, como também nos espaços clínicos. Compreende o método, as técnicas e os recourses utilizados no processo de identificação, intervenção e prevenção de dificuldades no processo de aprendizagem em diferentes abordagens e a área de Educação Infantil tem por objetivo construir e reconstruir os saberes teóricos desta modalidade de ensino bem como apresentar propostas de trabalhos práticos por meio de oficinas que possam ser utilizados no cotidiano deste profissional de modo a subsidiar melhor a sua prática pedagógica.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil, destina-se a Educadores, Psicólogos, Pedagogos e áreas afins.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita
60 h
08
Bases Neurológicas do Desenvolvimento de 0 a 10 anos
60 h
09
Ética no Trabalho Psicopedagógico
60 h
10
Desenvolvimento Psicomotor e Desenvolvimento Humano
60 h
11
Diagnósticos e Intervenções Psicopedagógicas
60 h
12
Distúrbio de Aprendizagem
60 h
13
Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no Âmbito da Aprendizagem
60 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
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PLANEJAMENTO DE CIDADES
O curso de Pós-graduação em Planejamento de Cidades tem como objetivo promover a especialização de profissionais que atuam ou desejam atuar na área de Planejamento de Cidades, de acordo com as tendências atuais do mercado de trabalho e contexto acadêmico, tendo como premissa, a capacitação teórica e prática no entendimento das dinâmicas socioespaciais no contexto de municípios e microrregiões, oferecendo ao discente conhecimento atrelado às vertentes de pensamento do urbanismo, bem como instrumentos de referência técnicos, legislativos e práticos para a tomada de decisões com relação a uma apropriação mais justa e equânime do solo municipal.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Planejamento de Cidades,destina-se a profissionais graduados nas várias áreas de Arquitetura e Urbanismo e demais profissionais de nível superior, interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos ao Planejamento de Cidades.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Dinâmica Socioespacial Urbana e Regional
60 h
08
Saneamento Básico
60 h
09
Cartografia Básica
60 h
10
Direito Ambiental e Imobiliário
60 h
11
Mobilidade Urbana
60 h
12
Planejamento, Gestão e Legislação Urbana
60 h
13
Sustentabilidade Urbana
60 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
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INVENTÁRIO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL
O curso de Pós-graduação em Inventário Judicial e Extrajudicial, tem como objetivo desenvolver novas técnicas profissionais, bem como terá a oportunidade de aprimorar seu conhecimento dentro da área, aumentando a chance de ser promovido dentro da empresa que já trabalha ou alcançar uma nova oportunidade.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Inventário Judicial e Extrajudicial, destina-se a profissionais de Direito que desejam aprimorar seu conhecimento na área de Inventário Judicial e Extrajudicial.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Docência do Ensino Superior
Inovações Tecnológicas
Disposições Gerais sobre o Inventário
Inventariante
Primeiras Declarações
Citações e Impugnações
Avaliação do Imóvel
ITCMD
Sonegação de Bens
Colação de Bens
Procedimento de Inventário Esquematizado
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
60 h
60 h
60 h
60 h
40 h
720 h
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PSICOTERAPIA E PSICOPATOLOGIA DO ADOLESCENTE
O curso de Pós-graduação em Psicoterapia e Psicopatologia do Adolescente, tem como objetivo ampliar a compreensão de concepções acerca da Psicanálise, Psicoterapia e Psicopatologia do Adolescente e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício das tarefas relacionadas aos acontecimentos cotidianos; Aprofundar os conhecimentos sobre Psicanálise, Psicoterapia e Psicopatologia do Adolescente a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a formação do profissional; Desenvolver habilidades básicas para o reconhecimento do quadro clínico e indicação das modalidades de tratamentos existentes na psicoterapia; Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, artigo acadêmico, monografia, entre outros; Planejar e executar as atividades emergentes da Psicanálise, Psicoterapia e Psicopatologia do Adolescente.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Psicoterapia e Psicopatologia do Adolescente, destina-se a profissionais psicólogos da psicologia clínica, hospitalar, ambulatorial, psicanalistas e médico-psiquiátricos, uma vez que, explora questões concernentes à abordagem psicopatológica e psicanalítica.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Avaliação Psicológica na Atualidade e Elaboração de Documentos Psicológicos
40 h
08
Psicanálise para Sigmund Freud e Melaine Klein
40 h
09
Psicodiagnóstico
60 h
10
Psicopatologia
60 h
11
Psicopatologia, Psicanálise e Adolescência
60 h
12
Psicoterapias
60 h
13
Saúde Mental do Adolescente
60 h
14
Teorias da Personalidade e do Temperamento
60 h
15
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
720 h
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EDUCAÇÃO MUSICAL
O curso de Pós-graduação em Educação Musical, tem como objetivo proporcionar aos graduados atuantes no ensino de música nos múltiplos espaços sociais, uma possibilidade de aprofundamento epistemológico em diferentes enfoques da área de Educação Musical. Tais enfoques abrangem elementos teórico-metodológicos, fundamentos da educação musical e uso do fazer musical no contexto da educação.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Educação Musical, destina-se a professores de educação básica da rede privada, estadual e municipal de ensino, professores da área de artes, músicas e áreas afins.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
02
03
04
05
História da Música
Comunicação Corporal
Metodologias de Educação Musical
Educação Musical no Brasil
Tópicos Avançados em Teoria Musical
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
06
07
08
09
10
11
12
13
14
Musicalização Infantil
Noções Básicas de Educação Musical Escolar
O Canto Coral no Espaço Escolar
Técnica Vocal
Método e Técnicas de Contação e Sonorização de Histórias
Prática Instrumental
Docência do Ensino Superior
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
60 h
60 h
60 h
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
40 h
720 h
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