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PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA COM ÊNFASE NA INCLUSÃO
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase na Inclusão, tem como objetivo formar o psicopedagogo de modo a prover com competências e habilidades necessárias o exercício do trabalho em educação inclusiva e especial.Com uma perspectiva clínica e institucional, desenvolve a competência de diagnosticar e intervir nas dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, assim como com todos tipos de alunos.Com a especialização, o profissional estará habilitado a utilizar diferentes ferramentas e técnicas psicopedagógicas para planejar e avaliar o processo de aprendizagem, sendo formado a partir de conhecimentos sobre o sujeito no contexto de ensino e aprendizagem visando a diversidade e inclusão.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase na Inclusão destina-se a Pedagogos, educadores, licenciados nas áreas relacionadas à educação ou áreas afins, que atuam ou que pretendam atuar com o desenvolvimento de projetos voltados à educação especial, bem como, profissionais da área da educação com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos na área de psicopedagogia.
Carga horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Psicopedagogia e Tecnologias Educacionais
60 h
02
Fundamentos e Contextos da Educação Especial e da Educação Escolar
60 h
03
Comunicação Alternativa
60 h
04
Introdução à Psicopedagogia: Bases Conceituais e Origem
60 h
05
Educação Psicomotora: Dinâmicas, Jogos e Simulações
60 h
06
Psicopedagogia e Educação Inclusiva
60 h
07
Aspectos do Desenvolvimento da Aprendizagem: Leitura e Escrita
60 h
08
Psicopedagogia Institucional
60 h
09
Diagnóstico Psicodiagnóstico Clínico
60 h
10
Estudos de Casos Clínicos e Institucional
60h
11
Docência do Ensino Superior
40 h
12
Metodologia Científica
40 h
13
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
40 h
Carga Horária Total
720 h
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EDUCAÇÃO INFANTIL
O curso de Pós-graduação em Educação Infantil, tem como objetivo tem especializar o profissional para planejar, desenvolver e acompanhar ações que focam no desenvolvimento integral das crianças.
Por meio de subsídios teórico-metodológicos que permitam aprofundar a reflexão sobre processos educativos que respeitem e considerem as necessidades das crianças de zero a dez anos, reconhecendo-as como sujeitos sociais, históricos, culturais e de direitos
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Educação Infantil destina-se a licenciados em qualquer área do conhecimento que atuam ou desejam ter conhecimento sólido e amplo na educação infantil.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
50 h
02
Metodologia Científica
50 h
03
Direitos Humanos
50 h
04
Língua Brasileira de Sinais - Libras
50 h
05
Docência do Ensino Superior
50 h
06
Inovações Tecnológicas
50 h
07
Avaliação Neuropsicológica Infantil
80 h
08
Construção do Conhecimento Lógico Matemático
80 h
09
10
11
12
Distúrbios no Aprendizado na Educação Infantil
O Ensino com Jogos Matemáticos na Educação Infantil
Psicologia do Desenvolvimento e do Aprendizado de 0 a 10 anos
Trabalho de Conclusão de Curso
80 h
80 h
80 h
20 h
Carga Horária Total
720 h
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DIREITO, SEGURANÇA PÚBLICA E ORGANISMO POLICIAL
O curso de Pós-graduação em Direito, Segurança Pública e Organismo Policial, tem como objetivo Preparar as forças policiais para o exercício de suas atribuições constitucionais e legais, ministrando importantes conceitos da Ciência do Direito e de outras ciências auxiliares, como instrumento para a formação, aperfeiçoamento e treinamento dos principais agentes no combate à criminalidade, de molde a se produzir um melhor corpo policial, valorizado em seu aspecto de formação individual e profissional, e que irá como corolário atuar com maior eficiência, melhorando a Segurança Pública.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Direito, Segurança Pública e Organismo Policial, destina-se a Servidores das Polícias Federal e Civil dos Estados e do Distrito Federal. Servidores públicos militares das Polícias Militares estaduais e do DF. Oficiais militares das Forças Armadas. Membros de outros organismos policiais e de Inteligência. Advogados, em especial aqueles que atuem em causas de natureza penal. Magistrados criminais, membros do Ministério Público, Defensores Públicos. Profissionais com diploma de nível superior que atuem ou estejam interessados em atuar profissionalmente com o Direito Criminal e o Processo Penal, e/ou com o tema da Segurança Pública.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
A Função Policial de Controle Social e Gestão de Conflitos
40 h
08
A Problemática da Violência no Brasil: Aspectos Sociais e Culturais
40 h
09
Comunicação e Interação da Polícia com a Sociedade
60 h
10
Noções Essenciais de Direito Penal e Processo Penal
60 h
11
Noções Essenciais de Direitos Humanos, Direito Constitucional e de Direito Penal Internacional
60 h
12
Políticas Públicas em Segurança Pública no Brasil
60 h
13
Sistemas, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública
60 h
14
Técnicas e Procedimentos em Segurança Pública
60 h
15
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
720 h
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MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS CORPORATIVAS
O curso de Pós-graduação em MBA em Controladoria e Finanças Corporativas, tem como objetivo desenvolver visão contábil, financeira e de auditoria dos negócios, oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório, desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de contabilidade, finanças e auditoria, desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em MBA em Controladoria e Finanças Corporativas, destina-se profissionais com nível de escolaridade superior, interessadas em especializar-se no curso de MBA em Controladoria e Finanças Corporativas.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral e Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Administração de Conflitos e Processos de Negociação
60 h
08
Análise de Cenários Econômicos
60 h
09
Governança Corporativa, Stakeholders e Relações com Investidores
60 h
10
Matemática Financeira e Análise de Investimentos
60 h
11
Gestão Financeira e Contábil
60 h
12
Controladoria
60 h
13
Finanças Corporativas
60 h
14
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
700 h
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METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES E HISTÓRIA
O curso de Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Artes e História, tem como objetivo desenvolver a reflexão necessária à compreensão dos elementos mais gerais, que determinam a produção dos conhecimentos artísticos e científicos, e qualifica os estudantes para atuação nas diferentes, integrando métodos e técnicas para inovação da prática pedagógica no Ensino das Artes e História.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Metodologia do Ensino de Artes e História, destina-se a Docentes em pedagogia e profissionais da educação.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Ensino de História
60 h
08
Ensino de Artes
60 h
09
Artes na Educação Escolar
60 h
10
Linguagem das artes Visuais
60 h
11
Artes na Educação Infantil
60 h
12
Ensino de História: Desafios Docentes no Desenvolvimento Curricular
60 h
13
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
640 h
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SERVIÇO SOCIAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA
O curso de Pós-graduação em Serviço Social e Dependência Química, tem como objetivo promover a qualificação das competências dos profissionais da área de Saúde e correlacionadas a esta, no que diz respeito ao resgate do dependente químico, encaminhamento para tratamento adequado e reinserção do mesmo na sociedade.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Serviço Social e Dependência Química destina-se a Profissionais já graduados nas áreas de Medicina, Psicologia, Serviço Social e demais áreas da saúde que desejam realizar especialização em sua área de formação ou em outra área.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Práticas de Gestão em Serviço Social
60 h
08
Dependência Química, Conceitos, Critérios Diagnósticos e Neurobiologia da Ansiedade
60 h
09
Ética na Abordagem da Dependência Química, Direitos e Legislação
60 h
10
Aconselhamento em Dependência Química
60 h
11
Transtornos de Dependência Química
60 h
12
Dependência Química e outros Transtornos Compulsivos
60 h
13
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
640 h
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ENFERMAGEM DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL
O curso de Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho e Saúde Ocupacional, tem como objetivo capacitar o profissional de enfermagem para o desempenho na área de Saúde Ocupacional, proporcionando conhecimentos técnicos, científicos, éticos e legais, para o desenvolvimento de habilidades de planejamento, programação, orientação e execução de atividades que envolvam sustentabilidade, promoção de saúde, prevenção de doenças, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação do trabalhador.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação Enfermagem do Trabalho e Saúde Ocupacional, destina-se a graduados em Enfermagem com interesse em adquirir qualificação para intervir no planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações voltadas à saúde do trabalhador e no gerenciamento de empresas que prestem este serviço e que desejam se especializar para atuar em saúde ocupacional no ambiente laboral.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira De Sinais - Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
40 h
06
Inovações Tecnológicas
40 h
07
Fundamentos das práticas de enfermagem aplicadas ao ambiente de trabalho
40 h
08
Direito Individual e Direito do Trabalho
40 h
09
Rotinas de Saúde Ocupacional
40 h
10
Biossegurança e Bioética
40 h
11
Avaliação, Prevenção e Promoção da Saúde Ocupacional
40 h
12
Doenças profissionais e Acidente de Trabalho
60 h
13
Normas Regulamentadoras, Saúde e Segurança do Trabalho
60 h
14
Política Nacional da Saúde do Trabalhador
60 h
15
Epidemiologia e Vigilância em Saúde
60 h
16
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
720 h
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EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Descrição
O curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, têm por objetivo instrumentalizar o aluno a desenvolver programas na área da educação para pessoas que apresentem necessidades educacionais especiais decorrentes de problemáticas do desenvolvimento físico, do cognitivo ou do sócio-afetivo.
Campo de Atuação
O profissional desta área poderá desempenhar funções em Instituições de Ensino, Secretarias de Educação, ONGs, empresas ou entidades públicas que desenvolvam algum tipo de atividade educacional ligada às pessoas especiais, jornais, revistas ou outro meio de comunicação ligado à educação especial e inclusiva.
Público Alvo
O curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva destina-se a profissionais que atuem ou pretendam atuar no campo da Educação ou em atividades correlatas à Educação; interessa também a professores de todas as áreas, pedagogos, gestores, funcionários públicos ligados às secretarias de educação ou entidades de pesquisa ou fomento ligadas à Educação Especial e Inclusiva.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
20 h
02
Metodologia Científica
20 h
03
Direitos Humanos
20 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
20 h
05
Docência do Ensino Superior
20 h
06
Inovações Tecnológicas
20 h
07
Legislação brasileira relativa às necessidades especiais
20 h
08
Fundamentos de Psicologia e Psicologia da Aprendizagem
20 h
09
Desenvolvimento Cognitivo, Aprendizagem e Comportamento
20 h
10
Deficiência Mental: desafios e possibilidades
40 h
11
As Deficiências Motoras
40 h
12
Deficiência Visual e Ação Educativa/Deficiência Auditiva na Escola
40 h
13
Autismos: tipos, características e potenciais
20 h
14
Educação Psicomotora, Necessidades Especiais
40 h
15
Altas Habilidades/Superdotação e Talentos
40 h
16
Tecnologia Assistiva
40 h
17
Comunicação Alternativa
40 h
18
Trabalho de Conclusão de Curso- TCC
40 h
Carga Horária Total
520 h
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ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATAL
O curso de Pós-graduação em Enfermagem Pediátrica e Neonatal, tem como objetivo compreender a importância do papel da Enfermagem Pediátrica no sentido de garantir a assistência integral à criança atendendo as exigências da legislação como ser classificado como prioridade em todos os atendimentos.
Perceber que um atendimento personalizado, humanizado contribui para a garantia da saúde integral da criança.
Compreender que a Enfermagem Pediátrica é de suma importância para a conexão família, criança, médico garantindo um atendimento cada vez mais proficiente e coerente com as reais necessidades dessa faixa etária.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Enfermagem Pediátrica e Neonatal, destina-se a profissionais Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e acadêmicos de graduação em enfermagem que desejam atualizar-se no assunto, que estão em busca de novos desafios, e desejam obter maior aprendizado sobre o tema.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Ética Geral E Profissional
40 h
02
Metodologia Científica
40 h
03
Direitos Humanos
40 h
04
Língua Brasileira de Sinais – Libras
40 h
05
Docência do Ensino Superior
50 h
06
Inovações Tecnológicas
50 h
07
Cuidados Avançados à Criança
60 h
08
Enfermagem na Saúde do Adolescente
60 h
09
Enfermagem Neonatal
60 h
10
Enfermagem Pediátrica Clínica e Cirúrgica
60 h
11
Gerência de Serviços de Pediatria
60 h
12
Metodologia de Assistência com Enfoque em Neonato, Criança e Adolescente
60 h
13
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
40 h
Carga Horária Total
580 h
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SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE
O curso de Pós Graduação em Serviço Social na Saúde, tem como objetivo proporcionar reflexões sobre o processo de saúde pública e políticas públicas na contemporaneidade; Verificar as diversas expressões da questão social que circundam a Saúde; Fomentar discussões que contribuam para a construção de um modelo de Saúde sob a perspectiva da emancipação social e universal.
Público Alvo
O curso de Pós Graduação em Serviço Social na Saúde destina-se a assistentes sociais que atuam ou que pretendem atuar na área da saúde pública e/ou privada ou que pretendem aprofundar o conhecimento e ampliar sua formação sobre a Seguridade Social Brasileira, contemplando temas específicos do trabalho profissional em políticas de saúde.
Carga Horária
N°
Disciplinas
Ch
01
Avaliação de Planos, Programas e Projetos em Saúde Pública
80 h
02
Cidadania e Humanização em Saúde
80 h
03
04
05
06
07
08
09
10
11
Desenvolvimento Profissional
Epidemiologia e Saúde Pública
Estado e Sociedade
Gestão, Planejamento em Saúde e Assistência Social
Saúde Reprodutiva, Gênero e Geração
Serviço Social e Questão Social
Docência do Ensino Superior
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Carga Horária Total
80 h
80 h
80 h
80 h
80 h
80 h
30 h
30 h
20 h
720 h
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